
QUANDO AS APARÊNCIAS ENGANAM

Na mídia norte-americana, desde 2007, pelo menos 75 lobistas, representantes ou dirigentes de 
empresas, apareceram em emissoras como MSNBC, Fox News e CNN sem que suas lucrativas 
atividades fossem sequer mencionadas. Apresentados como meros especialistas, eles são 
praticamente onipresentes na televisão
por Sebastian Jones

Em 4 de dezembro de 2009, Barack Obama visitou a cidade de Allentown, no Estado da 
Pensilvânia, para debater a crise econômica com um grupo de trabalhadores.

Nessa mesma noite, o antigo governador do estado, o republicano Tom Ridge, aproveitou para 
apresentar suas propostas para a área econômica no talk show “Hardball with Chris Matthews”. O 
programa é transmitido pelo canal de notícias MSNBC (uma combinação de Microsoft e NBC), 
rival das emissoras CNN e Fox News. 

Pensando em movimentações “simples” que a Casa Branca poderia fazer para reativar a economia, 
Ridge recomendou a redução dos impostos aliada a empréstimos mais generosos às pequenas 
empresas. Em seguida, insistiu que o presidente deveria abandonar suas preocupações ecológicas e 
construir centrais nucleares, algo que “certamente aumentaria a oferta de empregos e as 
exportações”.

Ao dar esses bons conselhos, o ex-governador se apresentava como um comentador imparcial. 
Porém, o que o expectador não sabia é que Ridge tinha recebido US$ 530 mil como membro do 
conselho de administração da Exelon, a maior companhia de energia nuclear do país.

Alguns minutos antes, nessa mesma emissora, o general aposentado Barry McCaffrey martelava 
que a guerra do Afeganistão exigia “um esforço suplementar de três a dez anos”, ou seja, “muito 
dinheiro”.

Novamente, quem assistia à transmissão não foi informado de que o “especialista” pertencia à 
DynCorp, uma das empresas militares privadas mais importantes do país e que rendeu a McCaffrey 
US$ 182 mil apenas em 2009. No momento em que o general pleiteava o prolongamento da guerra 
na TV, um funcionário seu havia acabado de firmar um contrato de assistência ao exército 
americano no Afeganistão por mais cinco anos, envolvendo aproximadamente US$ 5,9 bilhões. Em 
2003, a revista semanal The Nation já havia revelado os laços estreitos que uniam o general 
McCaffrey às empresas militares que ele divulgava em diversos canais a cabo.

Em 2008, o jornalista David Barstow publicou no New York Times uma série de artigos, pelos quais 
recebeu o prêmio Pulitzer, mostrando como o Pentágono utiliza seus oficiais para difundir 
positivamente sua imagem na televisão.

Em 2009, blogueiros divulgaram que Richard Wolffe, antigo jornalista da Newsweek, recrutado 
pelo programa “Countdown with Keith Olbermann” (MSNBC), trabalhava simultaneamente para 
uma empresa de relações públicas especializada em “estratégias de comunicação corporativa”.

Cartas marcadas

O fato é que tais jogos de interesses são moeda corrente em um mundo midiático cada vez mais 
permeável aos negócios. Desde 2007, pelo menos 75 lobistas, representantes ou dirigentes de 
empresas, apareceram em emissoras como MSNBC, Fox News, CNN, CNBC e Fox Business 
Network. Isso, claro, sem que suas lucrativas atividades fossem sequer mencionadas. Com 



frequência, a imagem deles se repete em vários canais, totalizando dezenas ou centenas de aparições 
nas emissoras mais influentes dos Estados Unidos.

Com o lançamento da Fox News e da MSNBC em 1996, a torneira das “análises políticas” passou a 
ficar aberta 24 horas por dia e os “especialistas” financiados pelo setor privado se multiplicaram na 
TV a cabo em ritmo alarmante. Para dissipar qualquer dúvida, basta examinar suas intervenções 
televisivas em relação à crise econômica e à reforma do sistema de saúde, dois temas muito 
abordados ao longo dos últimos anos.

Fim de 2008. Enquanto uma onda de recessão invadia o país e o governo se preparava para aplicar 
bilhões de dólares na recuperação dos bancos, uma trupe de lobistas e agentes de comunicação 
disfarçados de comentaristas imparciais, tomou de assalto a telinha.

Entre eles está Bernard Whitman, presidente da Whitman Insight Strategies. Essa empresa oferece 
como um de seus serviços um “guia para um lobby eficaz e campanhas de comunicação e de 
informação com objetivos certeiros”. Sua clientela é composta por escritórios de lobby e relações 
públicas, tais como Ogilvy & Mather, os quais, por sua vez, atendem a inúmeras multinacionais, 
sobretudo com o intuito de orientar políticas federais. Contudo, Whitman, veterano da era Clinton, 
continua a aparecer na televisão unicamente como especialista.

De acordo com sua página na internet, a Whitman Insight Strategies auxilia a gigante de seguros 
American International Group (AIG) a “desenvolver, testar, lançar e melhorar sua marca de ‘grande 
público’”, além de promover a “adaptação da empresa às evoluções do mercado”. A AIG postou no 
site YouTube uma centena de vídeos recuperando as melhores intervenções televisivas de seu 
diretor.

Em 18 de setembro de 2008, convidado pela Fox News a opinar sobre Sarah Palin, Whitman acusa 
os republicanos de “não entenderem nada a respeito da economia mundializada1” por terem 
proposto “deixar a AIG falir”. Em nenhum momento, porém, a emissora mencionou o fato de ele 
trabalhar nessa corporação.

Entre os prestadores de serviço para a AIG figura também Ron Christie. De 2006 a setembro de 
2008, quando trabalhava para a DC Navigators – hoje Navigators Global, empresa de consultoria e 
relações públicas próxima ao Partido Republicano –, Christie foi designado como lobista da AIG. 
Durante o mesmo período, a AIG depositou US$ 590 mil em contas da empresa DC Navigators. 
Desde então, devido ao sucesso de suas empreitadas, Christie criou a própria consultoria.

Temas restritos

É sem grande surpresa, portanto, que o encontramos em 18 de setembro de 2008 no programa 
“Hardball”, da MSNBC. O apresentador Chris Matthews apresenta Christie como um “analista 
republicano”. Em seguida, ao evocar em tom zombeteiro a coletiva de imprensa que o presidente 
George W. Bush havia dado sobre a crise, é interrompido pelo convidado: Bush “agiu corretamente 
ao acionar um veterano da Goldman Sachs, um homem muito inteligente e que entende o 
funcionamento dos mercados e da liquidez”. Christie se referia a Henry Paulson, secretário do 
Tesouro na administração Bush e antigo diretor da Goldman Sachs, empresa que acabava de 
desempenhar papel-chave no plano de salvamento da AIG. Argumenta o lobista da AIG: o 
presidente “escolheu a pessoa certa para gerenciar a crise”.

Mas não para por aí. A AIG foi protegida por muitos outros personagens influentes na política. No 
fim de 2008, pouco depois de abocanhar uma primeira fatia de fundos públicos, a companhia de 
seguros confiou a gestão de “temas delicados” à empresa de consultoria e relações públicas Burson-



Marsteller. Esse escritório, por sua vez, recorreu à antiga chefa de imprensa da Casa Branca na 
administração Bush, Dana Perino. Um mês depois essa habituée da televisão se juntava à equipe da 
Fox News para se tornar a especialista em “temas delicados”.

Assim, em julho de 2009, Perino reinava no palco de “Money for breakfast”, programa matinal da 
Fox Business Network. O apresentador mencionou sua filiação ao escritório Burson-Marsteller, mas 
nada falou sobre os laços dessa empresa com a AIG. Depois de um convidado sustentar que a 
gigante de seguros mostrou objeção em relação a uma “regulação mais apertada” antes da crise 
financeira, Perino aproveitou a deixa e rebateu: a vontade do governo em empreender uma reforma 
do sistema financeiro revelaria a “tendência de Washington de reagir à crise com exagero”.

Anti-Obama

A confusão entre jornalismo e lobby apareceu novamente em outro debate, dessa vez sobre a 
reforma do sistema de saúde. Terry Holt, um dos porta-vozes do Partido Republicano, ficou 
conhecido nacionalmente como representante do grupo de seguros America’s Health Insurance 
Plans (AHIP). Em 2007, quando fundou o escritório de lobby e comunicação HDMK com três 
outros sócios republicanos, o AHIP tornou-se, naturalmente, um de seus clientes.

Em 5 de março de 2009, Holt foi um dos convidados do programa de David Schuster na MSNBC. 
Apresentado somente como “republicano”, Holt acusou o governo Obama de querer “suprimir a 
cobertura do Medicare [sistema público de seguro-saúde destinado a idosos sem recursos] a 11 
milhões de idosos para começar sua grande reforma da saúde”. Uma maneira no mínimo falaciosa 
de resumir a dita reforma.

No cenário da campanha anti-Obama, Holt conta com inúmeras reprises na CNN, que apenas uma 
vez assinalou seus vínculos com as seguradoras, no dia 14 de setembro de 2009, em sua 
participação no talk show “The Situation Room”. Alguns dias depois, a emissora de notícias 
apareceu envolvida em um pequeno escândalo: o blogueiro Greg Sargent revelou que o editorialista 
Alex Castellanos, comentador convidado da CNN, havia emprestado seu talento à campanha de 
marketing da AHIP. Contudo, sempre que criticava a reforma do sistema de saúde, Castellanos 
aparecia na tela unicamente como “observador republicano”.

Indagado sobre esse caso, Holt afirmou que a CNN não omitiu sua aliança com a AHIP e jura de 
pés juntos que suas aparições em canais a cabo “são mais eficazes se acompanhadas do máximo de 
transparência”. E sublinha: “quando você se dirige ao público, é perfeitamente legítimo que este 
saiba quem você é e de onde vem. Considero meu dever divulgar meu perfil aos veículos de mídia 
que me convidam e deixar a eles a tarefa de julgar”.

Da mesma forma que os republicanos, lobistas democratas aparecem na televisão sem a menor 
referência à sua clientela de seguradoras ou empresas da indústria farmacêutica.

Dois casos são particularmente ilustrativos levando-se em consideração a importância dessas 
personalidades na política americana: Richard Gephardt e Thomas Daschle. O primeiro preside o 
grupo parlamentar democrata na Câmara, foi candidato de seu partido nas eleições presidenciais de 
1988 e conta com o apoio entusiasta de sindicatos ao longo de sua carreira. O segundo presidiu o 
grupo parlamentar democrata no Senado. Tanto um como o outro são muito conhecidos pelo 
público e geralmente associados à ala de esquerda do partido, o que faz com que suas opiniões 
ganhem peso e legitimidade, inclusive quando apoiam grandes empresas.

Em 24 de setembro de 2009, Gephardt apareceu no programa da MSNBC “Morning Meeting”. Na 
ocasião, qualificou como “não essencial” a ideia de criar um seguro público (chamado de public 



option) defendido com unhas e dentes pela maioria dos democratas. O apresentador introduziu seu 
convidado de maneira absolutamente formal: o opositor da reforma falava na qualidade de antigo 
membro do Congresso, testemunha, em 1993, da desistência de Bill Clinton de levar adiante um 
projeto como esse. Nenhuma palavra é mencionada sobre Gephardt e suas atuações como consultor 
de companhias de seguro e laboratórios farmacêuticos por meio da própria empresa, a Gephardt 
Government Affairs. Também não é feita qualquer menção ao seu trabalho como lobista para o 
grupo NBC/Universal.

Thomas Daschle, por sua vez, acumulou três aparições televisivas em quatro meses, todas elas 
relativas ao sistema de saúde. Em cada uma das vezes, o antigo senador democrata criticou a 
reforma sem que o público tivesse conhecimento de um pequeno detalhe: Daschle é funcionário da 
Alston & Bird, uma empresa de lobby ligada ao grupo de seguradoras United Health Group.

O ponto é que jornalistas e cidadãos não sairão ilesos da onipresença midiática de meia dúzia de 
lobistas não identificados de forma adequada. Sobre essa questão, a antropóloga Janine Wedel, 
autora do livro Shadow elite, observa: “quando um grupo de figuras midiáticas com algum tipo de 
legitimidade profere o mesmo discurso repetidamente, ocorre um efeito cumulativo que impele o 
público a se colocar ao seu lado2”.

A maior parte da responsabilidade pela confusão entre gêneros (especialista-lobista) é dos canais de 
televisão, que convidam os comentaristas sem identificá-los corretamente.

Luz no fim do túnel

Aaron Brown, demitido da CNN em 2005 depois de quatro anos à frente do programa “News 
night”, tornou-se professor de jornalismo na Universidade do Arizona. Para Brown, há uma falha 
mais geral, característica do jornalismo televisivo: a mania de, por comodidade e economia, remeter 
a informação a especialistas. “Esse procedimento é menos oneroso que enviar, por exemplo, um 
correspondente ao Afeganistão. Mas vale lembrar que não se trata de jornais moribundos: essas 
emissoras são empresas lucrativas, que aportam muito dinheiro às multinacionais às quais 
pertencem”, observa o professor.

Contudo, há luz no fim do túnel. A CNN passou a identificar as indústrias por trás de alguns de seus 
analistas e, na esteira da concorrente, a Fox News também começou a apresentar as empresas que 
seus comentadores representam3. Nem sempre, claro.

Resta o caso da MSNBC, o canal a cabo mais propenso a receber porta-vozes de multinacionais. 
Contatada em janeiro, a diretoria da emissora afirmou sua determinação em solucionar o problema.

David McCormick, responsável pela “ética profissional” da MSNBC, assegurou que a questão dos 
jogos de interesse é uma preocupação antiga. Ele alegou que é responsabilidade dos próprios 
convidados “informarem à emissora em relação aos seus eventuais interesses cruzados”. “Há anos, 
repetimos aos colaboradores como a transparência é um fator importante e que não se deve omitir 
nada do público em relação ao perfil dos convidados. Somos impecáveis em tal conduta? Não”.

Em outubro de 1998 as normas internas da NBC consagraram que “É imperativo que os 
telespectadores compreendam a perspectiva a partir da qual fala um convidado a um programa. 
Nosso público deve dispor de todas as informações necessárias a fim de poder tirar as próprias 
conclusões em relação ao assunto tratado. Não é suficiente dizer ‘John Doe, da fundação X’. Da 
mesma maneira, não é necessariamente suficiente indicar ‘Jane Doe, consultora da NBC’. A 
identidade do comentador/convidado pode ser oferecida ao telespectador verbal ou visualmente, 
mas sempre de maneira clara”.



Em 22 de janeiro, apenas alguns dias após entrevistarmos McCormick, a MSNBC convidou para o 
programa “Morning Joe” um certo Mark Penn, que criticou de maneira virulenta a reforma do 
sistema de saúde. Foi apresentado como “estrategista democrata” e “antigo responsável pelas 
enquetes de opinião pública sobre o governo Clinton”. Nenhuma palavra para assinalar que esse 
homem de competências é também diretor-presidente da Burson-Marsteller, uma das maiores 
agências de lobby do país – e que dispõe de um departamento dedicado inteiramente às questões de 
saúde, a fim de permitir às gigantes farmacêuticas como Pfizer ou Eli Lilly “manter uma imagem 
benéfica” na sociedade.

No fim das contas, é como se a autoridade dos lobistas fosse um fenômeno lamentável, mas 
inevitável, um efeito colateral de um sistema político e midiático no qual as fronteiras entre 
interesses públicos e privados não fazem sentido.

“É desconcertante ver que um problema tão grave não chama a atenção daqueles que se reportam ao 
diretor de programação, como se fosse um buraco negro”, lamenta Andy Schotz, presidente da 
comissão de ética da Sociedade dos Jornalistas Profissionais.

Sebastian Jones é jornalista.

1 Em setembro de 2008, Henry Paulson, Secretário do Tesouro do governo Bush, optou 
sucessivamente por não socorrer as empresas Wall Street Bear Stearns e Merryl Lynch, e ser fiador 
do American Insurance Group (AIG).

2 Janine R. Wedel, Shadow Elite, Basic Books, New York, 2009.

3 Procurados pelo autor, CNN e Fox News se recusaram a responder nossas perguntas.


