Educadores

Divulgação e Notícias

14/01/2019

Quer aprender um novo idioma? Rede estadual de ensino tem vagas abertas até o dia 18

Assessoria de comunicação/Seed

Estão abertas até o dia 18 de janeiro as matrículas para os cursos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. São aulas de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês, Ucraniano, além de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ouvintes e de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), nas escolas da rede estadual. As aulas começam em fevereiro.

As vagas estão disponíveis para estudantes da rede pública estadual (70%), professores e funcionários das escolas (10%) e comunidade em geral (20%). Para abertura de turma é necessário um número mínimo de 20 e máximo de 30 estudantes. As matrículas no Celem em um estabelecimento de ensino podem ser encerradas mais cedo, caso o número de vagas disponíveis seja preenchido antes do prazo final.

Para se matricular é necessário ter no mínimo 11 anos de idade completos e apresentar original e fotocópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou documento de identidade; fatura recente de concessionária de energia elétrica; comprovante de conclusão dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Uma lista de escolas que ofertam aulas do Celem está disponível nesta página, separadas por língua: http://www.lem.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=345

ESTRANGEIROS – Somente o curso de Português para Falantes de Outras Línguas exige um número menor de estudantes, entre 10 e 25, para abertura de turma. Além disso, as matrículas podem ser realizadas a qualquer momento, tendo como exigência adicional a apresentação de fotocópia de visto no passaporte ou de documento de identidade de estrangeiro.

CERTIFICADO – Os cursos de Línguas Estrangeiras Modernas são organizados em LEM I, II e III. Eles têm duração de um ano cada e carga horária total de 160 horas-aula por ano. Os cursos de PFOL e de Libras duram um ano ao todo, com 160 horas-aula no total.

As atividades semanais de todos os cursos são de quatro horas-aula de 50 minutos, em dois dias não consecutivos. As aulas podem ser nos turnos da manhã, intermediário manhã, tarde e noite, de acordo com o estabelecimento de ensino.

Os estudantes do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas que apresentarem frequência mínima de 75% e média igual ou superior a 6,0 receberão um certificado pelo ano de atividades concluídas, contendo as especificações do curso, registros de avaliação, carga horária e frequência.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 11/01/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.