Educadores

Informativos

30/10/2017

Estado inicia Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A conferência tem como objetivo despertar nos estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental a reflexão sobre a importância da preservação da água potável e estimular propostas que solucionem problemas socioambientais locais e globais.

“Temos como objetivo fortalecer a educação ambiental em nossas escolas, proporcionar uma atitude responsável e comprometida com toda a comunidade escolar com projetos que apresentem soluções para questões socioambientais. Nesse momento estamos dando ênfase à participação coletiva começando na relação ensino e aprendizagem”, disse a superintendente da Educação, Inês Carnieletto.

A ação acontecerá no ano que vem e será dividida em quatro etapas: Conferência na Escola (16 de março), Conferência Regional (22 a 26 de março), Conferência Estadual (24 a 27 de abril) e Conferência Nacional, com data a ser definida pelo Ministério da Educação.

Alodir Alves de Cristo, representante dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, destacou a importância da construção coletiva de propostas para preservar a água potável e o do protagonismo juvenil.

Segundo ele, o país tem um compromisso com a Agenda 2030 com projetos de desenvolvimento sustentável e sabe a importância da água nesse contexto. “Queremos trabalhar a questão da água nas escolas, como o Paraná já tem trabalhando muito essa temática. As escolas são o lugar ideal para fazer essa reflexão para o futuro junto com os jovens”, disse.

NA PRÁTICA - A conferência constitui-se em um processo pedagógico que traz a dimensão social e política da questão da água como um recurso finito para os diálogos realizados nas escolas e comunidades, por meio de uma construção coletiva de projetos na busca de soluções para os problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo juvenil.

A elaboração e discussão dos projetos começam no dia 16 de março em todas as escolas do Paraná, quando serão selecionados os projetos para a etapa regional. Nessa fase serão selecionadas as três melhores propostas. A etapa estadual vai reunir 100 trabalhos dos quais 19 serão selecionados para a etapa nacional. Dos 19, um será o representante paranaense na etapa nacional que acontece em Brasília.

Participaram do lançamento da conferência representantes dos Ministérios da Educação, e do Meio Ambiente, das secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Meio Ambiente, estudantes, chefes dos departamentos da Superintendência da Educação do Paraná, chefes dos Núcleos Regionais de Educação de Curitiba e Área Metropolitana Norte e Sul.



Esta notícia foi publicada em 30/10/17 no site www.aen.pr.gov.br/. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.