Educadores

Divulgação e Notícias

06/02/2015

Organização da hora-atividade

Assessoria de Comunicação/Seed

O Governo do Paraná assegura a implantação de 33,3% da hora-atividade da rede estadual de ensino no ano letivo de 2015. Agora, os professores com 20 horas por semana têm 13 aulas com alunos em sala de aula e sete para realização de outras ações. A organização desse benefício foi definida pela Secretaria de Estado da Educação em instrução divulgada nessa quarta-feira (4).

A implantação da medida reforça o compromisso do governo estadual em promover a melhoria da qualidade da educação do Paraná. A hora-atividade é tempo reservado aos professores para realizar estudos, planejamento, entre outras tarefas. Ainda serve para participação em formações continuadas e deve ser cumprida de maneira integral na mesma escola em que atua.

O documento define a organização da hora-atividade nas instituições da rede estadual de ensino, nos ensinos fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos, educação profissional e educação especial.

Os gestores devem sistematizar o quadro de distribuição da hora-atividade, além de acompanhar e controlar o seu cumprimento. A equipe pedagógica da escola é responsável pela organização dela e de todas as ações que nela podem ser desenvolvidas tendo em vista a realidade da instituição.

A distribuição deve respeitar o seguinte quadro de organização:

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Língua Portuguesa Arte História Biologia Matemática
Língua E. Moderna Educação Física Filosofia Ciências Física
Sociologia Química
Geografia
Ensino Religioso

Para os professores das salas de recursos, as sete horas-atividades do padrão serão distribuídas preferencialmente nas primeiras ou últimas aulas para permitir o trabalho conjunto com o professores de outras disciplinas.

Nas escolas de educação especial a hora-atividade deverá ser organizada conforme a proposta de trabalho pedagógico da própria escola e da demanda de professores. Já os professores que atuam na Ação Pedagógica Descentralizada (Aped) cumprem a hora-atividade no mesmo turno das aulas e na instituição de ensino a qual esta vinculada.
Esta notícia foi publicada em 04/02/15 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.