Educadores

Divulgação e Notícias

14/04/2014

Professores e alunos em programas da Câmara Federal

Assessoria de Comunicação/SEED

Estão abertas as inscrições para as edições 2014 dos programas Parlamento Jovem – destinados aos estudantes - e o Missão Pedagógica no Parlamento – específico para professores -, ambos promovidos pela Câmara dos Deputados. O objetivo é fortalece na educação o exercício da cidadania e os valores da democracia.

PARLAMENTO JOVEM - Já estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem 2014. O evento tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático ao oferecer a oportunidade de participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Os estudantes interessados em participar devem procurar a diretoria da escola e preencher a ficha de inscrição que deverá ser entregue até o dia 23 de maio. Os participantes precisam elaborar um projeto de lei com tema que atenda demandas da realidade nacional, ou assuntos de interesse que se enquadram na temática do evento.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado desde 2004 e, desde então, houve a participação de 768 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Em 2011, além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também puderam participar, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio.

Informações: www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro

MISSÃO PEDAGÓGICA - O programa de capacitação Missão Pedagógica no Parlamento abriu as inscrições para professores do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino. A iniciativa da Câmara dos Deputados busca reconhecer os esforços dos professores na disseminação dos valores da democracia e da cidadania.

O processo seletivo ofertará 216 vagas. Na sequência, 54 professores (dois de cada estado e do Distrito Federal) que mais se destacarem irão a Brasília e conhecerão a Câmara dos Deputados. A proposta é discutir sobre temáticas como democracia, cidadania popular e poder legislativo para que estes conteúdos sejam trabalhados nas escolas.

O Missão Pedagógica no Parlamento, em sua 4ª edição, é um programa criado para oferecer aos educadores uma formação em educação para democracia. Esse foi o primeiro programa destinado a professores realizado pelo Legislativo no âmbito federal.

Informações

Formulário de incrição: www.educacaoadistancia.camara.leg.br/missao_pedagogica/2014/

Coordenação de Educação para a Democracia: mpedagogica.cefor@camara.leg.br
Telefones: (61) 3216-7618 ou (61) 3216-7619
Esta notícia foi publicada em 14/04/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.