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An. 2. Congr. Bras. Hispanistas Oct. 2002

 

LÍNGUA ESPANHOLA

 

As possibilidades da multimídia como um recurso informático de comunicação digital interativa no ensino do espanhol como língua estrangeira (E/LE)

 

 

Italo Oscar Riccardi Leon

UNIVAP (São José dos Campos)

 

 

1. Introdução

Atualmente é praticamente impossível imaginar ou pensar numa sociedade sem a presença do computador. Seu uso e múltiplas aplicações permitiram que ele fosse cada vez mais utilizado nas diversas áreas do conhecimento humano. Se no passado, a Revolução Industrial aumentou com maquinarias e ferramentas o poder e força muscular do homem, o computador hoje passou a representar um marco fundamental nos afazeres cotidianos e atividades intelectuais da civilização contemporânea.

O computador pode ser concebido como um recurso tecnológico multimídia complexo e sofisticado que funciona como uma espécie de gerenciador central em função da sua extraordinária capacidade para registrar, armazenar, selecionar, processar e transmitir informações. Pode ser analisado sob dois aspectos gerais que se integram; ao mesmo tempo que o computador constitui uma ferramenta de trabalho, também é um instrumento de mediação (RIPPER, 1996, p. 7-8):

"É uma ferramenta porque permite ao usuário (aluno ou professor) construir objetos virtuais, modelar fenômenos em quase todos os campos de conhecimento. E possibilita o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento ao mediar o modo de representação das coisas através do pensamento formal, que é abstrato, lógico e analítico; é esse poder de representação que o torna um mediador eficaz (...) Enquanto instrumento/objeto de conhecimento/domínio/prestígio o computador exerce freqüentemente um fascínio sobre as crianças. Um dos aspectos desse fascínio é liberar a criança das limitações de sua coordenação motora fina, permitindo-lhe exercer atividades complexas do ponto de vista cognitivo. Mas para que essas mudanças intelectuais tenham a possibilidade de emergir é preciso que o computador seja adequado à atividade humana transformadora e que a pessoa por seu lado se adapte às contingências do computador. A simples presença do computador na escola não assegura uma melhoria do processo ensino - aprendizagem, pois o fundamental é como ele será utilizado por professores e alunos".

Desde a última década do século XX até a presente época, o computador se constituiu em um instrumento chave das chamadas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC)1. Ao consolidar-se como um atrativo recurso multimídia de informação e comunicação, o computador propicio condições favoráveis ao desenvolvimento da educação, fato que já vinha sendo trabalhado desde os anos sessenta quando a informática começou a elaborar programas que facilitassem a aprendizagem de quaisquer conjunto de saberes (ZAMBRANA, 1998, p 107).

Seguindo esta corrente, também o computador se fará presente no ensino de línguas estrangeiras dadas as experiências de ensino – aprendizagem desenvolvidas peloEnsino Assistido por Computador(EAC) –ou Computer Assisted Instruction (CAI)– e posteriormente através de enfoques mais específicos como o Ensino de Línguas Assistido por Computador(ELAC) –Computer Assisted Language Instruction (CALI) ou Computer Assisted Language Learning (CALL)– cujos objetivos estarão fundamentados em modelos teóricos que seguirão as tendências do Behaviorismo ou Condutismo (Skinner) o Cognitivismo (Swenson, Piaget, Ausubel, entre outros) e outros enfoques basados na elaboração e processamento da informação (Martí, Phye e Andre, Pressley e Pozo, autores mais destacados).

A aplicação das NTIC em diversos contextos educativos trouxe transformações significativas nas formas de conhecer e de apropriação do conhecimento. Estas mudanças também se fizeram presentes nos ambientes de ensino - aprendizagem e na área das línguas estrangeiras. No caso do espanhol, língua estrangeira (E/LE), a utilização da multimídia como um recurso informático de comunicação digital interativa permitiu o desenvolvimento de novas possibilidades de aprendizagem da língua espanhola. Ao funcionar como canal de informação e comunicação integrados, o computador está propiciando uma grande diversidade de possibilidades interativas ao interlocutor –usuário e/ou aluno– e, deste modo, despertando seu interesse pelo conhecimento lingüístico na língua estrangeira em questão, dada a capacidade do recurso multimídia de reunir e integrar num só formato ou suporte digital -como por exemplo o CD-ROM- as várias mídias disponíveis contidas nele como textos, sonidos, animações, vozes, imagens fixas e em movimento, uso e acesso à Internet, etc.

A presente comunicação –que faz parte de uma pesquisa de mestrado, ainda não concluída– tem como objetivo refletir e caracterizar as principais interações com materiais multimídia em CD-ROM e suas possíveis aplicações na sala de aula.

 

2. A multimídia no ensino - aprendizagem do espanhol, língua estrangeira (E/LE)

Apesar de conhecerem-se ainda pouco os efeitos da aprendizagem por multimídia, pode-se afirmar que torna-se uma área muito propícia para o desenvolvimento de atividades curriculares com os alunos de língua estrangeira (MCFARLANE, 2001, p. 38). A multimídia, recurso audiovisual de comunicação digital interativa, encerra o significado de muito meios integrados e caracteriza-se por armazenar e combinar informações ou códigos –linguagens– de natureza diferente como textos, sons, diagramas, animações, imagens fixas e em movimento num único suporte digital, cuja formatação se materializa geralmente através de um disco ótico ou CD-ROM (Compact Disc-Read Only Memory), DVD (Digital Video Disc), hipertexto e/ou pelo próprio acesso à Internet.

Em seu sentido mais lato, o termo ‘multimídia’ se refere à apresentação ou recuperação de informações que se faz, com o auxílio do computador, de maneira multissensorial, integrada, intuitiva e interativa (CHAVES, 1991, p.1-2). Estes aspectos da multimídia são significativos e o autor completa:

Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multissensorial , quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber: Som (voz humana, música, efeitos especiais); Fotografía (imagem estática); Vídeo (imagens em pleno movimento); Animação (desenho animado); Gráficos; Textos (incluindo números, tabelas, etc.). Quando se diz que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira integrada, o que se quer dizer é que os meios de comunicação mencionados não são meramente justapostos, mas formam um todo orgânico sob a coordenação do computador." [grifos do autor]

A multimídia caracteriza-se por ser uma linguagem integradora, participativa, flexível, e, sobretudo, interativa. Integradora, porque num só formato ou suporte digital como o CD-ROM, por exemplo, podem-se reunir várias mídias –como textos, sonidos, animações, vozes, imagens fixas e em movimento– que interagindo em conjunto estimulam o processo de aprendizagem lingüística e/ou comunicativa desejado –ou planejado–. Participativa, porque provoca uma ou várias respostas no aprendiz/aluno pela própria interação com o material de acordo aos seus interesses, programação prévia, etc. Flexível, porque dependendo da programação oferece várias alternativas ou possibilidades metodológicas de exploração de conteúdos para serem desenvolvidos na aula. E por último, interativa, conforme o seguinte sentido da interação (HUERTAS, 1994, p. 56):

"...existe interacción cuando se establece comunicación entre el hombre y la máquina, entre el usuario y el instrumento técnico (...) La interacción es uno de los requisitos básicos del aprendizaje y puede ser potenciada utilizando la tecnología multimedia que permite al alumno indagar y explorar a la medida de sus necesidades e intereses. El alumno, a través de esta tecnología, adquiere el convencimento y la sensación de estar buscando y encontrando una parte muy importante de los conocimientos que necesita para su información o aprendizaje".

Ao conceber a multimídia como um recurso audiovisual de comunicação digital interativa, se faz necessário refletir não só sobre os diversos aspectos que envolvem o significado deste recurso tecnológico multimediático, senão também considerar os diversos materiais multimídia em formato digital, por exemplo, CD-ROMs, utilizados para estimular o processo interativo do ensino - aprendizagem do espanhol, língua estrangeira (E/LE), que a pesquisa de mestrado –assinalada anteriormente– tem como finalidade estudar, analisar e desenvolver.

 

3. Considerações sobre o desenvolvimento da pesquisa e seus resultados

A pesquisa tem como finalidade propiciar uma reflexão sobre a multimídia como recurso informático audiovisual de comunicação interativa, verificando suas possibilidades de aplicação na área do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, particularmente do espanhol, língua estrangeira (E/LE), tendo como objeto de análise diversos materiais multimídia em língua espanhola, em suporte de CD-ROM. Estes materiais têm em comum o formato e sua configuração multimídia, porém suas procedências (país de origem) são muito diversificadas como também os conteúdos a serem desenvolvidos e que vão desde propostas de ensino - aprendizagem da língua espanhola até assuntos que propõem visitas virtuais a cidades e espaços culturais interessantes para quem aprende e/ou conhece uma língua estrangeira.

De forma mais específica, a pesquisa pretende:

a) Compreender em que medida a multimídia, ao contar com materiais ou recursos digitais como CD-ROMs, oferece condições pedagógicas diferentes das tradicionais para o ensino-aprendizagem do espanhol, língua estrangeira (E/LE), possibilitando um enriquecimento e otimização do processo e ambiente de aprendizagem.

b) Analisar diversos materiais multimídia em língua espanhola, em formato de CD-Rom, propondo uma ficha de avaliação e sugestão de atividades curriculares para serem aplicadas nas aulas de espanhol, língua estrangeira (E/LE).

Dada a temática da proposta, pretende-se responder a algumas indagações desafiadoras -ou ao menos intentar dar uma resposta- que necessariamente deverão estar presentes ao utilizarem-se estes recursos multimídia. Entre elas, a seguir apresentam-se as mais desafiadoras:

• A utilização de materiais ou recursos multimídia, neste caso, CD-ROMs em espanhol, torna diferente o processo de ensino-aprendizagem desta língua estrangeira em relação a um processo convencional ou tradicional?

• Pode-se aprender uma língua estrangeira, neste caso o espanhol, língua estrangeira (E/LE) ao utilizarem-se materiais ou recursos multimídia em formato de CD-ROM previa e devidamente selecionados e analisados?

• O emprego de materiais ou recursos multimídia em formato de CD-ROM, em espanhol, torna propício ou facilita o desenvolvimento das habilidades ou destrezas lingüísticas em situações de ensino - aprendizagem desta língua estrangeira?

• Quais características, vantagens e desvantagens de aprender uma língua estrangeira, neste caso o espanhol, língua estrangeira (E/LE) através de um ambiente interativo de ensino – aprendizagem, aplicando-se estes materiais ou recursos multimídia?

Como ainda a pesquisa está sendo desenvolvida, apresentar-se-ão a seguir uma relação dos títulos dos materiais que estão sendo analisados, a ficha de avaliação e algunos resultados parciales:

I) Títulos dos Materiais em CD-ROM 2

1. Berlitz Live! Spanish (Sierra)

2. Contacto (Curso de Español en CD-ROM)

3. Contos Infantis

4. Esopo e as Fábulas

5. Español en CD-ROM (Curso Multimedia)

6. El Pequeño Larousse 2001 (Interactivo)

7. Español de Negocios

8. Historia de España

9. La Lectura Expresiva

10. Obras Maestras del Museo del Prado

11. Pablo Picasso (Programas de Cooperación Cultural)

12. Quick and Easy Spanish

13. Sevilla, Itálica y Carmona – Ayer y Hoy

14. TriplePlay Plus! Spanish

II) Modelo de ficha de catalogação e avaliação multimídia3

A) Dados de caracterização e identificação:

1. Título do programa
(+ versión, idiomas)

2. Autores
(+ e-mail)

3. Editorial
(+ ano, lugar, web)

4. Temática
(área, matéria)

5. Objetivos
( especificar)

6. Conteúdos abordados
(conceitos, fatos, situações, procedimentos, níveis, etc.)

7. Destinatários
(identificação e características)

B) Etapa educativa:

1. Tipologia: exercitação, tutorial, base de dados, livro, simulador, jogo, construtor, ferramenta.

2. Usos possíveis: informar, motivar, explorar, experimentar, comunicar-se, processar dados, instruir, entrenamento.

3. Enfoque pedagógico: tendência conductista, cognitivista, construtivista, nenhuma, outra.

4. Documentação: manual, guia didática, manual on-line, nenhuma, outra.

5. Breve descrição: do material multimídia.

6. Requisitos técnicos: Configuração em termos de hardware e solftware..

7. Valores: que apresenta ou potencializa (destaca).

C) Aspectos funcionais e utilidade:

1. Eficácia: pode facilitar atingir os objetivos que pretende.

2. Facilidade de uso e instalação: entorno de aprendizagem amável.

3. Versatilidade: modificável, se ajusta as necessidades, trabalha níveis de dificuldade, apresenta avaliação.

d) Aspectos técnicos e estéticos:

1. Qualidade do entorno audiovisual: telas, configuração...

2. Qualidade dos conteúdos: texto, narrativa, audiovisual...

3. Possibilidades de navegação e interação.

4. Originalidade e utilização de tecnologia avanzada.

e) Aspectos pedagógicos:

1. Capacidade de motivação.

2. Adequação aos usuários (alunos)
(conteúdos, atividades, entorno comunicativo)

3. Potencialidade de outros recursos didáticos

4. Fomento da iniciativa e da auto-aprendizagem

5. Atual enfoque pedagógico (teórico)

• controle psicomotor
• memorização/evocação
• compreensão/interpretação
• comparação/relação
• análise/síntese
• cálculo
• raciocínio (dedutivo, indutivo, crítico)
• pensamento divergente/imaginação
• resolução de problemas
• expressão (verbal, escrita, gráfica, de criação)
• exploração / experimentação
• reflexão metacognitiva

e) Algumas observações:

1. Vantagens que comporta em relação a outros meios

2. Assinalar problemas e inconvenientes

3. Outros aspectos a destacar, por exemplo:

a) Impressão pessoal

Gostei

Não gostei

b) Recomendo o material

Sim

Não

III) Resultados parciais e algumas conclusões :

1. Necessidade de focalizar e reorganizar os materiais (títulos em CD-ROMs) por assuntos mais específicos, dada a amplitude da ficha proposta.

2. A multimídia gera um processo comunicativo peculiar que precisa ser desenvolvido de maneira eficiente para atingir os resultados lingüísticos esperados.

3. O professor precisa adquirir prática, ser treinado e familiarizar-se com as NTIC, conhecer e explorar os recursos multimídia.

4. Facilita e potencializa a aprendizagem prévia para quem não tem conhecimento prévio lingüístico de maneira prazerosa e motivadora, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem do espanhol, língua estrangeira (E/LE).

5. A interatividade demonstra que a multimídia é uma das grandes possibilidades dos modernos sistemas de tratamento das informações audiovisuais e promove a interdisciplinareidade.

 

Bibliografia

BELLO, P. et alii. Didáctica de las segundas lenguas - estrategias y recursos básicos. Madrid: Aula XXI, Santillana, 1990, 207 p.

CHAVES, E.O.C. Multimídia - Conceituação, aplicações e tecnologia. Campinas: People Computação, 1991. 327p.

GUTIÉRREZ MARTÍN, A. Educación multimedia y nuevas tecnologías. Madrid: Ediciones de la Torre, 1997. 286p.

HUERTAS, R. Aprender con multimedia. Vela Mayor, Madrid, n. 3, p. 15-23, 1994.

MCFARLANE,A. El aprendizaje y las tecnologias de la información – Experiencias, promesas, posibilidades. Madrid: Santillana, 2001. 111 p.

MILLÁN, J. A. De redes y saberes. Cultura y educación en las nuevas tecnologías. Madrid: Santillana, 1998, 125 p.

RIPPER, A. V. O preparo do professor para as novas tecnologias. Artigo disponível na Internet: http://www.leia.fae.unicamp.br/publicações/preparo.htm [8 abril1998].

ZAMBRANA,J. D. et alii. Tecnologías de la información en la educación. Madrid: Anaya Multimedia, 1998. 216 p.

 

 

1 Termo genérico que se aplica às constantes inovações tecnológicas e seus dispositivos (artefatos) relacionados com o controle da informação digital; isto é, tratamento, armazenamento e transmissão dessa informação. No termo estão incluídas às seguintes: multimídia, inteligência artificial, Internet, realidade virtual, etc. (GUTIÉRREZ MARTÍN, 1997, p. 18) [tradução nossa].
2 Esta relação apresenta uma listagem provisória dos títulos pesquisados.
3 Este modelo esta baseado na ficha elaborada pelo Prof. Dr. Pere Marquès Graells da Universidade de Barcelona, Espanha.