Educadores

Divulgação e Notícias

20/03/2015

UFPR organiza Olimpíada de Cartografia

Celsina Favorito/UFPR

Alunos do Ensino Médio, de escolas das redes pública e privada, e com idade entre 14 e 18 anos, podem participar da I Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Interessados em se inscrever nesta competição nacional, que tem entre seus objetivos despertar – na escola - o interesse pelas Ciências, e formar recursos humanos para atuação na área da Cartografia e das Geotecnologias – têm prazo até o dia 14 de abril.

Para participar a escola deve efetuar a inscrição no endereço eletrônico www.olimpiadadecartografia.uff.br. Antes, porém, deverá formar um grupo com quatro alunos e escolher um professor, preferencialmente de Geografia, para ser o responsável pela equipe. Feito isso, o educador deve enviar o seu comprovante de vínculo com a escola e a declaração de matrícula de cada aluno, para o e-mail obrac2015inscricao@gmail.com

Luiz Veiga, professor do Setor de Ciências da Terra da UFPR, explica que a Olimpíada será executada em duas etapas: na primeira, os participantes serão submetidos a questões relacionadas à Cartografia. Elas estarão disponíveis aos inscritos no site de inscrição, via plataforma Moodle. Na segunda etapa, cada equipe deverá realizar uma atividade prática que será proposta (mapas digitais ou analógicos, instrumentos entre outros) e enviar para análise de uma comissão de avaliação.

Conferência Internacional

Três equipes serão selecionadas nessa fase e participarão da etapa final no Rio de Janeiro, onde realizarão um conjunto de atividades práticas, entre elas, participação na corrida de orientação, que ocorrerá durante a Conferência Internacional de Cartografia (agosto de 2015). A vencedora desta fase será a campeã da I Olimpíada Brasileira de Cartografia.

Veiga destaca que a promoção do evento é uma parceria entre a UFPR e as universidades federais Fluminense, Tecnológica do Paraná, e da Bahia. A intenção destas instituições organizadoras, é, também, propiciar aos professores oportunidade de acesso ao conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia e matemática; e promover a socialização de professores e alunos através de atividades coletivas.
Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso consultar o Departamento de Recursos Humanos da Seed.
Esta notícia foi publicada no site www.ufpr.br em 23/03/2015. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.