Educadores

Sala de Aula

02/10/2018

Uso do podcast em Língua Estrangeira

O maior desejo do professor de Língua Estrangeira é que seus alunos experimentem o aperfeiçoamento no uso do idioma que está sendo aprendido. Diversos fatores, porém, podem se interpôr nesse processo, entre os quais a dificuldade de associar o trabalho de vocabulário e leitura com a árdua tarefa de se familiarizar com a pronúncia da língua. Nesse sentido, sugerimos o trabalho com textos que sejam acompanhados de podcasts.
O trabalho com textos em podcast pode se iniciar com a exposição simples do áudio, e atividades que explorem a forma audível do texto - prosódia, pausas, entonações, etc. Depois disso, o professor pode trabalhar mais especificamente o vocabulário do texto explorando o campo semântico relacionado, bem como imagens e fontes de estímulo que reforcem a associação da palavra (escrita e ouvida) com os possíveis sentidos respectivo.
Para consolidar a apreensão dos pequenos conhecimentos que se somam na aprendizagem do idioma, é interessante também que o próprio aluno reproduza o texto audivelmente, gravando, por exemplo, em seu celular, e enviando ao professor ou a um colega sua própria pronúncia. Se esse trabalho for feito com planejamento prévio, poderá significar um importante avanço no aprendizado - mesmo que gradual -, o que pode trazer mais engajamento da turma e maior direcionamento e otimização dos recursos cognitivos utilizados pelo grupo.

Para que isso aconteça, disponibilizamos um conteúdo específico - Textos em podcast. Conheça abaixo alguns textos já recomendados no conteúdo. Lembramos que, além de textos em língua inglesa, há também recomendações para outros idiomas:

Inglês

Título Website  Data (da publicação no site)
US Teens Dropping Facebook for YouTube, Instagram, Snapchat (artigo) Voice of America  06/06/2018
Walk or cycle for 'a happier commute' (artigo)
BBC Learning English
24/09/2014
Showing up for English learning success (artigo)
Better English
Não disponível
2018 Champions League Final: The Good, the Bad and the Ugly (artigo)
Language Caster
27/05/2018
Free Speech vs. Hate Speech (entrevista)
NPR
05/06/2018
Border Wall (entrevista)
99% Invisible
02/06/2018
We need your help to revolutionize education (campanha publicitária)
TED-Ed
15/08/2017
The Tell-Tale Heart (Edgar Allan Poe) | Texto (literatura)
Learn Out Loud
Não disponível
Mistakes Were Made (carta e comentário)
Mistakes Were Made
Não disponível


Quer conhecer mais materiais? Acesse o conteúdo Textos em podcast.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.