Educadores

Sala de Aula

11/04/2018

O ensino de História e o cinema: algumas possibilidades

Você professor de História, usa filmes nas suas aulas? Apresenta fragmentos ou prefere a obra fílmica na íntegra? Conhece as possibilidades desse produto cultural nos contextos de ensino e aprendizagem?

Além do uso como fonte histórica, da discussão acerca dos anacronismos e das múltiplas temporalidades da obra fílmica, o cinema pode ser explorado a partir de outros olhares, especialmente, a partir dos aspectos da linguagem cinematográfica.

O cinema em sala de aula exige uma metodologia específica e cabe ao professor escolher como apresentar aos estudantes o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que atendam às expectativas de aprendizagem contempladas em seu planejamento. A bibliografia especializada sugere algumas etapas para o bom uso do filme na escola. São elas, apresentação da sinopse (ficha técnica, curiosidades, prêmios, elementos da linguagem cinematográfica), exibição do filme/trecho e debate sobre temas apresentados em determinados trechos do filme.

Acesse os materiais selecionados sobre o ensino de História e Cinema e experimente as várias possibilidades da sétima arte na escola.

ícone escola digital áudios
Barão de Mauá - O imperador e o rei

ícone escola digital recurso textual
Reflexões sobre o filme: uma estratégia de aprendizagem nas aulas de História

ícone escola digital vídeos
Hora-atividade interativa "O cinema como recurso nas aulas de História"

ícone escola digital escola interativa
Escola Interativa Cinema e História, sobre o filme Maria Antonieta







Clique aqui para ver sugestões práticas para abordar datas comemorativas e outros temas atuais em suas aulas!
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.