Educadores

Sala de Aula

03/07/2017

Cinema em sala de aula

Já utilizou filmes ou trechos de filmes como recurso didático em suas aulas?

Separamos alguns materiais que podem auxiliar seu trabalho:

Ícone para Página web
Página web
Ícone para Trecho de Filme
Trecho de Filme
Ícone para TRecho de Filme
Trecho de Filme
Ícone para Vídeo
Vídeo


A linguagem cinematográfica é complexa e mistura emoção, envolvimento, enredo, ação, música, luz, movimento, mistério, desafio, suspense,  por isso mesmo apresenta ampla capacidade de comunicação.

Os filmes têm uma grande aceitação por parte do público jovem. Assim, ele possui um imenso potencial de aproveitamento no processo educativo, pois, muitas vezes, abordam temas que são melhor compreendidos que uma aula expositiva.

O cinema em sala de aula exige uma metodologia específica. Faz-se necessário escolher como apresentar aos alunos o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que atendam às expectativas de aprendizagem contempladas no planejamento do professor.

Ao incluir o cinema no planejamento, deve-se considerar a faixa etária, o nível de ensino, se o filme está diretamente relacionado com os conteúdos e se respeita os valores socioculturais do meio onde a escola está inserida.

O uso do filme não pode ser visto como apenas passar o filme, é necessário conduzir os alunos a uma percepção crítica, ou seja, tornar o filme significativo ao aluno.

Professor, utilize-se dessa ferramenta!
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.