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08/05/2019

Profissionais da Educação participam de curso de formação do Conexão Professor em Ação

Profissionais da Secretaria de Estado da Educação e Esporte do Paraná (SEED) participam nessa semana do I Curso de Formação de Formadores do Conexão Professor em Ação. O evento, que ocorre em Curitiba, é composto por oficinas voltadas à capacitação de técnicos e professores dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) para que, posteriormente, eles ministrem cursos de formação continuada a docentes de todo o Estado. As oficinas locais devem acontecer entre maio e setembro deste ano.

A coordenadora de Currículo do Departamento de Educação Básica da SEED, Meryna Rosa, explica que no Curso de Formação os profissionais vão participar de oficinas com as mesmas características que se espera que eles trabalhem na ponta, nos cursos que serão ofertados depois no NRE ao qual estão vinculados. A ideia é formar professores-referência do Conexão Professor em Ação. As oficinas são divididas por disciplinas, tendo como base o Referencial Curricular do Paraná.

“Estamos preparando nossos técnicos e professores para que, na sequência, eles possam fazer o trabalho em seus NREs. Os profissionais participam de oficinas com as mesmas características do que se espera que eles trabalhem na ponta São oficinas ‘mão na massa’ mesmo. Vamos trabalhar com tecnologia, metodologias ativas, enfim, com novas possibilidades para os professores”, afirma.

Segundo Meryna, cada NRE fez a indicação de ao menos um técnico ou professor de referência por disciplina. Para que o profissional depois ministre as oficinas aos docentes de seu NRE, é obrigatório que ele tenha passado pela oficina de formação em Curitiba.

Secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder diz que o grande desafio no campo da educação hoje é fazer com que as aulas valham a pena para docentes e alunos. “Esse é o tipo de curso mais importante, que com certeza é útil para o professor. Esse é o curso que ele precisa. São 60 mil professores da rede estadual no Paraná, e cada um tem uma necessidade diferente. E o papel dos formadores vai ser colocar o professor no palco, em ação”, diz.

NOVAS METODOLOGIAS – Professora de Matemática vinculada ao NRE de Curitiba e participante do curso, Rosenilda Nagata está ansiosa para compartilhar com seus colegas o que aprendeu no evento. Para ela, as oficinas também são importantes por apresentar novidades ligadas a metodologias. Na opinião de Rosenilda, novas formas de ensinar são essenciais para que os estudantes não se desinteressem pela escola.

“Agora, mesmo as crianças mais humildes já têm contato com a tecnologia, a vida é mais dinâmica. Os jovens precisam que o conteúdo seja abordado de outra forma na escola, não somente do jeito tradicional”, aponta.

CONEXÃO PROFESSOR EM AÇÃO – O Conexão Professor em Ação é um curso de formação continuada de 20 horas, que tem como premissa o Referencial Curricular do Paraná e pretende, utilizando o momento da hora-atividade concentrada, trazer reflexões teóricas e encaminhamentos práticos para o desenvolvimento das atividades das disciplinas do currículo. É dividido em etapas presencial, à distância e de troca de experiências.

Em março e abril o Conexão Professor em Ação foi aplicado como piloto em seis NREs – Área Metropolitana Norte, Sul, Área Metropolitana Sul, Curitiba, Irati, Paranaguá e Ponta Grossa. De acordo com Meryna Rosa, a receptividade foi boa. Agora, com o curso de formação de formadores, a ideia é expandir o projeto para todos os núcleos do Paraná. As oficinas de 2019 devem ocorrer entre maio e setembro e a participação dos docentes é facultativa.

“Às vezes, na sala de aula, o professor fica tão preocupado em dar conta do conteúdo que acaba se afastando de novos encaminhamentos metodológicos, de novas possibilidades. O Conexão Professor em Ação seria uma oportunidade de se atualizar e conhecer essas novas possibilidades”, diz.

Há, também, o Conexão Professor Lives, disponível nas páginas do Facebook e YouTube da SEED. São vídeos pensados com temáticas vinculadas ao dia a dia do professor, à organização pedagógica do trabalho do docente e às disciplinas.




Esta notícia foi publicada no site educacao.pr.gov.br em 08/05/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
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