Educadores

Divulgação e Notícias

17/05/2019

Educação abre inscrições para cursos de oito e 20 horas

Assessoria de Comunicação/Seed

A Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná está com inscrições abertas para cursos de formação continuada de oito e 20 horas destinados a professores, pedagogos, diretores e agentes educacionais II das redes estadual e municipal de ensino. Os cursos presenciais são totalmente gratuitos, com aulas de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã, tarde ou noite. As horas serão somadas para progressão no plano de carreira dos participantes.

São 13 cursos ofertados pela pasta (dois de 20 horas e os demais de 8 horas de duração) por meio do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, em Curitiba. As inscrições para os cursos começaram nessa terça-feira (14) e as vagas são limitadas.

Segundo a diretora do Guido Viaro, Sabrina Rosa Cadori, o objetivo dos cursos é proporcionar aos profissionais da educação da rede pública subsídios teóricos, práticos e metodológicos da arte e seu ensino para que sejam trabalhados em sala de aula.

“A oferta desses cursos foi elaborada considerando a importância do permanente processo de formação continuada a partir de estudos, reflexões e o aprimoramento dos fundamentos teóricos, práticos e metodológicos que permeiam as práticas pedagógicas em sala de aula”, disse.

INSCRIÇÕES - As inscrições devem ser feitas pelo telefone/WhatsApp 3267-3597 entre 8 horas e 22h30, ou pelo e-mail: inscrevermeguidoviaro@gmail.com  com as seguintes informações: Nome completo (sem abreviaturas), RG, CPF, telefones para contato, e-mail, município de residência e instituição em que trabalha.

As aulas são presenciais e acontecem no endereço Rua Francisco Mota Machado, 490, no Capão da Imbuia, em Curitiba.

CURSOS - Um dos cursos de oito horas ofertados é o “Contação de histórias e seu papel social na educação básica”, destinado aos Agentes Educacionais II que atuam principalmente nas bibliotecas. Durante a formação os profissionais vão trabalhar questões relacionadas ao papel social das histórias e a importância da formação do contador de histórias, a utilização de narrativas orais nos diferentes espaços da escola, a construção do repertório e as técnicas de memorização e de contação, além do uso de bonecos, cenários e objetos.

Confira AQUI os demais cursos com duração de oito horas.

Já as opções de cursos de 20 horas de duração são duas: "Fotografia Básica" e "Música e História: práticas interdisciplinares e criativa na escola".

Na formação de fotografia, os profissionais vão trabalhar com análise de imagens e fotografias para uso pedagógico na escola, técnicas básicas de fotografia a partir do modo retrato e paisagem, manuseio de câmeras digitais e o exercício prático a partir de saída fotográfica.

No curso de Música e História, serão abordados a articulação dos conhecimentos da música e da história de maneira interdisciplinar que contribuam no processo de formação dos professores que atuam na Educação Básica e práticas pedagógicas a partir da música e de produções audiovisuais visando o estudo da História.

O GUIDO - O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro é um órgão vinculado à Secretaria da Educação e Esporte que oferta e oferece cursos de formação continuada a professores da rede pública de ensino (municipal e estadual) nas áreas artísticas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Literatura e Cultura Corporal. O Guido Viaro também oferta cursos de Cursos para estudantes de Pedagogia, Licenciaturas e Formação de Docentes a estudantes do Ensino Médio.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 08/05/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.