Animação “Fique Sabendo”. Apoema, menina indígena, escreve uma carta para seu amigo da cidade, Beto. Ela deseja compartilhar suas recentes descobertas e estudos envolvendo a natureza, como a decomposição da luz e formação de arco-íris. Beto, na resposta à carta da amiga, conta por sua vez, como ele vê a formação de arco-íris no ambiente onde vive. Juntos, chegam à conclusão de que o arco-íris forma algo único, como as diferentes origens deles formam a humanidade.
Este objeto busca estudar as reações químicas e relacioná-las com a velocidade em que ocorrem. A ideia é demonstrar, por meio de experiências com comprimidos em pó e sólidos, de que maneira a temperatura, a quantidade da substância e a superfície de contato influenciam este processo.
Fique Sabendo. A animação simula dois cenários (Vila dos Pescadores e Pescaria), nos quais ocorre um diálogo entre dois personagens (Beto e o tio) acerca dos movimentos da Terra e dos planetas do sistema solar e sua influência sobre as marés e sobre o cotidiano dos personagens. Durante o diálogo são apresentadas animações e gravuras que permitem a visualização dos movimentos paralelos às falas dos personagens. Este software dispõe de um menu chamado “Se ligue”, no qual são apresentadas sugestões de pesquisa sobre o tema. Apresenta também o “Trilhas”, no qual é possível selecionar uma parte do conteúdo apresentado no software. O “Compartilhe” permite ao aluno ou ao professor registrar e indicar o software ou registrar suas impressões por e-mail.
Apresentação da origem molecular da anemia falciforme e de seu mecanismo de herança. O objetivo é identificar origem molecular da anemia falciforme e de seu mecanismo de herança.
Fique Sabendo. A animação mostrará Joaquim dentro de uma casa com um rádio (de madeira, antigo) tentando localizar a freqüência da estação que está transmitindo um jogo de futebol. No entanto, ele não conseguirá localizar a freqüência e ficará muito irritado. Após, essa animação surgirá uma introdução que explicará o que são as ondas eletromagnéticas. Em seguida o aluno poderá interagir com os objetos do cenário de maneira não linear. Assim, à medida que acontece essa interação, aparecerá às explicações físicas através de textos, imagens, ilustrações e animações.
Você não é você. Você é mais que você. Além de 10 trilhões de células próprias, um corpo saudável abriga 100 trilhões de microorganismos de até 100 mil espécies. Veja quais delas trabalham em que partes do seu corpo.
Esse software não possuirá muitas explicações em termos de conteúdo. Não haverá personagens, diálogos ou maiores animações sobre o tema. Supõe-se que esse conteúdo seja trabalhado previamente pelo professor e a mídia produzida atue como um local de simulação do que foi debatido anteriormente. Tudo que o jogador precisar para realizar os desafios aparecerá no início de cada momento sob forma de tutorial.