Educadores

Divulgação e Notícias

24/05/2019

Docentes da rede estadual têm até 31 de maio para se inscrever no Prêmio Professores do Brasil

Assessoria de Comunicação/Seed

Com o objetivo de divulgar o trabalho de docentes da rede pública que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula, o Prêmio Professores do Brasil, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), chega a sua 12ª edição em 2019. Os professores da rede estadual que têm interesse em participar devem se inscrever até 31 de maio.

Além de valorizar o papel dos docentes como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações, a ideia do prêmio é dar visibilidade a experiências pedagógicas bem-sucedidas e que sejam passíveis de adoção por outros educadores.

O docente que deseja concorrer precisa enviar um relato da prática pedagógica desenvolvida com os estudantes no ano letivo de 2018 ou 2019. Esses relatos serão avaliados por dois especialistas e, conforme a categoria, podem ser selecionados para uma premiação estadual, regional e nacional. Vários critérios vão ser levados em conta na avaliação, indo da objetividade do relato até seu conteúdo, passando por pontos como a valorização dos direitos humanos e percepção do espaço escolar, entre outros.

Na edição deste ano, podem participar professores de escolas públicas da educação básica, que atuem em estabelecimentos de ensino dos sistemas públicos de ensino federal, distrital, estaduais ou municipais. Também podem participar docentes de instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, desde que conveniadas aos sistemas públicos de ensino.

CATEGORIAS E PREMIAÇÕES – O Prêmio Professores do Brasil possui seis categorias: 1) Educação Infantil – Creche; 2) Educação Infantil – Pré-escola; 3) Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização) – 1°, 2° e 3° anos; 4) Ensino Fundamental – 4° e 5° anos; 5) Ensino Fundamental – Anos Finais (6° a 9° anos); 6) Ensino Médio.

O conteúdo passa por três etapas de avaliação. Na primeira delas, a estadual, são 486 professores premiados, que recebem certificados e medalhas. Na etapa regional, são selecionados 30 professores, com premiação em dinheiro (R$ 5 mil) e medalhas. A última fase, a nacional, premia seis docentes, com R$ 8 mil, troféu e viagem.

Há, ainda, temáticas especiais passíveis de premiação. Em 2019, são cinco: 1) Esporte como Estratégia de Aprendizagem; 2) Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de inovação educacional; 3) Educação Empreendedora; 4) Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no Ensino Fundamental e Médio; 5) Aprendizagem criativa. O número de docentes selecionados e a premiação varia de acordo com a temática.

Regulamento, cronograma completo do prêmio, dicas para a escrita do relato e outras informações podem ser acessadas na página oficial do Prêmio Professores do Brasil.

 Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 24/05/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.