Educadores

Divulgação e Notícias

30/11/2017

Grupo de Estudos CinemaEduca

Por Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE)

Aconteceu nesta última terça-feira (28/11) o encerramento do Grupo de Estudos CinemaEduca. Este grupo de estudos consiste numa ação do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE), em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e ocorreu durante os meses de agosto a novembro deste ano.

O encerramento aconteceu no Cine Guarani/Portão Cultural e foi mediado pela Profa. Dra. Solange Straube Stecz (Unespar); também contou com a participação do cineasta paranaense Guto Pasko e da Profa. Dra. Marilia da Silva Franco, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

O filme apresentado foi Ivan: de volta para o passado (2011), do cineasta Guto Pasko, que retrata a história de Iván Bojko, um ucraniano sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que ainda jovem foi retirado a força de seu país pelos nazistas para trabalhar na Alemanha. Em 1948 refugia-se no Brasil, fixando residência em Curitiba. Desde então, não voltou a encontrar seus familiares.

Depois da exibição, o cineasta Guto Pasko contou como realizou o filme e falou sobre sua trajetória no campo artístico. Dentre suas obras cinematográficas estão os filmes Made in Ucrânia: Os ucranianos no Paraná (2006), disponível na programação do canal Cine Brasil TV, e o filme Entre Nós, o estranho (2017), que, segundo o diretor, fecha a trilogia ucraniana. Atualmente, Pasko trabalha na produção da série Contracapa.

A professora Marília Franco relatou brevemente sua trajetória de pesquisa e trabalhos sobre a interseção cinema e educação e brindou os presentes com algumas dicas e orientações sobre o cinema no espaço escolar.

As discussões do grupo de estudo CinemaEduca foram suscitadas pela Lei n. 13.006/2014, que determina a exibição de filmes nacionais como componente curricular integrado à proposta pedagógica da escola, por, no mínimo, duas horas mensais. No entanto, o grupo também se preocupou em debater aspectos da linguagem cinematográfica e o potencial do cinema como recurso pedagógico na escola.

Participaram do Grupo de Estudos professores da rede estadual de ensino do Paraná que aprovaram a iniciativa, fortalecendo a expectativa de uma segunda edição do grupo de estudos para o ano de 2018.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.