Educadores

Divulgação e Notícias

19/05/2016

Escola usa geladeiras para incentivar hábito da leitura

Assessoria de Comunicação/Seed

Os estudantes do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, em Cascavel, no Oeste do Paraná, ganharam no início deste mês um incentivo diferente para ler mais. É a Geloteca, biblioteca itinerante criada com geladeiras e livros doados pela comunidade escolar e espalhada pelos corredores do colégio. Além de incentivar o hábito de ler, a iniciativa contribui para a formação cidadã dos alunos.

São mais de cem títulos com clássicos da literatura brasileira e mundial, incluindo autores consagrados como Graciliano Ramos, Machado de Assis, Luiz Vaz de Camões, Oscar Wilde, entre outros. Os acervos - disponíveis para alunos, professores e funcionários - contam também com revistas, jornais e gibis.

Os livros que chegam à escola são catalogados e separados por gêneros literários para facilitar o acesso dos estudantes. Já as geladeiras passam por um processo de higienização e pintura. Em seguida são espalhadas em locais estratégicos para chamar a atenção dos estudantes.

O diretor do colégio, Eitor Henrique Pedrotti, explica que a ideia de usar geladeiras incentiva a responsabilidade e o cuidado com os acervos, já que não há necessidade de cadastro para retirar os livros, nem prazo para devolução. “Sem essas cobranças eles percebem que a responsabilidade de cuidar os livros é somente deles”, lembrou.

A escola também trabalha em outros projetos de incentivo à leitura. Um deles é a construção de um espaço ao ar livre para que os estudantes, professores e funcionários tenham um lugar reservado exclusivamente para a leitura. Além disso, uma vez por semana as aulas de Português são reservadas exclusivamente à leitura. “Quando o aluno tem o hábito de ler ele consegue interpretar melhor os conteúdos em todas as disciplinas e isso contribui para o processo de ensino e aprendizagem. Aluno que lê tem todas as possibilidades de ter um futuro de destaque”, destacou Pedrotti.

A funcionária Josiane Maria de Lima lembra que o projeto desperta nos estudantes a responsabilidade e o cuidado com bens públicos e que essas ações, segundo Josiane, não se limitam à escola. “A responsabilidade de cuidar da coisa pública não vai se limitar apenas à escola, mas a toda a sociedade. É essa formação cidadã que queremos”, disse Josiane.

AO ALCANCE DE TODOS - As geladeiras aproximaram os estudantes dos livros e aumentaram o fluxo de leitura no Padre Carmelo. Para o aluno Eduardo Lucas Betanim, 17 anos, do 4° ano do curso técnico em Informática, isso foi possível porque os livros ficaram mais visíveis e despertaram o interesse. “Com as geladeiras espalhadas pela escola, os alunos que não frequentavam muito a biblioteca agora têm mais acesso porque o contato é maior”, disse.

Já seu colega Silvio Fausto de Matos Filho, de 17 anos, também do 4° ano do técnico em Informática, destacou a importância do incentivo que é dado pelo exemplo dos professores e funcionários. “É um projeto que incentiva o hábito da leitura pelo exemplo, já que os alunos observam os colegas e professores lendo e se sentem atraídos também”, destacou Silvio.

Esta notícia foi publicada em 17/05/16 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.