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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A construção da cidadania na escola pública: avanços e dificuldades Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ZIZEMER, Joseida Schütt

A presente pesquisa teve como objeto analisar as vivências e as compreensões de cidadania na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa, Ernestina/RS. Inicialmente, foi feito um estudo sobre as principais compreensões de cidadania construídas desde a antiguidade até os tempos atuais, de modo especial na legislação educacional recente. A compreensão de cidadania assumida pela pesquisa é a de que o ser humano é um ser de direitos individuais, sociais e políticos, conforme Hannah Arendt e Norberto Bobbio.

Palavras-chave: Escola cidadã. Cidadania. Cotidiano escolar. Formação crítica. Pedagogia dialógica.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A atuação do diretor de escola pública: determinações administrativas e pedagógicas do cotidiano esc Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
FRANCISCO, Iraci José

Este trabalho teve como objeto de estudo a atuação do diretor de escola pública do estado de São Paulo e seus objetivos específicos foram compreender e explicar sua atuação face às inúmeras necessidades que são apresentadas, bem como analisar as exigências administrativas que chegam para o diretor resolver diariamente, dificultando o seu olhar para outros campos da escola. O referencial teórico que deu suporte à pesquisa consistiu de estudos e pesquisas sobre direção de escola, destacando-se os seguintes autores: José Augusto Dias, Vitor Henrique Paro e José Carlos Libâneo.

Palavras-chave: Administração. Atuação. Diretor. Escola pública.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Tecnologia e a construção do conhecimento na sociedade da informação Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MENDES, Flávio Ramos

Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada com o objetivo de analisar e refletir sobre a tecnologia da informática, enfatizando seu emprego na educação. Nosso trabalho também almeja discutir acerca da construção do conhecimento na sociedade da informação, procurando esclarecer que sociedade é essa. Começando por uma reflexão sobre a racionalidade moderna, por encontrar nesta a base inicial da racionalidade tecnológica que temos hoje, passamos por uma análise do conceito de tecnologia, apresentando diversos pontos de vista atuais. No segundo capítulo desenvolvemos o tema da construção do conhecimento na sociedade da informação, mostrando a origem dessa sociedade e os desafios e possibilidades de construção de conhecimento, assim como procuramos apresentar alguns conceitos de conhecimento. No terceiro capítulo trabalhamos a utilização da informática na educação, enfatizando os desafios e a nova função do professor nessa sociedade tecnologizada.

Palavras-chave: Informação - Informática. Inovações tecnológicas - Educação. Sociedade da informação - Construção do conhecimento. Tecnologia educacional.

Downloads 24690  24690  Tamanho do arquivo 333.63 KB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.uel.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Projetos Transdisciplinares: uma Possibilidade de Educação Centífico-Tecnológica e Sócio-Histórica  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
COSTA, Margarete Terezinha de Andrade

A presente dissertação tem como objetivo entender, por meio do materialismo histórico dialético, um processo transdisciplinar concreto, exercitado em uma escola de Curitiba, por uma comunidade escolar, professores, estudantes, funcionários, pais de alunos, durante o ano letivo de 2001. Entender significa buscar nesta experiência transdisciplinar, através de uma compreensão elaborada (concreto pensado), contribuições para o processe pedagógico. E verificar, dentro de uma realidade construída em bases disciplinares (empírico – a realidade dada), quais são as possibilidades concretas de implementação de projetos inovadores nas escolas em face das suas condições materiais (abstração – reflexões). Mesmo tendo consciência da dificuldade de se alcançar uma efetivação da prática transdisciplinar no seio das escolas, ela precisa ser permanentemente buscada, para se chegar à autêntica razão de ser da instituição escolar: “ preparar cidadãos e cidadãs para compreender, julgar e intervir em sua comunidade, de forma responsável, justa, solidária e democrática (Morin, 2003), pois não faz sentido pensar a realidade sem perceber que se é parte do funcionamento da sociedade, determinandoa e sendo determinados por ela. Porquanto a consciência somente se forma na ação transformadora, coletiva, consciente e organizada. A investigação realizase com uma rápida análise da Reformas Educativas e através do método materialista histórico dialético fez-se um apanhado histórico de diversas contribuições teóricas a respeito da disciplinaridade e da não disciplinaridade: multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, com a finalidade de ampliar a compreensão do problema central: a contribuição de projetos transdisciplinares para o trabalho pedagógico. Voltou-se o olhar, também, sobre os trabalhos com projetos escolares. Apresenta-se o histórico da realização do proejto transdisciplinar no espaço da pesquisa e a análise dos dados descrição do desenvolvimento do projeto em 2001. E, por fim, a conclusão do trabalho que traz uma reflexão sobre a organização do trabalho escolar e suas possibilidades.

Palavras-chave: Disciplinaridade. Multidisciplinaridade. Pluridisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade.

Downloads 23503  23503  Tamanho do arquivo 945.28 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Criança, brinquedo e tecnologia: uma relação delicada Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MAGNABOSCO, Milton

O tema desta dissertação se inspira numa interrogação sobre a relação criança, brinquedo e tecnologia, em especial ao brinquedo tecnológico, muito presente no dia a dia de pessoas que trabalham e convivem com crianças. Através do estudo e da análise qualitativa de três casos de atendimentos clínicos relatados, objetivou-se comprovar a possibilidade de observar a incapacidade de ser o brinquedo tecnológico capaz de suportar a projeção infantil. Historicamente, o brinquedo cumpre a função de permitir à criança preparar-se para a vida adulta na medida em que lhe são fornecidos objetos do cotidiano em tamanho reduzido para que possa manipular. E a própria infância, termo construído para localizar a criança no mundo social de cada época, foi conquistando seu espaço social desde a ausência no referencial da arte, passando pelo “pequeno adulto” medieval até ser reconhecida como “o futuro da humanidade” dos dias atuais. Na relação com a criança, o brinquedo, objeto extremo segundo Brougère (2004), possui um significado e uma função, distintos na concepção mas que se misturam, se confundem e se sobrepõem na relação. A função é a característica orientadora da utilização do brinquedo na educação. A imagem do brinquedo se aprimora com o avanço da tecnologia e na brincadeira, o simbólico muitas vezes determina o sentido ficcional da brincadeira. A psicanálise descobriu o valor deste simbólico para a criança, e se utiliza desta significação para auxiliá-la nas suas dificuldades e angústias. Com seus aportes teóricos, a teoria psicanalítica do brincar estabeleceu as características necessárias a um brinquedo que lhe permite ser objeto de projeção por parte da criança. O presente trabalho está dividido em três grandes partes. A primeira trata da tecnologia e do brinquedo a partir de uma visão histórica, recuperando alguns passos de determinados brinquedos milenares, jogos e suas transformações segundo estilos de vida. A segunda parte atravessa aspectos teóricos do tema, trazendo importantes pontos de vistas dos principais psicanalistas. Na terceira e última parte foram escolhidos três casos de atendimento clínico para se estudar como se estabeleceram as relações das crianças com os brinquedos presentes nas sessões. O estudo dos três casos clínicos apresentados permitiu observar como se estabeleceu a relação das crianças com os brinquedos presentes nas sessões e a influência que o brinquedo tecnológico exerceu sobre elas, na medida em que manifestaram transferencialmente o significado do segundo para os primeiros e as dificuldades daí decorrentes em lidar com isso. O problema que inspirou esta dissertação encontra sua resposta nesta observação.

Palavras-chave: Tecnologia. Psicanálise. Brinquedo tecnológico. Infância.

Downloads 11616  11616  Tamanho do arquivo 891.08 KB  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR  Site http://www.utfpr.edu.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A construção da identidade nos discursos de professoras Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
FAISTEL, Ana Luisa Klein

Este trabalho dissertativo tem como intenção contribuir para uma reflexão sobre a formação docente a partir da análise da construção de sua identidade na história. Para tanto, utilizam-se como referenciais as teorias que versam sobre as representações docentes e que permitem compreender a constituição identitária destas profissionais. Nas discussões consideram-se os dizeres das professoras e suas concepções a respeito da docência, saber, fazer, e da sua própria formação profissional. A partir da análise de fragmentos retirados das atas de Formação Continuada, o estudo aponta questões relativas à identidade e às técnicas de si que se realizam nesta prática.

Palavras-chave: Identidade. Subjetividade. Sujeito. Formação continuada. Técnicas de si.

Downloads 10789  10789  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unijuí  Site 
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Gestão Democrática na Escola e a Organização do Trabalho Pedagógico Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MORASTONI, Josemary

A dissertação analisa a organização do trabalho pedagógico na escola pública em relação aos princípios de gestão democrática. Tomando por base a autonomia da escola e a participação dos diversos segmentos (internos e externos) na gestão da escola, evidenciou-se a importância da formação do gestor. O estudo evidencia a necessidade de um maior aprofundamento e conhecimento por parte da comunidade escolar na organização e gestão do trabalho pedagógico; da consolidação dos princípios da gestão democrática; da construção realmente coletiva do projeto político-pedagógico; da formação pedagógica do gestor escolar comprometido com a qualidade da educação e com as transformações sociais.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Autonomia da Escola. Projeto Político-Pedagógigo. Participação. Formação do gestor. Educação Superior.

Downloads 9100  9100  Tamanho do arquivo 492.19 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
NEGOSEKI, Clicie Maria Cancelier

Esta pesquisa buscou investigar o processo de mediação desenvolvido pelo pedagogo na/da formação continuada de professores do ensino médio noturno, para identificar e propor elementos de reconstrução deste processo, com vistas ao desenvolvimento profissional docente nesse nível de ensino. O papel de mediador do pedagogo foi caracterizado tanto pelos professores quanto pelos próprios pedagogos como necessário para a articulação do processo pedagógico e para o desenvolvimento da formação continuada.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Formação continuada. Papel do pedagogo.

Downloads 8369  8369  Tamanho do arquivo 4.40 KB  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O caráter coletivo do desenvolvimento de competências e possibilidades da relação de trabalho Popular Versão: 2006
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
LIMA, Marcelo Nunes de

O objetivo desta pesquisa é analisar como as mudanças do mundo do trabalho, no processo da reestruturação produtiva, interferiram nas políticas públicas para a educação, mais particularmente o que se conhece como a pedagogia das competências. Realizou-se uma pesquisa documental, em que se analisou os documentos oficiais e a legislação sobre a educação no país, e constatou-se que o discurso da educação como formação para o trabalho sempre esteve presente desde o início da década 30 do século XX com a primeira legislação educacional, até a lei n. 9.394/96 (LDB). As sucessivas mudanças na política educacional representaram momentos de avanços e recuos no que se refere à formação da classe trabalhadora, mas sempre se manteve a dualidade estrutural entre os sistemas de ensino de caráter profissionalizante, destinado à classe trabalhadora, e os de caráter propedêutico para a classe dos dirigentes. Dentro desse contexto, o estudante trabalhador é submetido ao processo de formação dentro de uma lógica do mundo do trabalho, gerando uma formação polivalente, fragmentária e alienada, tornando-o competente apenas ao mercado de trabalho e não para a sua autonomia. Investigou-se como a competência, um conceito polissêmico sujeito às diferentes interpretações, é apresentado na legislação educacional vigente, e como esta vem sendo tratada pelos diferentes pesquisadores da Educação.

Palavras-chave: Educação e trabalho. Pedagogia das competências. Politécnia. LDB. Subjetividade. Coletividade.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O Conselho de Classe e sua relação com a avaliação escolar: um estudo em escolas da Rede Pública Est Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
DEBATIN, Marisa

Nesta dissertação de mestrado, o objeto de estudo centra-se no Conselho de Classe (CC) e na sua relação com a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Procurou-se entender a organização e o funcionamento do Conselho, verificando-se que tipo de avaliação é praticada nessa instância pelos professores e corpo técnico. Considera-se a avaliação do processo ensino-aprendizagem um importante instrumento que possibilita ao professor refletir sobre sua prática, identificando os avanços e dificuldades dos alunos do processo ensino-aprendizagem. O locus da pesquisa se deteve a dois estabelecimentos da rede estadual de ensino do município de Florianópolis/SC, no período de novembro do ano 2000 à dezembro do ano 2001. Optou-se pela obtenção de dados mediante os seguintes procedimentos: a) entrevistas com professores e corpo técnico afim de captar o sentido e a organização do CC; b) observação de Conselhos de 5a e 6a séries, objetivando entender o funcionamento do Conselho; c) pesquisa documental sobre a legislação que regulamenta as escolas estudadas, com o objetivo de compreender as normas de funcionamento do CC e as orientações para a avaliação. Para tanto, analisou-se os documentos legais: Proposta Curricular SC/98; Lei Complementar n.o 170/98/SC; Resolução n.o 23/2000/CEE/SC e as Diretrizes para a organização da prática escolar na educação básica: ensino fundamental e ensino médio/2000/SEE/SC. A análise dos dados de um lado apoia-se no referencial da legislação e de outro, em autores como DALBEN; ROCHA e FIRME para a compreensão do CC e LUCKESI; HOFFMANN e SACRISTÁN e GÓMEZ para o entendimento da avaliação processada na escola. A conclusão do trabalho ressalta a importância da avaliação no Conselho de Classe, seja ele participativo ou não, por entendê-lo como o espaço para os educadores refletirem a prática pedagógica na relação com a aprendizagem dos alunos. A avaliação praticada no Conselho de Classe, nas duas escolas pesquisadas, apresenta marcas do caráter conservador da prática escolar tradicional verificadas nos discursos de alguns sujeitos da pesquisa e na observação dos Conselhos. Isso mostra o quanto a proposta da legislação para uma avaliação fundamentada na abordagem histórico-cultural ainda se encontra pouco contemplada no processo de avaliação do CC. Mesmo assim, a pesquisa evidencia que a realidade não é linear. Há também um movimento em favor da democratização do ensino na prática de avaliação por parte dos professores e Corpo Técnico das escolas pesquisadas. Isso significa dizer que se encontram profissionais, no interior da escola, que ainda lutam por ideais de um ensino público com qualidade.

Palavras-chave: Conselho de Classe. Avaliação escolar. Escola pública.

Downloads 7346  7346  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site http://www.tede.ufsc.br/tedesimplificado/
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