Educadores

Divulgação e Notícias

21/01/2015

Academia Paranaense de Letras toma posse do Belvedere

Assessoria de Comunicação/Seed

O Estado do Paraná oficializou nesta segunda-feira (19) a posse do imóvel Belvedere, localizado na Praça João Cândido, no Largo da Ordem, em Curitiba, pela Academia Paranaense de Letras. O edifício, tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná, abrigará o Observatório da Cultura Paranaense, que promoverá ações voltadas para a valorização da cultura do Estado em parceria com órgãos governamentais e outras instituições da sociedade.

“Todos nós queremos que o prédio seja preservado e seja um ponto de referência, particularmente tendo os acadêmicos lá, mas que, ao mesmo tempo, seja uma fonte irradiadora da cultura paranaense”, afirmou o secretário especial para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns.

A destinação do imóvel, de propriedade do Estado, para a finalidade cultural, foi apontada como uma conquista para a comunidade pela secretária estadual da Administração e Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara. “A preservação e o cuidado com esse patrimônio e a abertura para a comunidade são legados para todos os paranaenses”, disse.

Para a presidente da instituição, professora Chloris Casagrande Justen, essa é uma conquista histórica para a Academia, que passa a contar com uma sede e um espaço cultural para o fortalecimento e ampliação de seu trabalho.

O convênio firmado entre o governo estadual e a Academia também envolve a Secretaria de Estado da Educação. A iniciativa prevê ações voltadas para educadores da Rede Estadual de Ensino, com ênfase na história do Paraná e nas áreas de Língua e Literatura Brasileira.

PARCERIA – Durante o evento foi anunciada parceria com a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) para instalação de um espaço gastronômico no local que valorize o café e a culinária paranaense. “É uma maneira de dar uma vida permanente para aquele espaço e fazer com que ali as pessoas possam se dirigir para tratar de seus assuntos com a Academia e também tenha a oportunidade de conhecer o que é o nosso café do Paraná”, disse o presidente da entidade, Darci Piana.

Além da instalação de um café no local, a Fecomércio pretende atuar no entorno do imóvel, envolvendo o comércio da região. “Temos atuado na recuperação de imóveis importantes para o estado por meio do Sesc (Serviço Social do Comércio) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e envolvido a comunidade local em programas de qualificação de gestão, serviços e mão de obra, promovendo o fortalecimento econômico dessas áreas”, afirmou Piana.

PATRIMÔNIO – O imóvel Belvedere, localizado na Praça João Cândido, no Largo da Ordem, faz parte do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná, tendo sido tombado em 1966. Construído entre 1915 e 1916, em estilo art-nouveau, já abrigou importantes instituições paranaenses, como a PRB2, primeira emissora de rádio do Paraná, o observatório de astronomia da Faculdade de Engenharia do Paraná, o Centro Paranaense Feminino de Cultura e a União Cívica Feminina.

“Por todas essas funções, por sua beleza e localização, pela qualidade da arquitetura, ele foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado do Paraná e, desde então, é protegido pelo Estado, pela lei do tombamento”, explicou a arquiteta Rosina Parchen, chefe da Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná.
Esta notícia foi publicada em 20/01/15 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.