Categoria: Matemática |
Epiciclos e Interpolação Trigonométrica |
Versão: Atualização: 11/5/2012 |
Descrição:
Atividade interativa proposta para o estudo dos aspectos básicos da teoria de epiciclos proposta por Apolônio de Perga (Século III a.C.) e usada no modelo ptolomaico para o sistema solar. Espera-se mostrar com esta atividade que, com esta teoria, é possível construir “sistemas solares” cujos movimentos produzem órbitas curiosas. A atividade está organizada em três partes: 1 - O Modelo Básico da Teoria dos Epiciclos 2 - O Movimento Retrógrado dos Planetas 3 - Epiciclos, Interpolação Trigonométrica e Séries de Fourier Palavras-chave: funções trigonométricas, movimentos circulares, epiciclos, astronomia, interpolação, DFT, séries de Fourier, números racionais e irracionais, GeoGebra. Nível: ensino médio.
|
544 0 bytes UFF http://www.uff.br |
Categoria: Matemática |
Estatística das Letras, Palavras e Períodos |
Versão: Atualização: 11/5/2012 |
Descrição:
Através dos quatro módulos interativos disponíveis nesta atividade, pode-se experimentar o uso de conceitos básicos de estatística na análise de sequências de caracteres (a “ponta do iceberg” das técnicas e ideias que são empregadas). O primeiro módulo permite codificar/decodificar um texto usando a técnica de permutação das letras. O segundo módulo conta o número de letras, dígitos, acentos, sinais de pontuação, palavras e períodos de um texto. O terceiro módulo calcula a frequência das palavras de um texto oferecendo um ambiente conveniente para o estudo da Lei de Zipf. O quarto módulo apresenta um recurso gráfico (usado principalmente na internet) para descrever os termos mais frequentes de um determinado texto Palavras-chaves: distribuições de frequências, variáveis qualitativas, variáveis quantitativas, histogramas, média, mediana, moda, variância, desvio padrão, mineração de textos, linguística computacional. Nível: ensino médio.
|
481 0 bytes UFF http://www.uff.br |
Categoria: Matemática |
Rodas da Fortuna |
Versão: Atualização: 18/5/2012 |
Descrição:
Esta atividade oferece seis aplicativos orientados para a simulação de experimentos aleatórios no computador, com ênfase em probabilidade geométrica. A atividade foi elaborada com os seguintes objetivos: oferecer um ambiente interativo no qual o aluno é levado a ponderar o conceito de aleatoriedade, explorar as tecnologias usadas pelos computadores para simular aleatoriedade e explorar a relação entre geometria e probabilidade. Parte 1 - Rodas da Fortuna Parte 2 - Como os computadores geram números aleatórios? Parte 3 - Método de Monte Carlo em 1D Parte 4 - Método de Monte Carlo em 2D Parte 5 - Método de Monte Carlo em 3D Parte 6 - Método de Monte Carlo e A Agulha de Buffon Palavras-chave: simulação, distribuições de frequências, histogramas, probabilidade, método de Monte Carlo, números aleatórios, números pseudoaleatórios, congruência de números inteiros, a agulha de Buffon. Nível: ensino médio
|
475 0 bytes UFF http://www.uff.br/ |
|