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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O Conselho de Classe e sua relação com a avaliação escolar: um estudo em escolas da Rede Pública Est Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
DEBATIN, Marisa

Nesta dissertação de mestrado, o objeto de estudo centra-se no Conselho de Classe (CC) e na sua relação com a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Procurou-se entender a organização e o funcionamento do Conselho, verificando-se que tipo de avaliação é praticada nessa instância pelos professores e corpo técnico. Considera-se a avaliação do processo ensino-aprendizagem um importante instrumento que possibilita ao professor refletir sobre sua prática, identificando os avanços e dificuldades dos alunos do processo ensino-aprendizagem. O locus da pesquisa se deteve a dois estabelecimentos da rede estadual de ensino do município de Florianópolis/SC, no período de novembro do ano 2000 à dezembro do ano 2001. Optou-se pela obtenção de dados mediante os seguintes procedimentos: a) entrevistas com professores e corpo técnico afim de captar o sentido e a organização do CC; b) observação de Conselhos de 5a e 6a séries, objetivando entender o funcionamento do Conselho; c) pesquisa documental sobre a legislação que regulamenta as escolas estudadas, com o objetivo de compreender as normas de funcionamento do CC e as orientações para a avaliação. Para tanto, analisou-se os documentos legais: Proposta Curricular SC/98; Lei Complementar n.o 170/98/SC; Resolução n.o 23/2000/CEE/SC e as Diretrizes para a organização da prática escolar na educação básica: ensino fundamental e ensino médio/2000/SEE/SC. A análise dos dados de um lado apoia-se no referencial da legislação e de outro, em autores como DALBEN; ROCHA e FIRME para a compreensão do CC e LUCKESI; HOFFMANN e SACRISTÁN e GÓMEZ para o entendimento da avaliação processada na escola. A conclusão do trabalho ressalta a importância da avaliação no Conselho de Classe, seja ele participativo ou não, por entendê-lo como o espaço para os educadores refletirem a prática pedagógica na relação com a aprendizagem dos alunos. A avaliação praticada no Conselho de Classe, nas duas escolas pesquisadas, apresenta marcas do caráter conservador da prática escolar tradicional verificadas nos discursos de alguns sujeitos da pesquisa e na observação dos Conselhos. Isso mostra o quanto a proposta da legislação para uma avaliação fundamentada na abordagem histórico-cultural ainda se encontra pouco contemplada no processo de avaliação do CC. Mesmo assim, a pesquisa evidencia que a realidade não é linear. Há também um movimento em favor da democratização do ensino na prática de avaliação por parte dos professores e Corpo Técnico das escolas pesquisadas. Isso significa dizer que se encontram profissionais, no interior da escola, que ainda lutam por ideais de um ensino público com qualidade.

Palavras-chave: Conselho de Classe. Avaliação escolar. Escola pública.

Downloads 7346  7346  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site http://www.tede.ufsc.br/tedesimplificado/
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O ensino da Filosofia da Educação no Ensino Médio de Campinas-SP: da crise de identidade à desestru Popular Versão: 
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
SILVA, Marcelo Donizete da

O princípio fundamental desta pesquisa é, dentro da perspectiva ética e política, discutir o ensino da Filosofia da Educação na realidade educacional do Ensino Médio, mais especificamente, o Curso Normal (magistério) das escolas da região Metropolitana de Campinas-SP. Pretendemos resgatar alguns dos contextos históricos (LDB 5692/1971 e 9.394/1996) que foram permeando a concepção desse ensino até a atualidade.

Palavras-chave: Educação. Ensino. Ensino de Segundo Grau. Professores. Práxis (Filosofia).

Downloads 979  979  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Parâmetros organizacionais e sócio-antropológicos no estudo das relações autoridade/escola: uma ab Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
VIEIRA, Karina Augusta Limonta

Esse trabalho é um estudo das relações autoridade/escola diante dos parâmetros organizacionais e sócio-antropológicos. Inicio o trabalho com uma análise crítica da dissertação de Helenir Suano: Relações de autoridade: diretor e professores em escolas estaduais de 1º grau – resultados preliminares. Em seguida, introduzimos as teorias da abordagem clássica e da complexidade no sentido de encaminhar para um pensamento voltado para a sensibilidade. Dessa forma os estudos se desenvolvem diante da teoria do comportamento organizacional, das metáforas da organização, da sócio-antropologia do poder, da pós-modernidade e da cultura brasileira. Nessa perspectiva, observamos que as relações autoridade/escola ultrapassam o contexto organizacional escolar, dando margem a relações sensíveis diante de um contexto cultural diferenciado.

Palavras-chave: Escolas. Comportamento organizacional. Cultura organizacional. Antropologia social.

Downloads 2425  2425  Tamanho do arquivo 657.15 KB  Plataforma Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita F  Site http://www.unesp.br/
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Política de Formação de Professores Mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação: Análise d Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
ALBERTI, Eliane do Rocio

Este trabalho tem como objeto de análise a formação de professores pelo Programa Especial de Capacitação para Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, em serviço, na modalidade semipresencial. Partindo do estudo das políticas educacionais implementadas a partir da década de 90, que tiveram seu início com a Constituição de 1988 e que culminaram com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, e com atenção especial na formação de professores, fez-se uma breve retrospectiva do surgimento dos Institutos Superiores de Educação e do Curso Normal Superior, explicitando suas contradições enquanto espaço alternativo de formação. Na seqüência, é feita uma análise sobre a Educação a Distância no país e alguns programas destinados à capacitação/qualificação de professores, nessa modalidade de ensino. O estudo empírico é realizado em um município da região metropolitana de Curitiba/PR, através do levantamento de documentos, entrevistas com tutores, observações em telessalas e aplicação de questionários estruturados aos tutores e alunos/docentes do programa. O principal objetivo da pesquisa foi o de investigar como se dá a apropriação e o aproveitamento da proposta de educação do programa denominado Curso Normal Superior, que utiliza como forma de mediação do processo educativo dos alunos/docentes os recursos da Educação a Distância, em especial as Tecnologias de Informação e Comunicação. Dentre as constatações que o trabalho proporcionou, estão a comprovação de que a proposta de educação propiciada pelo Programa Especial de Capacitação para Docência conduz ao aligeiramento na formação, já que está fundamentada em uma concepção pragmatista e utilitarista de educação, assim como reafirma a condição de expropriação e desqualificação a que os professores vêm sendo submetidos historicamente.


Palavras-chave: Formação de Professores; Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Programa Especial de Capacitação para a Docência.

Downloads 1302  1302  Tamanho do arquivo 588.19 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppgeufpr.pr.gov.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Projetos Transdisciplinares: uma Possibilidade de Educação Centífico-Tecnológica e Sócio-Histórica  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
COSTA, Margarete Terezinha de Andrade

A presente dissertação tem como objetivo entender, por meio do materialismo histórico dialético, um processo transdisciplinar concreto, exercitado em uma escola de Curitiba, por uma comunidade escolar, professores, estudantes, funcionários, pais de alunos, durante o ano letivo de 2001. Entender significa buscar nesta experiência transdisciplinar, através de uma compreensão elaborada (concreto pensado), contribuições para o processe pedagógico. E verificar, dentro de uma realidade construída em bases disciplinares (empírico – a realidade dada), quais são as possibilidades concretas de implementação de projetos inovadores nas escolas em face das suas condições materiais (abstração – reflexões). Mesmo tendo consciência da dificuldade de se alcançar uma efetivação da prática transdisciplinar no seio das escolas, ela precisa ser permanentemente buscada, para se chegar à autêntica razão de ser da instituição escolar: “ preparar cidadãos e cidadãs para compreender, julgar e intervir em sua comunidade, de forma responsável, justa, solidária e democrática (Morin, 2003), pois não faz sentido pensar a realidade sem perceber que se é parte do funcionamento da sociedade, determinandoa e sendo determinados por ela. Porquanto a consciência somente se forma na ação transformadora, coletiva, consciente e organizada. A investigação realizase com uma rápida análise da Reformas Educativas e através do método materialista histórico dialético fez-se um apanhado histórico de diversas contribuições teóricas a respeito da disciplinaridade e da não disciplinaridade: multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, com a finalidade de ampliar a compreensão do problema central: a contribuição de projetos transdisciplinares para o trabalho pedagógico. Voltou-se o olhar, também, sobre os trabalhos com projetos escolares. Apresenta-se o histórico da realização do proejto transdisciplinar no espaço da pesquisa e a análise dos dados descrição do desenvolvimento do projeto em 2001. E, por fim, a conclusão do trabalho que traz uma reflexão sobre a organização do trabalho escolar e suas possibilidades.

Palavras-chave: Disciplinaridade. Multidisciplinaridade. Pluridisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Tecnologia e Educação no Paraná: Desafios do Dia a Dia Popular Versão: 
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
MACHADO, Ana Cláudia Bastian

A presente pesquisa busca registrar a história das políticas em tecnologias educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná no período de 2003 a 2009, enfocando o trabalho da Diretoria de Tecnologias Educacionais e suas coordenações no propósito de democratizar o acesso, proporcionando infraestrutura e formação continuada dos docentes da rede estadual de ensino do Paraná, destacando algumas práticas diferenciadas de professores(as) e assessores(as) pedagógicos(as) no que tange à apropriação tecnológica e uso das tecnologias no âmbito escolar.

Palavras-chave: Tecnologias Educacionais. Educação. Prática. Portal Dia a dia Educação. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Cultura.

Downloads 4776  4776  Tamanho do arquivo 7.81 KB  Plataforma UTFPR  Site 
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo do e no processo de implantação no estado do Paraná do PROEJA:problematizando as causas da Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
ALMEIDA, Adriana de

Esta pesquisa realizou um estudo do e no processo de implantação no Estado do Paraná do Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. Teve como objetivo analisar aspectos da eficiência política e social do Programa, bem como problematizar possíveis condições para a efetividade social do Proeja, por meio do perfil socioeconômico e as razões da evasão no ano de 2008 no Estado do Paraná. Para esse fim, tomou como referencial de análise o processo histórico construído pela Educação Profissional e sua relação com a Educação de Jovens e Adultos.

Palavras-chave: Proeja. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Evasão Escolar. Política Pública.

Downloads 1145  1145  Tamanho do arquivo 781.13 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppge.ufpr.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Grêmio Estudantil e participação do estudante: limites e possibilidades para o processo de emancipaç Popular Versão: PDF
Atualização:  5/12/2016
Descrição:
BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona.


O trabalho apresenta um estudo sobre os grêmios estudantis que atuam em escolas da rede estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa, situadas em regiões de periferias. O objetivo da pesquisa foi analisar os limites e as possibilidades desses grêmios estudantis, enquanto instância colegiada de representação discente, para o processo de emancipação nas comunidades em que se inerem. A questão que norteou a pesquisa foi: Em que medida o grêmio estudantil pode contribuir para o processo de emancipação na atual sociedade capitalista? O objeto da pesquisa é composto por seis grêmios estudantis que atuam em escolas de Ensino Médio nas periferias e os objetivos específicos que nortearam as reflexões foram: a) Contextualizar os movimentos estudantis brasileiros que antecederam os grêmios estudantis; b) Identificar os objetivos, explícitos ou não, que orientam as atividades e projetos desenvolvidos pelos grêmios estudantis; c) Explicitar as concepções que norteiam a organização da atuação discente em grêmios estudantis das realidades pesquisadas. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com os alunos que presidem os grêmios estudantis selecionados para a pesquisa, também foram analisados documentos como as atas dos grêmios e os Manuais e cartilhas de autoria da SEED-PR e do Instituto Sou da Paz. As entrevistas foram transcritas, analisadas e categorizadas, considerando: a autonomia dos alunos que atuam junto aos grêmios, os projetos desenvolvidos pelas agremiações, o processo eleitoral, a emancipação política e a emancipação humana. Como aporte teórico foi utilizado o Materialismo Histórico e Dialético, com a contribuição de autores como: Poermer (1979), Gramsci (1978, 2001), Mandel (1979), Marx (2001, 2010), Tonet (2005, 2010), Sanfelice (1986, 2008), os quais auxiliaram tanto para o estabelecimento do diálogo com o referencial teórico como para o entendimento de como se configurou o movimento estudantil até se chegar a estrutura atual dos grêmios estudantis. Os resultados da pesquisa evidenciam que os direcionamentos políticos expressos nos Manuais e cartilhas de produção da SEED, PR e do Instituto Sou da Paz, se refletem nos projetos e atividades desenvolvidas pelas agremiações. Também foi possível perceber que a equipe gestora limita e cerceia a participação dos alunos junto aos grêmios estudantis, contribuindo, dessa forma para inibir uma atuação estudantil comprometida por objetivos emancipadores. A pesquisa concluiu portanto, que os grêmios estudantis pesquisados não contribuem para o processo de emancipação e que o exercício da emancipação política é apresentado de forma fragilizada.


Palavras-chave: Grêmio Estudantil. Participação discente. Capitalismo. Emancipação humana. Emancipação Política.

Downloads 2204  2204  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: Representações de Professores PDE Popular Versão: PDF
Atualização:  24/5/2017
Descrição:
SIQUEIRA, Ana Paula de Moraes de

Esta dissertação tem como foco a formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Considerando a história recente da formação de professores, destacamos que estes processos vêm sofrendo uma significativa reconfiguração para atender as indicações de organismos internacionais. Influindo sobre maneira no desenvolvimento profissional docente. Frente a esse cenário, tomamos como referência a proposta de formação continuada Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR) iniciativa do Estado do Paraná, para redimensionar as práticas docentes. O PDE se baseia na relação teoria-prática partindo do pressuposto de reconhecimento dos docentes enquanto produtores de conhecimento. Em pesquisa já realizada constatamos que os professores muitas vezes priorizam o PDE como avanço na carreira (SIQUEIRA, 2014). Nesse sentido, propomos como pergunta de pesquisa: Quais as representações sociais de professores PDE/2013, sobre formação continuada e sua relação com o desenvolvimento profissional docente? Nos apropriamos dos estudos sobre a Teoria das Representações Sociais, com foco na Teoria do Núcleo Central, apoiando-se nas pesquisas de Moscovici (2003, 2012), Jodelet (2001, 2011), Abric (1994, 2001), entre outros. A pesquisa qualitativa surgiu como metodologia apropriada. Bogdan, Biklen (1994) e Franco (2008), foram os principais aportes. Marcelo García (1999), Marcelo (2009), Roldão (2009); Imbernón (2009), foram referencias importantes para a discussão sobre desenvolvimento profissional. Realizamos o teste de evocação de palavras, o questionário sobre o PDE e de perfil. Participaram do estudo 38 professores, a maioria mulheres com mais de 46 anos e pelo menos 10 anos de contribuição ao Estado. Investigando a proposta do PDE, buscamos nos resumos dos artigos, proposta de finalização do PDE, os principais termos empregados. Destaca-se “aluno”, “educação”, “trabalho”, indicando que as propostas se focam nas dificuldades e nos desafios enfrentados pelos professores em seu trabalho docente. Analisando os termos evocados as palavras “conhecimento”, “estudo” e “experiência”, aparecem enquanto provável núcleo central das representações sobre formação continuada. Inferimos que os professores concebem a formação enquanto espaço de estudo para a construção de conhecimento, este respaldado pela experiência. Considerando essa formação ao longo do desenvolvimento profissional. Para reafirmar o provável núcleo central utilizamos o software Iramuteq para a análise de similitude. Nelas podemos destacar que “conhecimento” e “estudo”, se corporificam em dois blocos com alto grau de conexidade, reafirmando o provável núcleo central. As respostas obtidas pelo questionário sobre o PDE, foram processados pelo Método de Classificação hierárquica descendente (CHD). Seis classes foram formadas, essas classes serviram de base para a construção de cinco categorias de análise tendo em vista as características pontuadas por Marcelo (2009), para o desenvolvimento profissional docente: “prático-reflexivo”, “Universidade ? Escola”, “processo colaborativo”, “ser professor PDE” e “SEED” Observamos que as questões que apareceram no provável núcleo central são trabalhadas quando os professores falam sobre o PDE. Refletimos que a proposta de formação do PDE, traz elementos que podemos considerar que contribuem para o desenvolvimento profissional docente. Contudo, nas representações algumas questões aparecem, como a não oportunidade da formação para todos os professores, a questão do empoderamento do professor, categorizando sentimentos performativos no espaço escolar.

Palavras-chave: PDE. Formação continuada. Desenvolvimento profissional docente.

Downloads 1881  1881  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-PR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Trajetórias, Lugares e Encruzilhadas na Construção da Política de Educação Escolar Quilombola no Par Popular Versão: PDF
Atualização:  27/7/2017
Descrição:
CRUZ, Cassius Marcelus

Durante o final do século XX e início do XXI a população quilombola tem se afirmado como sujeito de direito. Apesar de uma realidade ainda marcada por um histórico de exclusão social e de atendimento precarizado de serviços públicos por parte do Estado, esses sujeitos e seus mediadores estão lentamente incluindo suas demandas nas agendas políticas dos governos federal, estaduais e municipais, dentre elas as demandas educacionais. Essas demandas, entretanto, ao basear-se em uma lógica estratégica de reconhecimento não se restringem à denúncia da precariedade do atual estado de atendimento, mas incluem expectativas de que as políticas públicas a serem desenvolvidas contribuam efetivamente para potencializar suas formas de vida, elevar sua autoestima social e legitimar seus padrões de autorrealização comunitária. A passagem dessas demandas, inclusas na agenda governamental, para uma etapa de especificação de alternativas é acompanhado de uma série de reformulações derivadas da inscrição das demandas em diretrizes pré-existentes, das disputas pelo modelo de projeto no qual a ação se baseia, bem como das mudanças (trocas de chefias, reestruturação do organograma, mudança de competências, etc ...) na estrutura do Estado. Procurando abordar como ocorreram essas reformulações no processo de elaboração da Proposta Pedagógica Escola Quilombola e Etnodesenvolvimento no Paraná analisa-se a partir da pesquisa em fontes e escritas, elementos que caracterizaram o ciclo vital das políticas públicas de Educação Escolar Quilombola durante o período de 2003-2010.

Palavras-chave: Educação. Políticas públicas. Educação Escolar Quilombola.

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