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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Software livre e as soluções Popular Versão: 2005
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SILVA, Ailton dos Santos; COLLELA, César; PINTO, Fernanda Silva; FRANCISCHETTE, Natanael

Uma solução eficaz para problemas encontrados em nossa sociedade e na economia de nosso país, o Software Livre em sua filosofia é uma demonstração de que podemos sim achar possibilidade para resolver nossos problemas, o Brasil tem potencial econômico e talentos bastando uma oportunidade, programas de código aberto que trouxeram soluções para empresas públicas, privadas e de terceiro setor demonstra que podemos modernizar organizações, implantar a inclusão digital e tornar esse país uma potência tecnológica.

Palavras-chave: Software Livre. Inclusão Digital. Empresas públicas. Organizações.

Downloads 4830  4830  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Faculdade Carlos Drummond de Andrade  Site http://
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Currículo, Formação Profissional e suas repercussões na Educação Física escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FIGUEIREDO, Cleber de Jesus

O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar os componentes curriculares da escola de Educação Física da Universidade Católica do Salvador, desde a sua fundação, em 1972, até a atualidade, as consequências para a formação profissional e quais os seus reflexos na Educação Física escolar. Como objetivos específicos elegeu-se caracterizar e analisar as concepções curriculares históricas, suas repercussões na formação profissional do professor de Educação Física desde a implantação da primeira escola civil de Educação Física no Brasil, na década de 1930, até o momento. Tomou-se como pressuposto teórico o método narrativo, a Antropologia Interpretativa e a relação da Educação Física com a cultura. Trata-se de um estudo descritivo exploratório com um caráter qualitativo que cumpre seu papel quando responde a questões muito particulares. Pois, a pesquisa qualitativa se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes. Os dados empíricos foram coletados através de pesquisa bibliográfica, documental e com uma pesquisa semiestruturada, realizada com nove professores de Educação Física, formados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. A organização dos dados foi feita conforme ferramenta do Discurso do Sujeito Coletivo, originando quatro questões orientadoras. Diante do exposto neste estudo, ficou evidente que o curso de Educação Física da Universidade Católica do Salvador formou até 1987, um contingente de professores de Educação Física, com práticas pedagógicas fundamentadas nas concepções da Educação Física tecnicista, em detrimento de uma Educação Física social. E na atualidade, existe uma necessidade urgente dos responsáveis pelo curso, reconhecerem sua importância libertando-os das amarras impostas pelo currículo mínimo, extremamente reducionista, e com uma visão redutora do ensino para o professor se tornar ativo, assumir ser um ator competente, admitir que sua prática não seja somente, um espaço de aplicação de saberes provenientes da teoria, mas também, um espaço de produção de saberes específicos oriundos dessa mesma prática. Seu trabalho deve ser considerado como um espaço prático específico de produção, de transformação e de mobilização de saberes, portanto, de teorias de conhecimento e do saber fazer específico do ofício de um mediador.

Palavras-chave: Currículo. Formação profissional. Educação Física escolar.

Downloads 4981  4981  Tamanho do arquivo 911.07 KB  Plataforma Universidade do Estado da Bahia - UNEB  Site http://www.uneb.br/
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Perfil do Professor do curso de graduação de Biologia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade La Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
PIRES, Kelley Cristiny Pereira

As disciplinas Metodologia do Ensino Superior, Didática e Prática Pedagógica estão relacionadas, pois são essenciais à formação do docente, além de obrigatórias nos cursos de licenciatura. A determinação do perfil do docente e a discussão dos aspectos didáticos e metodológicos do professor nas disciplinas específicas do curso de Ciências Biológicas são o objetivo principal dessa pesquisa. Foi realizado um levantamento junto aos docentes do caso estudado. O Projeto da Licenciatura Plena Parcelada (LPP) da UEG procura valorizar a formação dos professores/alunos, sob a visão de um professor reflexivo, em processo contínuo de capacitação, que deve ter competências mais amplas para lidar diretamente com o processo educacional. Os resultados demonstraram o perfil do atual docente do curso realizado.

Palavras-chave: Perfil docente. Licenciatura Plena Parcelada. Didática. Prática pedagógica. Ciências Biológicas.

Downloads 5618  5618  Tamanho do arquivo 830.50 KB  Plataforma Universidade Estadual de Goiás - UEG  Site http://www.ueg.br
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Escola pública de tempo integral: a experiência dos CIEPs em Americana - SP Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Thaís Christine Chagas de

Esta monografia trata da experiência dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) de São Paulo, que são escolas de turno único voltadas principalmente a crianças oriundas das camadas mais pobres e carentes da população. O propósito deste trabalho é apresentar conceitos relacionados à Educação Integral, características próprias do funcionamento dos CIEPs e questões relacionadas à gestão dessas escolas de tempo integral, pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Palavras Chave: Escola pública. Escola integral. Políticas públicas.

Downloads 6169  6169  Tamanho do arquivo 1.27 MB  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=21352
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Teleconferência Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
FERRAZ, Ismael Rodrigues

Este trabalho tem o objetivo de avaliar o ambiente de teleconferência, é um ambiente multimídia, que torna possível o compartilhamento de diversos espaços acústicos e visuais, juntamente com as aplicações atuais para as teleconferências, incluindo inicialmente o ensino à distância. Em seguida, as tecnologias para a implantação de aulas on-line à distância via Internet são avaliadas. Finalmente, uma análise das ferramentas usadas na videoconferência.

Downloads 8417  8417  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site http://
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Conselho de Classe: a ressignificação do trabalho pedagógico? Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JAKOVACZ, Ionara Cristine Orso

Não podemos falar em Conselho de Classe sem nos remetermos à avaliação, visto que a prática dos mesmos é uma forma avaliativa. As reuniões de Conselho de Classe poderiam ser partes do processo avaliativo que transformaria a escola, através do rendimento escolar dos alunos e professores. No entanto, convém dizer que o trabalho pedagógico no interior da escola pública vem se resumindo ao longo dos anos na apresentação dos objetivos do Conselho de Classe, por parte da Equipe Pedagógica ou da Direção da escola. Entre eles o mais frequente é o de analisar a situação das turmas quanto ao rendimento escolar e disponibilidade para a aprendizagem. Também, tem sido o momento em que se apresentam dados quantitativos coletados pela secretaria através de notas e faltas obtidas em cada disciplina, situação esta que não apresentou consideráveis mudanças desde sua implantação. Sendo esta uma forma de avaliação sem apresentação de resultados efetivos para o progresso no processo de ensino-aprendizagem, pois somente são analisados os dados quantitativos que podem resultar aprovação ou retenção de um aluno. Sendo, portanto, o Conselho de Classe parte do processo avaliativo da escola, e a avaliação a oportunidade de rever práticas pedagógicas, este deveria ser um dos responsáveis em possibilitar o desenvolvimento do aprendizado do aluno, uma vez que através da discussão coletiva entre direção, pedagogos, professores, alunos e pais, poderiam se encontrar mecanismos que viessem a facilitar o bom desempenho dos alunos e professores em sala de aula. Dessa forma pais e alunos participariam do processo avaliativo da escola, contribuindo para que o trabalho pedagógico pudesse demonstrar uma maior integração entre teoria e prática, entre ensino e aprendizagem, entre problema e solução, buscando garantir a real aprendizagem dos alunos. Assim, a ideia de que os Conselhos de Classe guardam em si a possibilidade de articular diversos segmentos da escola, fazem com que essa instância seja um espaço privilegiado na organização do trabalho escolar, pois através dele é possível, ou deveria ser possível, articular teoria e prática, aproximar escola e comunidade e o mais importante, em um espaço democrático do trabalho o coletivo.

Palavras-chave: Conselho de classe. Avaliação. Aprendizagem. Participação.

Downloads 10322  10322  Tamanho do arquivo 295.21 KB  Plataforma Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest  Site http://www.unioeste.br
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A representação social de pais e professores sobre o desenvolvimento infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
HINO, Lucilene Zavadski

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as representações sociais mantidas por pais e professores sobre o desenvolvimento infantil. Para isso, inicialmente realizou-se um levantamento bibliográfico sobre as representações sociais e as teorias do desenvolvimento humano. A partir disso, selecionou-se alguns autores que realizaram importantes estudos sobre a temática, entre eles, podemos destacar: Serge Moscovici, Bock, Hellen Bee, Davis e Oliveira e outros. Utilizou-se, também, a pesquisa exploratória e qualitativa seguida por uma entrevista semiestruturada. Os participantes desta pesquisa foram 18 sujeitos, sendo seis professores de escola pública escolhidos aleatoriamente, seis professores de escola particular, escolhidos conforme disponibilidade em horário entre as aulas. Além dos professores houve a participação de três pais de alunos de escolas públicas escolhidos aleatoriamente na saída e entrada do colégio e três pais de alunos de escola particular, sendo um indicado pela escola e dois escolhidos aleatoriamente, todos moradores em diferentes bairros da cidade de Guarapuava – Paraná. As entrevistas foram todas previamente agendadas e realizadas individualmente. As entrevistas foram transcritas e analisadas, os resultados foram avaliados em relação ao propósito do trabalho. No estudo foi possível identificar alguns elementos que envolvem as representações sociais mantidas por pais e professores da mostra e entender que o desenvolvimento infantil está relacionado a essas representações e que fatores externos afetam e influenciam no desenvolvimento. E, por fim, o estudo propõe algumas reflexões para as questões relacionadas ao desenvolvimento humano e ressalta a importância de novas pesquisas.

Palavras-chave: Representações sociais. Desenvolvimento humano. Pais. Professores.

Downloads 13769  13769  Tamanho do arquivo 265.98 KB  Plataforma Faculdade Guairacá  Site http://www.faculdadeguairaca.com.br/
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A violência nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino Popular Versão: DOC
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SANTOS, Dilce Maria Simões dos; MELLO, Fabio de Jesus da C.

A proposta deste trabalho foi de discutir a problemática da violência nas escolas que, por fim, acabam contribuindo para o aumento da evasão e repetência escolar. Este estudo nasce da necessidade de se discutir o papel das escolas que, além da função de ensinar os conteúdos programáticos exigidos pelo Ministério da Educação, tenham também que, por vezes, fazer o papel educativo dos pais. Diante dessa constatação, o trabalho em questão procura propor medidas que possam ser tomadas a fim de minimizar o problema enfrentado por educadores. No entanto, a escola não pode ignorar que os conflitos e problemas sociais existem. Consciente disso, acaba percebendo que seu trabalho é insuficiente para acabar com a violência, e sugere que toda a sociedade se mobilize para garantir o objetivo comum das escolas que é a formação dos cidadãos.

Palavras-chave: Violência. Evasão. Repetência.

Downloads 15775  15775  Tamanho do arquivo 623.00 KB  Plataforma Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest  Site http://www.unioeste.br
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A atuação do Conselho Escolar em uma escola pública de Campo Largo: limites e possibilidades Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JESUS, Cristiane Rodrigues de

Discussão da atuação do Conselho Escolar, baseada na análise de sua concepção e atuação em uma escola pública do município de Campo Largo-PR, com o propósito de verificar e analisar como o Conselho Escolar é formado e organizado na escola, bem como a concepção que a comunidade escolar possui no tocante à atuação do mesmo.

Palavras-chave: Conselho escolar. Políticas p úblicas. Gestão democrática. Centralização/Descentralização. Autonomia. Participação popular. Municipalização do Ensino. Escola pública. Ensino fundamental.

Downloads 29248  29248  Tamanho do arquivo 669.28 KB  Plataforma Faculdade Pe João Bagozzi  Site http://www.faculdadebagozzi.edu.br
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Gestão Democrática na Escola Pública Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
LEITE, Roseli Candida

Este trabalho teve como temática a Gestão Democrática na Escola Pública. O presente estudo aborda uma análise de uma Escola Estadual da cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. Ele tem como objetivo geral analisar o modelo de gestão democrática do Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, verificando a participação de todos nos segmentos na construção e no direcionamento das ações educativas da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo para se chegar a um conhecimento prático, a qual se propõe encaminhar e buscar dados consistentes e concretos, que permeiam a gestão democrática na escola.

Palavras-chave: Participação. Análise. Gestão democrática.

Downloads 34131  34131  Tamanho do arquivo 403.53 KB  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR  Site http://
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