Educadores

Divulgação e Notícias

01/04/2014

Parceria para fortalecer o Ensino Médio

Assessoria de Comunicação/Seed

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, participou nesta segunda-feira (31) do Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Paraná. No evento foi firmada uma parceria entre o Paraná e o Ministério da Educação (MEC) para a formação continuada de professores que lecionam no ensino médio.

O objetivo é fortalecer o ensino médio e permitir que o aluno conclua as séries finais da educação básica. “Estamos repensando o currículo do ensino médio junto com as universidades. Nosso grande desafio é fazer com que o aluno conclua o ensino médio e possa ter condições de ingressar no ensino superior”, disse Arns.

No Paraná, o Pacto terá a participação das sete universidades estaduais e das duas federais. O envolvimento acontecerá por meio do Fórum de Apoio à Formação Docente, que reúne universidades e também as Secretarias da Educação (Seed) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A proposta inicial previa a participação de algumas Instituições de Ensino Superior. No entanto, conforme esclarece a superintendente da Educação, Eliane Rocha, a Secretaria de Estado da Educação propôs a participação das universidades locais para valorizar pesquisas desenvolvidas aqui.

CAPACITAÇÃO – A proposta é possibilitar a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio, nas áreas rurais e urbanas, por meio de um amplo processo de articulação entre as Secretarias de Estado da Educação e as universidades estaduais, federais e MEC. A proposta do Paraná será desenvolvida em parceria com as Instituições Superiores Federais e Estaduais: Universidade Federal do Paraná (UFPR) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Paraná (UEPG), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O início da formação para os professores de todo o estado está previsto para a primeira quinzena de maio. A Secretaria da Educação divulgará, nos próximos dias, as orientações sobre as inscrições.

Esta notícia foi publicada em 31/03/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.