Simuladores de Órbita

A Terceira Lei de Kepler é ilustrada para órbitas circulares, embora a lei também se aplique a órbitas elípticas. Clique em um dos botões da direita. O movimento do satélite vai simular a órbita do Ônibus Espacial da NASA ou o de um satélite em uma órbita geosincronizada. Uma órbita geosincronizada tem uma altura de 35 784 km e é uma em que o período orbital é igual ao período de rotação da Terra. Isto significa que para uma órbita circular sobre o equador da Terra, o satélite vai estar sempre sobre o mesmo ponto da Terra.

Você também pode clicar no satélite e deslocá-lo para outras órbitas. A altitude do satélite sobre a superfície da Terra e o período orbital aparecem à direita.

Note como o satélite se move muito mais devagar em uma órbita maior, e como leva muito mais tempo para completar uma órbita, do que quando ele está próximo da Terra. Existe uma relação matemática entre o período orbital e o tamanho da órbita, isto é, a distância entre o centro da Terra e do satélite. A relação diz que o quadrado do período orbital é proporcional ao cubo do tamanho da órbita (P2=ka3).

Volta Leis de Kepler
Volta Astronomia e Astrofísica

NASA Observatorium © 1995-1997 BDM Federal, Inc. Todos direitos reservados.