Educadores

Informativos

02/05/2018

Escola técnica vence Prêmio Educação Empreendedora

Uma exposição científica anual realizada pelo Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Maria Lydia Cescato Bomtempo, de Assaí, no norte do estado, rendeu à instituição o primeiro lugar no Prêmio Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae/PR. A cerimônia de premiação aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, nesta sexta-feira (27).

“Esse prêmio é resultado do envolvimento dos alunos, professores e da comunidade porque é um projeto feito em conjunto, ao longo do ano. Os alunos criam e desenvolvem as pesquisas e apresentam à comunidade. Em três anos, esse é o terceiro prêmio que a nossa escola recebe. O primeiro em nível estadual”, conta Eunice Manoel Vieira, diretora do CEEP.

PROJETO - O CEEP concorreu com o projeto Mostra Científica Pedagógica “Expotec” – CEEP Assaí. A mostra é realizada durante dois dias e recebeu mais de 4 mil pessoas, entre estudantes de outras escolas da região, pais, empresários e membros da comunidade escolar, que têm a oportunidade de conhecer de perto as atividades desenvolvidas na escola técnica.

A feira proporciona aos estudantes uma perspectiva inovadora, multidisciplinar e empreendedora. Neste processo os alunos são responsáveis pelo desenvolvimento e apresentação de projetos inovadores. Além disso, o evento propõe a aproximação da instituição com empresas da região.

O coordenador do curso técnico em Eletroeletrônica, Paulo Italo Stachuk, destacou que o prêmio serve de incentivo para continuação desse trabalho. “A premiação é fundamental para continuar incentivando a criatividade e o empreendedorismo dos estudantes e o envolvimento da comunidade no cotidiano da escolar”, disse Stachuck.

A coordenadora Estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Rosângela Angonese, afirma que com esse prêmio, a instituição pretende reconhecer as melhores iniciativas e também inspirar os educadores sobre a importância do empreendedorismo nas escolas, com crianças e jovens, de modo a estimular atitudes de protagonismo e o “empreendedorismo para vida”.

“Faz parte da nossa missão promover o empreendedorismo como forma de preparar cidadãos para que sejam capazes de fazer a diferença em suas comunidades. Estimulando boas práticas empreendedoras ainda nos bancos escolares, preparamos os estudantes para o mercado de trabalho, seja como colaborador ou dono do seu próprio negócio”, acredita a coordenadora.

REFERÊNCIA – Desde 2015, o CEEP de Assaí se tornou referência educacional na região por oferecer gratuitamente cursos técnicos em nível médio para estudantes do ensino médio e para a população que já conclui os estudos. A escola conta com cerca de sete mil metros quadrados de área construída. Possui modernos laboratórios, salas de aula e pedagógicas, biblioteca com acervo bibliográfico técnico, refeitório, espaços para lazer, quadra poliesportiva coberta e anfiteatro.

O colégio faz parte de um conjunto de 11 modernos Centros Estaduais de Educação Profissional entregues pelo Governo do Paraná desde 2011. As unidades prontas estão localizadas em Fazenda Rio Grande, Pitanga, Cianorte, Assaí, Terra Roxa, Ibaiti, Francisco Beltrão, Bandeirantes, Almirante Tamandaré, Laranjeiras do Sul e Manoel Ribas.

“CEEPs são centros de grande excelência na educação profissional e empreendedorismo e sua instalação colabora muito para o desenvolvimento econômico e social das comunidades”, disse a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Candida Junqueira.

PRÊMIO – A premiação possui quatro categorias (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Superior) e é dividida em etapa regional e estadual. Na fase regional os trabalhos melhor classificados foram premiados com um pacote de viagem para a cerimônia estadual.Todos os finalistas foram campeões regionais.

Na etapa estadual, cada vencedor recebeu um certificado em acrílico personalizado com seu nome e categoria e um troféu. Os primeiros colocados ganharam o direito de participar de uma missão técnica ao Centro de Referência em Empreendedorismo do Sebrae e uma visita ao Instituto Inhotim, um museu a céu aberto localizado em Brumadinho, ambos em Minas Gerais.

Essa foi a 2° edição da premiação, que contemplou projetos inovadores desenvolvidos na educação básica e superior. O objetivo é identificar, estimular, difundir e reconhecer práticas que contribuam para o empreendedorismo educacional.

VENCEDORES – Além do CEEP Maria Lydia Cescato Bomtempo, vencedor da categoria Ensino Médio, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná venceu na categoria Ensino Superior. Os prêmios para o Ensino Fundamental I e II ficaram com Escola Municipal Maestro Andrea Nuzz, de Londrina, e Colégio Militar de Curitiba, respectivamente.



Esta notícia foi publicada em 28/04/2018 no site aen.pr.gov.br/. Todas as informações são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.