Educadores

Divulgação e Notícias

23/02/2017

Escolas já podem se inscrever na OBMEP 2017

Assessoria de Comunicação/Seed


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) está com inscrições abertas até o dia 30 de março. Podem se inscrever gratuitamente as escolas públicas que oferecem do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou o ensino médio, diretamente na página da competição: www.obmep.org.br

Na edição 2017 da OBMEP serão aceitas também inscrições de escolas da rede privada, mediante pagamento de taxa.

Todos os alunos das escolas inscritas participam da primeira fase da competição, que consiste em aplicação de uma prova de múltipla escolha. Já na segunda fase os alunos com as maiores notas fazem uma prova discursiva. Os participantes são divididos em três níveis: no primeiro, estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental; no segundo, estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental; e no terceiro, estudantes do ensino médio.

Os alunos recebem medalha de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa, de acordo com suas notas. Os medalhistas também terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que inclui bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição, os alunos da rede privada irão receber suas próprias medalhas e certificados, além de poderem participar do programa de iniciação como ouvintes. A OBMEP também premia os professores, escolas e secretarias municipais de educação.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e, de acordo com essa organização social, tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

RESULTADOS – Em 2016, os estudantes da rede estadual do Paraná obtiveram 30 medalhas de ouro, 88 de prata e 248 de bronze. Além dos medalhistas, cerca de três mil alunos receberam menções honrosas pela participação.

CRONOGRAMA:

31/03 – Inscrições das escolas
06/06 – Provas da primeira fase
16/09 – Provas da segunda fase
22/11 – Divulgação dos premiados

Esta notícia foi publicada em 22/02/17 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.