Educadores


Ínicio : Matemática : 

Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Mysterium Cosmographicum Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
No século XVI, o astrônomo alemão Johannes Kepler tentou encontrar uma relação entre os cinco sólidos e os seis planetas que eram conhecidos na época: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno. Kepler pensou que os dois números estavam conectados, isto é, que a razão pela qual havia somente seis planetas era porque existiam somente cinco sólidos regulares.
Em 1596, em sua obra Mysterium Cosmographicum, Kepler estabeleceu um modelo do sistema solar onde os cinco sólidos platônicos eram colocados um dentro do outro, separados por uma série de esferas inscritas. Ele conjecturou que as razões entre os raios das órbitas dos planetas coincidiam com as razões entre os raios das esferas. Seu modelo, contudo, não era sustentado pelos dados experimentais da época e foi desaprovado por inteiro pelas descobertas posteriores dos planetas Urano e Netuno. Contudo, de sua pesquisa, nasceram a descoberta de novos sólidos (que hoje, levam o seu nome), a percepção de que as órbitas dos planetas não são círculos (mas, sim, elipses) e as leis do movimento planetário. Através do programa abaixo e do formulário de acompanhamento do aluno, esta atividade propõe estudar os detalhes matemáticos que compõem este trabalho de Kepler.
Palavras-chave: geometria espacial, sólidos platônicos, esferas inscritas e circunscritas, modelo de Kepler para o universo, JavaView. Nível: ensino médio.

Downloads 383  383  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFF  Site http://www.uff.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.