Educadores

Sala de Aula

18/09/2017

Dia do Cigano - 23 de setembro

Em 23 de setembro, comemoramos o Dia Estadual do Cigano.

Você sabia que há vários ciganos em nossas escolas (e também fora delas)? Já pensou por que motivo eles não são vistos e nem identificados? Além das várias etnias que compõem nossa sociedade, esses concidadãos precisam ser 'enxergados".

Separamos alguns materiais que podem auxiliar você e sua turma a conhecer melhor a cosmovisão cigana e seu povo.

Ícone para Áudio
Áudio
Ícone imagem
Imagem
Ícone para artigo
Dissertação
Ícone para página web
Página da web
Ícone para recurso textual
Recurso textual
Ícone para vídeo
Vídeo





Os primeiros ciganos chegaram ao Brasil ainda no século XVI, e várias personagens de nossa história pertenciam a um dos grupos ciganos.

O lema dos povos ciganos é "O céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião", o que pode ser evidenciado pelos símbolos de sua bandeira. Há vários alunos ciganos (roms, sintis, calóns) que, para se proteger de pré-julgamentos, escondem-se atrás do silêncio e da timidez. Certamente você conhece uma criança cigana, que não declara seu pertencimento porque não encontra um ambiente amigável para se expressar. Você pode ser um canal para mostrar a ela - assim como a todos os demais alunos - que a escola é, sim, lugar para falar sobre si e sobre sua vida. Com paciência e respeito, podemos crescer juntos!

Vamos celebrar?



Clique aqui para ver sugestões práticas para abordar as datas comemorativas em suas aulas!
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.