O carnaval originário
Do IV milênio a.C ao século VII a.C
Hiram Araújo

O carnaval originário tem como marco inicial a criação dos cultos agrários e, como ponto final, a oficialização das festas a Diôniso (Baco) durante o reinado de Pisístrato, na Grécia (605 a 527 a.C.)

I Centro de Excelência do Carnaval
O primeiro Centro de Excelência do Carnaval localiza-se no Egito. Inicia-se como um modelo simples constando de danças e cânticos em torno de fogueiras, para logo se fixar nos cultos à deusa Isis e ao Boi Apis.

As origens do carnaval são obscuras e remotas. Baseado em pesquisas da evolução do homem deduzo que os primeiros indícios do que mais tarde se chamaria carnaval surgiram nos cultos agrários, ao tempo da descoberta da agricultura.

Há cerca de 10.000 anos a.C., terminou a última glaciação da terra (glaciação significa esfriamento, geleira) com o aumento da temperatura terrestre surgem os campos e as pradarias. Os homens saem das cavernas e vão viver no novo habitat e começam a lidar com as forças da natureza (o calor, o inverno etc), que ora lhes favorecem, ora não (na primavera, verão podem ir para os campos; no inverno se guardam nos abrigos).

Nos campos os homens descobrem a agricultura (arte de plantar). Quando vem a primavera e o ser humano pode ir para os campos plantar comemorando o fato dançando em torno das fogueiras. Opto em começar o estudo às margens do Rio Nilo por que, considero, que foi descoberta a agricultura há cerca de 4.000 anos a.C. As primeiras comemorações (celebrações) mais suntuosas que se tem noticia foram às festas da Deusa Isis e do Boi Apis.