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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Ondas Trigonométricas Popular Versão: www
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
Neste software, o estudante aprenderá como modelar fenômenos periódicos, como o brilho de uma estrela ou o movimento das marés, usando a função seno.
Palavras-chave: função seno, trigonometria, gráfico de função trigonométrica, função periódica.

Downloads 449  449  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP - PROJETO M3  Site http://m3.ime.unicamp.br/
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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!O Triângulo de Pascal  Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
Programa que pode ser usado para explorar algumas das propriedades do triângulo de Pascal.
Palavras-chave: coeficientes binomiais, triângulo de Pascal, triângulo de Sierpinski. Nível: ensino médio.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!O Problema do Caixeiro Viajante  Popular Versão: www
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
Atividade de áudio que contextualiza o problema do caixeiros viajante.
Palavras-chave: combinatória, teoria dos grafos, Problema do Caixeiro Viajante. Nível: ensino médio.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!O Teorema das Quatro Cores  Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
Atividade de áudio que contextualiza o problema de pintar um mapa, destacando regiões, sem repetir cores em regiões vizinhas.
Palavras-chave: combinatória, teoria dos grafos, problema das quatro cores. Nível: ensino médio.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!O Princípio da Similitude e Aranhas Gigantes  Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
Atividade de áudio sobre o princípio da similitude em um contexto biológico.
Palavras-chave: altura, peso, aranhas gigantes, volume, a área, Princípio da Similitude, Galileu Galilei .

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!O Número de Ouro  Popular Versão: www
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
Atividades interativas com o número de ouro em 7 partes:
Parte 1 - O Número de Ouro em Desenhos e Pinturas: Verdade ou Mentira?
Parte 2 - O Número de Ouro em Conchas de Náutilos: Verdade ou Mentira?
Parte 3 - As Verdadeiras Proporções do Homem Vitruviano
Parte 4 - Projeções em Perspectiva e A Razão Áurea
Parte 5 - Algumas Propriedades Matemáticas do Número de Ouro
Parte 6 - O Número de Ouro e A Sequência de Fibonacci
Parte 7 - Não Se Deixe Enganar: Mais Equívocos sobre O Número de Ouro
Palavras-chave: o número de ouro, razão áurea, razão e proporção, sequência de Fibonacci, matemática e artes, matemática e biologia, GeoGebra. Nível: ensino médio.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!O Falcão e A Espiral Logarítmica  Popular Versão: www
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
Atividade de áudio em que se pode aprender um pouco mais sobre espirais logaritmicas.
Palavras-chave: espiral logarítmica, biologia matemática. Nível: ensino médio.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!O Hotel de Hilbert  Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
Atividade de áudio em que se pode fazer uma discussão sobre o infinito.
Palavras-chave: sequências, infinito, Hilbert. Nível: ensino médio.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Números Primos Grandes  Popular Versão: www
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Atividade de áudio em que se discutem os números primos grandes.
Você sabia? Um número primo é um número natural que possui exatamente dois divisores distintos: um e ele mesmo. A dificuldade de se encontrar os divisores primos de números grandes faz dos números primos uma poderosa ferramenta da criptografia, garantindo o sigilo e a segurança, por exemplo, de operações bancárias realizadas pela Internet. O maior número primo conhecido até setembro de 2008 tem mais de 12 milhões de dígitos. Ele foi descoberto pelo grupo GIMPS que pode ganhar, por este feito, um prêmio de 100 mil dólares oferecido pela Electronic Frontier Foundation.
Palavras-chave: números primos, criptografia. Nível: ensino médio.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Mysterium Cosmographicum Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
No século XVI, o astrônomo alemão Johannes Kepler tentou encontrar uma relação entre os cinco sólidos e os seis planetas que eram conhecidos na época: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno. Kepler pensou que os dois números estavam conectados, isto é, que a razão pela qual havia somente seis planetas era porque existiam somente cinco sólidos regulares.
Em 1596, em sua obra Mysterium Cosmographicum, Kepler estabeleceu um modelo do sistema solar onde os cinco sólidos platônicos eram colocados um dentro do outro, separados por uma série de esferas inscritas. Ele conjecturou que as razões entre os raios das órbitas dos planetas coincidiam com as razões entre os raios das esferas. Seu modelo, contudo, não era sustentado pelos dados experimentais da época e foi desaprovado por inteiro pelas descobertas posteriores dos planetas Urano e Netuno. Contudo, de sua pesquisa, nasceram a descoberta de novos sólidos (que hoje, levam o seu nome), a percepção de que as órbitas dos planetas não são círculos (mas, sim, elipses) e as leis do movimento planetário. Através do programa abaixo e do formulário de acompanhamento do aluno, esta atividade propõe estudar os detalhes matemáticos que compõem este trabalho de Kepler.
Palavras-chave: geometria espacial, sólidos platônicos, esferas inscritas e circunscritas, modelo de Kepler para o universo, JavaView. Nível: ensino médio.

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