Educadores

Divulgação e Notícias

07/06/2017

Seed seleciona escolas para programas de residência pedagógica e iniciação à docência

Assessoria de comunicação/Seed

A Secretaria de Estado da Educação divulga na próxima terça-feira (12) a lista com as escolas da rede estadual selecionadas para os programas de residência pedagógica e iniciação à docência. No segundo semestre será divulgado a lista com os professores escolhidos para atuar como orientador e supervisor dos programas.

Serão selecionados 600 supervisores de 30 Núcleos Regionais de Educação (NREs) que irão receber uma bolsa auxilio mensal de R$ 765 durante os 18 meses de duração para atuar como supervisionares de estágio dos alunos que estão no 1º e 2º anos dos cursos de licenciatura e pedagogia inscritos no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e estudantes do programa de Residência Pedagógica do 3º e 4º anos da graduação.

“Além de promover a integração entre o ensino superior e a educação básica, a parceria contribui para a formação prática dos estudantes que vão atuar na área educacional e a valorização dos nossos profissionais”, disse a superintendente da Educação, Ines Carnieletto.

CRITÉRIOS - As escolas interessadas em participar do programa devem ofertar o ensino na modalidade integral (a prioridade será dada a unidade de ensino que tiver maior número de turno escolares). Já os professores devem fazer parte do Quadro Próprio do Magistério (QPM), estar nos níveis 3 ou 2 na carreira, atuar em sala de aula com carga maior ou igual a cinco horas semanais na área concursada.

As escolas com até 500 matrículas terão peso maior na escolha dos inscritos no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e as unidades com matriculas acima dos 500 alunos terão prioridade na escolha do programa de residência pedagógica.

A lista das escolas pré-selecionadas pode ser consultada no endereço https://bit.ly/2JA9vov.

POLÍTICA NACIONAL – A seleção faz parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), aderido pela Secretaria de Educação do Paraná no mês passado.

O PIBID é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes do 1° e 2° ano do curso de graduação para atuar em estágio em escolas da rede pública e que, ao concluírem os estudos, se comprometam em exercer a docência no ensino público.

Já o programa de Residência Pedagógica, também do MEC, é destinado para estudantes dos 3° e 4° ano de graduação com o objetivo de proporcionar a prática pedagógica aliado ao conhecimento teórico obtido durante a formação. O programa proporciona ao acadêmico a oportunidade de regência de sala de aula e intervenção pedagógica, por exemplo, com acompanhamento de um professor da escola com experiência na docência e orientação de professor da sua universidade.

Para outras informações:
PIBID - www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid
Residência Pedagógica - www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica

Esta notícia foi publicada em 06/06/2018 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.