Educadores

Divulgação e Notícias

12/06/2017

PDE em ação: implementações, inovação e formação

PDE

Os projetos de implementação realizados pelos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), bem como as produções didático-pedagógicas (materiais didáticos) organizadas por eles têm sido destaque nas escolas no primeiro semestre de 2017.

Assim, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), a fim de valorizar as produções atuais e de anos anteriores, está realizando diversas ações, a saber:

SEMANA PEDAGÓGICA -  Duas produções de professores egressos PDE, de 2008, serão materiais de referência na Semana Pedagógica do 2º semestre/2017: uma, intitulada O papel do conselho de classe na escola pública atual, produzida pela professora Márcia de Oliveira, do NRE de Maringá, e orientada pela Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Gomes Machado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); e outra, denominada Flexibilização e adaptação curricular: desafios dos sistemas de ensino para equilibrar o comum e o individual em contextos inclusivos?, organizada pela professora Fátima Heraki Floriani, do NRE de Curitiba, e orientada pela Prof.ª Dr.ª Sueli de Fátima Fernandes, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

NRE DE CURITIBA - A representante PDE, Maria Terezinha Borguezan de Souza, organizou, no NRE de Curitiba, um espaço para exposição dos trabalhos que os professores PDE realizaram durante o Programa. Segundo ela, a “Sala dos Projetos” permite cumprir 4 objetivos:
  1. Oportunizar a valorização dos projetos de implementação realizados pelos professores PDE, tanto pela escola como pela comunidade escolar;
  2. Envolver os segmentos da escola na efetivação de inovações presentes nos projetos de implementação;
  3. Entender o Programa como uma possibilidade para superação de desafios que a escola enfrenta;
  4. Integrar os profissionais que atuam no Núcleo Regional com os projetos dos professores PDE que estão na fase de implementação;
Cabe salientar que, na inauguração do espaço, em dezembro de 2016, foi convidado como palestrante o Prof. Dr. Valentim da Silva, da UFPR do Litoral, além de representantes do PDE na Seed-PR, diretores, pedagogos e funcionários do NRE Curitiba.

Toda a comunidade pode visitar este espaço e tomar conhecimento das temáticas inovadoras pesquisadas pelos professores PDE, quem são esses professores, o estabelecimento de ensino em que implementam o projeto e os professores orientadores das IES, parceiras do programa.


NRE de JACAREZINHO - No dia 13 de maio, o coordenador científico do Museu de Ciências Naturais, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Prof. MSc. Fernando Antônio Sedor, esteve visitando o Colégio Estadual Rui Barbosa, em Jacarezinho. O professor Fernando proferiu uma palestra sobre Paleontologia e realizou pesquisa de campo com professores e alunos do colégio; e professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) que estiveram presentes. A visita fez parte da implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica do professor PDE Antônio Cézar Della Tônia, da disciplina de Geografia. Seu projeto, intitulado Exposição Permanente de Paleontologia: uma abordagem não formal no Colégio Rui Barbosa de Jacarezinho - PR, traz informações sobre a Bacia Geológica do Paraná, especificamente na região de Jacarezinho, localizada no limite do segundo e terceiro planalto paranaense. Nesta região, as rochas sedimentares são ricas em restos de animais e vegetais fossilizados. Na implementação do projeto, o professor PDE, além desta palestra, disponibilizou um material didático com fósseis da região para uma exposição permanente não formal, proporcionando aos professores e alunos uma interação maior com a Paleontologia.

A técnica pedagógica responsável pelo PDE no NRE de Jacarezinho, Patricia Rodrigues, esteve presente neste dia e pode observar o entusiasmo dos professores e alunos com a palestra, assim como com a exposição e a pesquisa de campo.

A Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, professora Magda Cristina Souza Nogueira, parabenizou o evento e aproveitou a oportunidade para informar às escolas que podem ser agendadas visitas ao Museu de Ciências Naturais da UFPR.

Agendamento: telefone (41) 3361-1628 / e-mail: biomuseu@ufpr.br.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e 13h30 às 17h

Esses relatos revelam que as produções didático-pedagógicas dos professores PDE e as implementações de seus projetos nas escolas têm oportunizado momentos de inovação e formação para professores, alunos, bem como a toda comunidade escolar.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.