Educadores

Divulgação e Notícias

23/11/2015

Prêmio Professores do Brasil tem finalistas no Paraná

Assessoria de Comunicação/Seed

O Prêmio Professores do Brasil já tem os seus finalistas no Paraná. A professora Maria Rosana Zwieczykowski, de Língua Portuguesa, do Colégio Estadual Professor Dario Veloso, em Mallet, Centro-Sul do Estado, foi indicada na Categoria 6º ao 9º Anos. E finalista na categoria Ensino Médio é Lígia Teixeira, professora de Sociologia do Colégio Estadual Unidade Polo, em Ibiporã, Norte do Paraná.

O projeto de Maria Rosana surgiu para solucionar a dificuldade de escrita apresentada pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Ela escolheu, entre os diversos gêneros textuais, trabalhar a carta com os estudantes. Dessa forma, eles foram incentivados a escrever para familiares, vizinhos e amigos sobre situações existentes no município.

“A partir de temas da realidade, os alunos perceberam a importância da escrita. E melhoraram a organização das ideias, a clareza textual, a coerência, a argumentação e a ampliação do vocabulário. Não apenas na disciplina de língua portuguesa”, explicou a professora.

A primeira delas foi sobre o lixo e a relação com o meio ambiente. O conteúdo da segunda carta abordou o problema da dengue e a terceira produção textual tratou sobre a questão da preservação dos rios da região. O projeto ainda ganhou outro estímulo: algumas cartas selecionadas foram publicadas no jornal da cidade.

Os alunos também passaram a se ajudar na escrita durante as atividades de produção textual. Houve a constatação ainda na melhoria da aprendizagem dos estudantes na outras disciplinas.

Já o projeto da professora Lígia Teixeira envolveu os alunos do 2º ano e contou com o apoio de outras disciplinas. A ideia foi desenvolver um tema que aproximasse cidadania e política, baseado na mobilização social e no protagonismo juvenil. “Os alunos precisaram observar a realidade e identificaram uma proposta de ação-cidadã”, comentou a professora.

No caso, os alunos perceberam a necessidade do controle da população dos animais que vivem ruas do município. As ações do projeto foram realizadas aos poucos. Eles pesquisaram melhores alternativas para o problema que também oferece riscos de zoonoses, uma vez que um canil não é viável para a cidade. A solução foi propor a construção de um centro ambiental para atendimento emergencial de animais e também para castração.

Os alunos consultaram as secretarias municipais para obter as informações necessárias para a proposta, como questões que envolvem uso de terrenos no município e meio ambiente. Eles aprenderam sobre o funcionamento do poder municipal e estudaram a leia orçamentária municipal para embasar o projeto. Um abaixo-assinado foi realizado junto aos moradores para conseguir apoio ao projeto.

Os alunos participaram de encontros fora do horário de aula, inclusive nos sábado para concluir o projeto que levou cerca de dois meses. “Os alunos tiveram um amadurecimento. O esforço e comprometimento deram resultado. Atualmente o projeto está em trâmite na Câmara Municipal”, finalizou a professora Lígia.

FINALISTAS - No Paraná, ainda foram finalistas Keila Borini, de Londrina (Categoria Creche); Jeselia Ortis, de Castro (Categoria Pré-Escola); Elaine Benteo, de Marilena (Categoria Ciclo de Alfabetização); e Luiz da Silva, de Pato Branco (Categoria 4º e 5º Anos).

PRÊMIO - O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que buscam contribuir para a melhoria no ensino e na aprendizagem em sala de aula.

O prêmio, além de valorizar o papel dos professores, busca dar visibilidade às experiências pedagógicas consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.

Esta notícia foi publicada em 20/11/15 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.