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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Medidas de Posição  Popular Versão: www
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Atividades interativas com medidas de posição.
Palavras-chaves: média, mediana, moda, assimetria, valores atípicos, estatística, tratamento da informação. Nível: ensino médio.

Downloads 329  329  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFF  Site http://www.uff.br
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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Medidas de Dispersão  Popular Versão: www
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Atividades de exploração de medidas de dispersão.
Palavras-chaves: desvio médio absoluto, variância, desvio padrão, coeficiente de variação, estatística, tratamento da informação. Nível: ensino médio.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Medidas do Corpo: Box Plot Popular Versão: www
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Neste software, o estudante irá conhecer os gráficos do tipo box plot (gráfico de caixa) e irá construí-los para comparar a altura e o número do calçado das meninas e dos meninos de sua sala de aula.
Palavras-chave: grandezas e medidas, medidas do corpo, altura, medidas de comprimento, estatística descritiva, conjunto de dados, gráfico de caixa, box plot.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Medidas do corpo: Gráfico de Dispersão Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Neste software, o aluno estudará gráficos de dispersão, que relacionam duas variáveis. Poderá construir um gráfico de dispersão para verificar se existe relação entre a altura e o número do calçado das pessoas da sua amostra.
Palavras-chave: gráfico de dispersão, grandezas e medidas, medidas de comprimento, gráfico de dispersão, estatística, tratamento da informação.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Medidas do corpo: Gráficos Univariados Popular Versão: www
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Por meio deste Software, o aluno irá estudar um pouco de estatística descritiva e irá explorar gráficos de frequências para uma variável.
Palavras-chave: gráficos de frequências, estatística, grandezas e medidas, medidas de comprimento, tratamento da informação.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Método de Monte Carlo e a Agulha de Buffon - Parte 6 Popular Versão: www
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Esta atividade é a sexta de seis aplicativos orientados para a simulação de experimentos aleatórios no computador, com ênfase em probabilidade geométrica. O primeiro aplicativo simula uma roda da fortuna onde o espaço amostral e as probabilidades podem ser modificadas, permitindo a simulação de experimentos clássicos como o lançamento de uma moeda e o lançamento de um dado. O segundo aplicativo explica um algoritmo muito usado na geração de números pseudoaleatórios no computador: o gerador congruente linear. Os demais aplicativos são simulações com as quais é possível testar o gerador congruente linear. As três últimas simulações são experimentos em probabilidade geométrica: a área do círculo, o volume da esfera e o clássico problema da agulha de Buffon. A atividade foi elaborada com os seguintes objetivos: oferecer um ambiente interativo no qual o aluno é levado a ponderar o conceito de aleatoriedade, explorar as tecnologias usadas pelos computadores para simular aleatoriedade e explorar a relação entre geometria e probabilidade.
Palavras-chave: geometria, probabilidade, aleatoriedade, análise combinatória, problema da agulha de Buffon.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Método de Monte Carlo em 1D - Parte 3 Popular Versão: www
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Esta atividade é a terceira de seis aplicativos orientados para a simulação de experimentos aleatórios no computador, com ênfase em probabilidade geométrica. O primeiro aplicativo simula uma roda da fortuna onde o espaço amostral e as probabilidades podem ser modificadas, permitindo a simulação de experimentos clássicos como o lançamento de uma moeda e o lançamento de um dado. O segundo aplicativo explica um algoritmo muito usado na geração de números pseudoaleatórios no computador: o gerador congruente linear. Os demais aplicativos são simulações com as quais é possível testar o gerador congruente linear. As três últimas simulações são experimentos em probabilidade geométrica: a área do círculo, o volume da esfera e o clássico problema da agulha de Buffon. A atividade foi elaborada com os seguintes objetivos: oferecer um ambiente interativo no qual o aluno é levado a ponderar o conceito de aleatoriedade, explorar as tecnologias usadas pelos computadores para simular aleatoriedade e explorar a relação entre geometria e probabilidade.
Palavras-chave: geometria, probabilidade, aleatoriedade, análise combinatória.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Método de Monte Carlo em 2D - Parte 4 Popular Versão: www
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Esta atividade é a quarta de seis aplicativos orientados para a simulação de experimentos aleatórios no computador, com ênfase em probabilidade geométrica. O primeiro aplicativo simula uma roda da fortuna onde o espaço amostral e as probabilidades podem ser modificadas, permitindo a simulação de experimentos clássicos como o lançamento de uma moeda e o lançamento de um dado. O segundo aplicativo explica um algoritmo muito usado na geração de números pseudoaleatórios no computador: o gerador congruente linear. Os demais aplicativos são simulações com as quais é possível testar o gerador congruente linear. As três últimas simulações são experimentos em probabilidade geométrica: a área do círculo, o volume da esfera e o clássico problema da agulha de Buffon. A atividade foi elaborada com os seguintes objetivos: oferecer um ambiente interativo no qual o aluno é levado a ponderar o conceito de aleatoriedade, explorar as tecnologias usadas pelos computadores para simular aleatoriedade e explorar a relação entre geometria e probabilidade.
Palavras-chave: geometria, probabilidade, aleatoriedade, análise combinatória.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Método de Monte Carlo em 3D - Parte 5 Popular Versão: www
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Esta atividade é a quinta seis aplicativos orientados para a simulação de experimentos aleatórios no computador, com ênfase em probabilidade geométrica. O primeiro aplicativo simula uma roda da fortuna onde o espaço amostral e as probabilidades podem ser modificadas, permitindo a simulação de experimentos clássicos como o lançamento de uma moeda e o lançamento de um dado. O segundo aplicativo explica um algoritmo muito usado na geração de números pseudoaleatórios no computador: o gerador congruente linear. Os demais aplicativos são simulações com as quais é possível testar o gerador congruente linear. As três últimas simulações são experimentos em probabilidade geométrica: a área do círculo, o volume da esfera e o clássico problema da agulha de Buffon. A atividade foi elaborada com os seguintes objetivos: oferecer um ambiente interativo no qual o aluno é levado a ponderar o conceito de aleatoriedade, explorar as tecnologias usadas pelos computadores para simular aleatoriedade e explorar a relação entre geometria e probabilidade.
Palavras-chave: geometria, probabilidade, aleatoriedade, análise combinatória.

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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Modelando Polígonos Equivalentes  Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Experimento que ajuda a compreender como formas geométricas elementares, e suas regularidades, podem ser percebidas.
Palavras-chaves: regularidade, congruência e posicionamento de figuras planas, áreas e polígonos equivalentes. Nível: ensino médio.

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