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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Vivendo às margens: a escola, a comunidade, a educação e processo de segregação socioespacial na r Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
ROTAVA, Angélica.

Neste trabalho, por meio dos instrumentos de pesquisa, busca-se compreender como se dão as práticas pedagógicas, os processos de ensino e aprendizagem em áreas periféricas e as relações comunidade e escola. Os principais resultados apontam que é necessária uma busca maior dos professores por integração entre a comunidade e a escola, com o intuito de contribuir com discussões e conteúdos que empoderem as comunidades, alunos e professores a reclamar dos direitos básicos relacionados a educação e os direitos à cidade.

Palavras-chave: Áreas periféricas. Comunidade-escola. Educação da periferia. Práticas pedagógicas.

Downloads 71  71  Tamanho do arquivo 4.32 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Casa familiar rural: um estudo no território da Cantuquiriguaçu-PR Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
CAMPOS, Anelize de Souza Muller

Este trabalho, objetiva verificar as etapas que envolvem as formações
desenvolvidas nas CFRs, os elementos de ensino proposto pela Pedagogia da
Alternância, explorar os fatos que levaram o fechamento destas escolas, ainda reavivar as discussões a cerca das formações oferecida pelas CFRs e trazer apontamentos que possam contribuir para a reestruturação dessas escolas e para o avanço da Educação do Campo como eixo promotor da Agroecologia, que enquanto matriz produtiva torna-se fomentadora do Desenvolvimento rural sustentável fundamental para agricultura familiar campesina. Segundo o estudo, na perspectiva de atuação que se encontra hoje as CFRs tornaram-se uma escola comum, onde não há uma diferenciação na formação política, social e autônoma, tendo como único diferencial a oferta da qualificação profissional que por sua vez também tem sido alvo de decepções, devido a falta de reconhecimento dos órgão de classes responsáveis pela regulamentação das profissões.

Palavras-chave: Agroecologia. Casa Familiar Rural. Desenvolvimento Rural.

Educação do Campo. Pedagogia da Alternância.

Downloads 71  71  Tamanho do arquivo 18.57 KB  Plataforma Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo do Programa PDE/PR: anotações sobre os avanço, limites e possibilidades de sua implementaç Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
CASTRO, Carmen Lucia Porto de

O objetivo deste trabalho é considerar a trajetória histórica do PDE/PR, os seus avanços, limites, possibilidades, e, sobretudo, que esse triplé dará à sustentação necessária a produção de novas compreensões.

Palavras-chave: Desenvolvimento. História. Paraná. Programa.

Downloads 150  150  Tamanho do arquivo 1.08 KB  Plataforma Universitária Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Trajetórias, Lugares e Encruzilhadas na Construção da Política de Educação Escolar Quilombola no Par Popular Versão: PDF
Atualização:  27/7/2017
Descrição:
CRUZ, Cassius Marcelus

Durante o final do século XX e início do XXI a população quilombola tem se afirmado como sujeito de direito. Apesar de uma realidade ainda marcada por um histórico de exclusão social e de atendimento precarizado de serviços públicos por parte do Estado, esses sujeitos e seus mediadores estão lentamente incluindo suas demandas nas agendas políticas dos governos federal, estaduais e municipais, dentre elas as demandas educacionais. Essas demandas, entretanto, ao basear-se em uma lógica estratégica de reconhecimento não se restringem à denúncia da precariedade do atual estado de atendimento, mas incluem expectativas de que as políticas públicas a serem desenvolvidas contribuam efetivamente para potencializar suas formas de vida, elevar sua autoestima social e legitimar seus padrões de autorrealização comunitária. A passagem dessas demandas, inclusas na agenda governamental, para uma etapa de especificação de alternativas é acompanhado de uma série de reformulações derivadas da inscrição das demandas em diretrizes pré-existentes, das disputas pelo modelo de projeto no qual a ação se baseia, bem como das mudanças (trocas de chefias, reestruturação do organograma, mudança de competências, etc ...) na estrutura do Estado. Procurando abordar como ocorreram essas reformulações no processo de elaboração da Proposta Pedagógica Escola Quilombola e Etnodesenvolvimento no Paraná analisa-se a partir da pesquisa em fontes e escritas, elementos que caracterizaram o ciclo vital das políticas públicas de Educação Escolar Quilombola durante o período de 2003-2010.

Palavras-chave: Educação. Políticas públicas. Educação Escolar Quilombola.

Downloads 156  156  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Diretrizes curriculares para educacao escolar quilombola: o caso da Bahia e o contexto nacional Popular Versão: PDF
Atualização:  27/7/2017
Descrição:
OLIVEIRA, Suely Noronha de

Neste trabalho me proponho a refletir sobre o surgimento de uma nova modalidade de educação, a educação escolar quilombola, no cenário das políticas públicas de educação no Brasil, destacando o debate sobre o tema como uma nova pauta para os movimentos negros e para a luta anti-racista na educação. Mais especificamente, centro-me no estudo sobre a elaboração das diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola no estado da Bahia e focalizo as motivações iniciais para construção dessa política estadual, os mediadores envolvidos, os espaços de mediação, o contexto organizativo-político e as demandas sociais relacionadas a esse processo. Durante a pesquisa, realizei entrevistas com lideranças e gestores, recolhi e analisei documentos produzidos em seminários e audiências públicas, das quais participo na condição de observadora desde 2010. O trabalho de campo aconteceu especificamente em Salvador (sede política do estado), e consistiu no acompanhamento e registro do processo de tramitação e de negociação do texto-base da política e das ações coletivas e individuais promovidas pelos envolvidos. A pesquisa construiu uma narrativa temporal analítica do processo de elaboração das diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola no estado da Bahia e sua relação com a política nacional, identificando as continuidades e descontinuidades no seu desenvolvimento. Compreender a educação escolar quilombola como categoria recente, ainda em desenvolvimento, e a elaboração de tais diretrizes como aprendizado em processo - tanto para os quilombolas, quanto para os gestores da política se faz necessário para entendê-la enquanto um campo emergente da educação, o qual ainda tem muito a ser conhecido.

Palavras-chave: Educação escolar. Quilombos. Políticas educacionais. Políticas de diversidade.

Downloads 188  188  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-Rio  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Histórias de Ébano: professoras negras de educação infantil da cidade de São Paulo Popular Versão: 
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
NUNES, Míghian Danae Ferreira

As indagações que orientam este trabalho tiveram início quando, observando o universo da Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo, não encontrei documentos suficientes que atestassem a presença das mulheres negras neste nível de ensino. A partir de uma investigação de campo em todas as trinta escolas municipais de Educação Infantil, em uma das treze diretorias de Educação da cidade, localizada em região considerada periférica, tive contato com estas mulheres, que se declararam negras, classificadas racialmente através de questionários enviados às mesmas. Realizei entrevistas com oito delas, colhendo material para o registro de suas histórias de vida e trajetórias profissionais. Apresento as experiências sensíveis das mulheres negras entrevistadas, suas relações com o trabalho pedagógico, bem como suas percepções sobre o racismo, o sexismo e o conhecimento. A partir de suas falas, a compreensão compartilhada ao final desta pesquisa, afirma a importância do magistério para as mulheres negras na atualidade, este sendo mais um lugar possível de atuação para as mesmas, naturalmente vinculadas a trabalhos vistos como inferiores na escala de prestigio social, a saber, empregadas domésticas ou lavadeiras. Esta pesquisa assinala a importância de, apesar de o racismo colaborar para o confinamento de mulheres negras em posições consideradas como subalternas em nossa sociedade, tornar-se professora de crianças pequenas, guarda outros significados, possíveis de serem entendidos somente quando mulheres negras falam sobre suas próprias vidas. Este trabalho ousa reivindicar o poder ainda presente nesta profissão, para a população negra de baixa renda, sendo este um modo possível de dar sentido à vida destas mulheres que, a despeito da falta de oportunidades, seguem sobrevivendo e negociando como podem sua existência.

Palavras-chave: Educação infantil. Mulheres negras professoras.Relatos orais de vida.

Downloads 224  224  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Olhar de si e o olhar dos outros: um itinerário através das tradições e da identidade cigana Popular Versão: PDF
Atualização:  21/12/2018
Descrição:
CASTRO, Débora Soares

Esta Dissertação de Mestrado versa sobre a história, a identidade, as representações, as tradições e a cultura dos ciganos. O principal objetivo do trabalho consiste em analisar em que medida a longa tradição cultural cigana e sua condição de povo nômade, ágrafo e excluído social e politicamente de várias formas, em vários continentes, há vários séculos, se preserva na vida cotidiana de quatro grupos de ciganos que vivem em localidades diferentes do Rio Grande do Sul, no início do século XIX. Para isso, alguns questionamentos foram suscitados: qual a origem dos ciganos? Ao longo dos séculos, como foram vistos e representados no Brasil? Tais representações correspondem a sua identidade e tradições? Em que base se fundamenta a identidade cigana? Como os porto-alegrenses vêem os ciganos e como os ciganos vêem os porto-alegrenses? Existiriam motivos para a sua não integração na sociedade e cultura brasileira? Somente através de um estudo multidisplinar foi possível responder a tais questionamentos. Utilizou-se de revisões bibliográficas, do relato oral, bem como de observação do tipo participante, feitas com famílias de residência fixa ou nômades – durante o período da pesquisa – em Porto Alegre e na região metropolitana. Recorreu-se, ainda, à aplicação e análise de instrumentos capazes de analisar quantitativa e qualitativamente as questões propostas. Diante do exposto, pretende-se demonstrar que a trajetória histórica dos grupos ciganos está imantada de representações e estas contribuem, até hoje, para a permanência e a reprodução de estereótipos sobre os ciganos.

Palavras-Chave: Ciganos. Cultura. História. Identidade. Representações. Tradição.

Downloads 238  238  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC - RS  Site http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/3760/1/000433882-Texto%2bCompleto-0.pdf
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A gestão do currículo escolar para a educação em tempo integral Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
PROVIN, Willie Anne Martins da Silva

Com o objetivo de refletir sobre as condições existentes para a gestão do currículo da escola pública em tempo integral, assim como seus impasses e desafios, este estudo analisa a estreita articulação das concepções dos termos gestão escolar, currículo escolar e educação integral com a implantação de uma educação em tempo integral nas escolas públicas estaduais do Estado do Paraná.

Palavras-chave: Currículo escolar. Educação integral. Gestão escolar.

Downloads 260  260  Tamanho do arquivo 1016 bytes  Plataforma PUC-PR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!EscolaBR: Inclusão Digital de Professores Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
MENTA, Eziquiel

A presente pesquisa tem como principal objetivo definir a inclusão digital sob a perspectiva e concepção dos professores usuários do portal EscolaBR, procurando responder à problemática construída quanto à relevância do uso das ferramentas disponíveis no portal para a promoção desta inclusão. O objeto de estudo desta pesquisa é o portal EscolaBR e seus movimentos espontâneos que possibilitaram a produção de recursos pedagógicos, discussões, estudos e pesquisas realizadas por mais de 18.000 professores de diferentes localidades do Brasil. Ao encerrar o estudo, propõem-se uma reflexão acerca da utilização de ferramentas livres que permitam aos professores criar, produzir e compartilhar conteúdos com maior autonomia em espaços alternativos e institucionais. Conclui-se, assim, que a inclusão digital do professor deve acontecer de maneira a propiciar a este a autonomia e independência tecnológica necessária, possibilitando que o professor possa criativamente incorporar e desenvolver tecnologias para favorecer a aprendizagem de seus alunos, compartilhar suas descobertas num processo colaborativo e contínuo de formação continuada. Ao compreender a inclusão digital do professor nesta perspectiva, reconhecemos o favorecimento que as ferramentas disponibilizadas no portal EscolaBR possibilitam ao professor, seja por meio da criação, do compartilhamento ou do uso pedagógico.

Palavras-chave: Inclusão Digital. Professor. EscolaBR. Software Livre.

Downloads 268  268  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Contribuições do pedagogo à prática pedagógica dos professores iniciantes: um estudo sobre a educaçã Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
BEATRIZ, Adriane Bayer Tozetto

Esta pesquisa teve como objeto de estudo as contribuições do pedagogo para a prática pedagógica dos professores iniciantes na rede estadual de ensino do Paraná, na modalidade de Educação Profissional. O pedagogo deve assumir o papel de mediador da prática pedagógica junto ao professor e suas contribuições estão voltadas à discussão de metodologias, ao direcionamento da reflexão crítica sobre a ação docente e à articulação entre os saberes, nos momentos de formação continuada e em serviço.

Palavras-chave: Educação profissional. Pedagogo. Prática pedagógica. Professores iniciantes.

Downloads 328  328  Tamanho do arquivo 1.74 KB  Plataforma UEPG  Site http://
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