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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Eu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar ... Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FERNANDES, Cinthia Votto

Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa cuja proposta foi investigar como as crianças, em suas interações, produzem significados em relação ao seu pertencimento a um grupo etário e com outro grupo de idade na instituição escolar, com o objetivo de evidenciar o que as crianças pensam e como são as suas relações nas escolas graduadas por idade, bem como as relações entre os grupos de crianças.

Palavras-chave: Cultura . Criança. Escola . Educação infantil . Ensino Fundamental.

Downloads 1627  1627  Tamanho do arquivo 1.12 MB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O que é ser criança e viver a infância na escola: uma análise da transição da educação infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
AMARAL, Arleandra Cristina Talin do

O presente trabalho buscou compreender o que é ser criança e viver a infância na escola. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de idade entre cinco e seis anos, que freqüentavam uma turma do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, em uma escola de educação integral no município de Curitiba. O marco referencial está articulado com uma concepção que identifica a criança como um sujeito social, atuante, capaz de posicionar-se frente às experiências vivenciadas em seu cotidiano. Como metodologia, optou-se por desenvolver uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, que teve a observação, registrada em "diário de bordo", como principal instrumento de coleta de dados na pesquisa de campo. O texto destaca a ampliação do ensino fundamental, retratando as peculiaridades desse processo no Estado do Paraná, onde o ensino fundamental de nove anos, contrariando a legislação nacional, foi implementado para muitas crianças de cinco anos e a transição da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos aconteceu, de forma atípica, no decorrer do ano letivo de 2007. Assim, o foco principal foi analisar as estratégias que as crianças constroem, entre elas e com os adultos, para apropriação dos processos educativos na transição da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Para tanto abordam-se as mudanças ocorridas na organização do trabalho pedagógico no interior da escola, buscando identificar as perspectivas das crianças sobre o que é ser criança e viver a infância na escola. Como resultados da pesquisa destaca-se que os posicionamentos das crianças, quanto à transição da educação infantil para o ensino fundamental, indicaram que o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos tem exigências em demasia e que, na educação infantil, o tempo é melhor distribuído. As análises das estratégias utilizadas pelas crianças para apropriarem-se dos processos educativos na transição da educação infantil para o ensino fundamental, possibilitaram perceber que elas criam estratégias individuais e coletivas para, ora atender, ora subverter as regras, utilizando transgressões criativas que lhes possibilitam encontrar brechas para exteriorizar sua ludicidade, criando espaços para brincar dentro e fora de sala de aula. Os diálogos e interações das crianças, com seus pares e com os adultos apontaram que elas possuem um entendimento abrangente do mundo, uma vez que discutem temáticas complexas como gênero, classe, raça-etnia, apresentando um repertório para o debate muito maior do que o explorado pela escola. Como considerações finais, reitera-se o entendimento da criança como um sujeito social e histórico, que produz cultura e é nela produzido, sendo, portanto, um interlocutor legítimo das pesquisas educacionais voltadas à compreensão da infância. Ressalta-se, ainda, a importância do diálogo com as crianças, como uma possibilidade de contribuir para uma mudança de paradigma que culmine na construção de propostas pedagógicas mais coerentes com as especificidades das muitas infâncias e, na questão específica da mudança para o ensino fundamental de nove anos, as crianças consideraram a antecipação que vivenciaram como repleta de impropriedades.


Palavras-chave: Infâncias. Crianças. Culturas Infantis. Ensino Fundamental de nove anos. Educação Infantil.


Downloads 1296  1296  Tamanho do arquivo 2.74 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppgeufpr.pr.gov.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A relação estado/município na passagem da 4ª para a 5ª série em Curitiba  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BARBOSA, Aparecida Reis

O presente trabalho tem como objeto de estudo a relação Estado/Município na passagem da 4ª para a 5ª série do ensino fundamental em Curitiba. Compreende-se que o modelo de municipalização das séries iniciais e estadualização das séries finais desenvolvido no Paraná é permeado pela lógica financeiro-administrativa e aprofundado na década de 1990, sob a justificativa da modernização dos processos de gestão, racionalização, eficiência e eficácia, presentes na reforma gerencial do Estado brasileiro e respaldado pelo modelo de federalismo, que se configura com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e o regime de colaboração explicitado na Lei n. 9.394/96. No Paraná a particularidade do modelo de municipalização se constitui em uma política de Estado, desde a década de 1970. Destaca-se a participação direta do município de Curitiba na construção desse modelo, com a municipalização de 1ª a 4ª série e estadualização da 5ª a 8ª série, indicando a necessidade da construção de políticas educacionais articuladoras na passagem da 4ª para a 5ª séries. A análise aponta para a contradição existente na política nacional de municipalização do ensino, remetendo para o local a efetivação da única etapa da educação básica que tem caráter universal e obrigatório. Os dados empíricos revelam uma crescente precarização da oferta do ensino fundamental em Curitiba, com déficit de vagas em determinadas regiões da cidade. Indica, ainda, que esse modelo de municipalização cria duas redes distintas, articuladas apenas por critérios técnicos e com medidas de enfrentamento unilaterais, longe de dar ao ensino fundamental uma unidade como sistema. Por isso, as alternativas acabam por expressar um caráter localista, fragmentado e unilateral. O esforço empreendido este estudo foi o de compreender a relação Estado/Município na passagem da 4ª para a 5ª série em Curitiba, para além da aparência, apontando as determinações históricas, sociais e situando algumas contradições do modelo colaborativo, que se materializa no binômio municipalização/estadualização do ensino fundamental. Nessa perspectiva, buscou-se apontar limites, mas também as possibilidades de superação do que está posto como pronto e acabado, no que se refere ao regime colaborativo.

Palavras-chave: Federalismo. Regime de colaboração. Municipalização do ensino.

Downloads 1272  1272  Tamanho do arquivo 3.94 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppge.ufpr.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo do e no processo de implantação no estado do Paraná do PROEJA:problematizando as causas da Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
ALMEIDA, Adriana de

Esta pesquisa realizou um estudo do e no processo de implantação no Estado do Paraná do Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. Teve como objetivo analisar aspectos da eficiência política e social do Programa, bem como problematizar possíveis condições para a efetividade social do Proeja, por meio do perfil socioeconômico e as razões da evasão no ano de 2008 no Estado do Paraná. Para esse fim, tomou como referencial de análise o processo histórico construído pela Educação Profissional e sua relação com a Educação de Jovens e Adultos.

Palavras-chave: Proeja. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Evasão Escolar. Política Pública.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Os Conselhos Escolares e o processo de democratização: história, avanços e limitações Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Janaina Aparecida de Mattos

Esta proposta de estudo tomou como objeto de estudo os conselhos escolares na rede estadual de ensino paranaense. A análise parte da proposição dos trabalhadores em educação desde a década de 80, no processo de redemocratização do país. Analisou-se criticamente a política de implantação e o modo de funcionamento dos conselhos escolares na rede estadual paranaense referente ao período de 1991-2006. Seu intento foi contribuir para a compreensão de quanto esse órgão colegiado no estado do Paraná possibilitou de fato a constituição de uma gestão escolar baseada na perspectiva da democratização das relações de poder e de conhecimento no interior da escola, com a participação da comunidade escolar no processo de decisão das questões nucleares da escola. Procurou-se compreender as orientações e os desdobramentos da gerência empresarial na gestão da escola e as implicações sofridas na escola pública paranaense em relação ao Conselho Escolar e a Associação de Pais e Mestres, principalmente na segunda metade da década de 90, em que há uma “reconfiguraçao” desses em consonância com as novas determinações do capital. Buscou-se levantar e discutir, em linhas gerais, as orientações e os encaminhamentos presentes nas diretrizes das políticas educacionais nos atuais governos em nível federal e em nível estadual em relação ao Conselho Escolar e à Associação de Pais e Mestres.

Palavras chave: Conselhos escolares. Gestão democrática. Administração colegiada na escola pública. Participação da comunidade na escola.

Downloads 2830  2830  Tamanho do arquivo 2.07 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ufpr.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Um projeto arquitetural para sistemas neuropedagógicos integrados Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Paula Andréa Prata

O desenvolvimento cognitivo é condição sine qua non para o desenvolvimento pleno do ser humano. O indivíduo cumpre seu ideal de desenvolvimento cognitivo mediante a uma série de condições endógenas e exógenas. Dessa forma, é importante fornecer mecanismos de acesso ao desenvolvimento cognitivo de forma ampla e democrática. O presente trabalho apresenta um modelo arquitetural para a realização de jogos neuropedagógicos e de sistemas integrados de plataformas para atendimento a crianças de diferentes grupos de risco.

Palavras-chave: Arquitetura de sistemas. Sistemas neuropedagógicos. Sistemas integrados. Jogos. Metacognição. Cognição. Neuropedagogia. Neuropedagógicos.

Downloads 2871  2871  Tamanho do arquivo 5.69 MB  Plataforma Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  Site http://www.ufrj.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A formação Histórica e política do professor leigo no Brasil: um estudo de caso sobre o Proformação Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
AGUIAR, Ranieri Roberth Silva de

O presente trabalho teve como objetivo analisar histórica e politicamente, à luz da legislação brasileira de ensino, as políticas públicas de formação docente no Brasil, verificando quais as razões da permanência de professores leigos nos quadros do magistério público, como e por que esses profissionais se tornaram uma solução-problema para o combate ao analfabetismo nas mais longíquas regiões do país, onde não há professores habilitados.

Palavras-chave: Formação de Professores. Professor leigo. Educação a distância. Valorização docente.

Downloads 4596  4596  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades EST  Site http://www.est.edu.br/biblioteca
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação da Aprendizagem: concepções e práticas de formadores de professores Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
NEVES, Isabel Cristina

Este trabalho de pesquisa tem como tema as concepções e práticas de avaliação de formadores de professores dos cursos de licenciatura. Seus objetivos são: a) identificar, descrever e analisar concepções e práticas avaliativas dos formadores de professores; b) enfocar a avaliação crítico-formativa como possibilidade de aplicação no ensino superior; c) contribuir para as discussões sobre as práticas de avaliação utilizadas nos cursos de licenciatura e suas consequências na formação dos futuros professores. Neste trabalho, resgata-se a história da escola, da avaliação e do trabalho do professor; analisa-se comparativamente a avaliação tradicional e a crítica, sob o contexto capitalista, cujos interesses velados influenciam as ações pedagógicas. Busca-se, também, entender o processo que envolve a formação do professor nos espaços dos cursos de licenciatura. Enfatiza-se a avaliação crítico-formativa por valorizar a reflexão e se aproximar da perspectiva da reconstrução social. Os resultados dessa pesquisa apontam para a necessidade de um trabalho contínuo de formação entre os formadores, que questione suas representações de avaliação e de aprendizagem, visando à tomada de consciência de suas práticas e propondo alternativas de mudanças nas estratégias de avaliação da aprendizagem no ensino superior.

Palavras-chave: Avaliação. Ensino-aprendizagem. Ensino superior. Licenciaturas. Formação de professores.

Downloads 1659  1659  Tamanho do arquivo 1.25 MB  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG  Site http://www.uepg.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Inclusão Escolar: um olhar na especificidade da aprendizagem do aluno com deficiência mental incluso Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
GOMES, Walquiria Onete

Este trabalho analisa as condições que caracterizam o processo de inclusão escolar de crianças em situação de deficiência mental em escolas, da rede pública estadual e municipal de ensino do Estado do Paraná. Foram identificadas as contradições entre proclamações discursivas e a realidade escolar, na qual se defrontam professores, alunos e ausência de formação de recursos adequados. Ao longo das interpretações, algumas questões assumiram relevância, destacando-se a implementação do processo inclusivo na contra-mão da legislação vigente. Pode-se antecipar que a criança em situação de deficiência mental está sendo lesada em seus direitos educacionais, no que tange ao apoio especializado, previsto legalmente. O mérito da pesquisa reside na geração de inúmeros outros temas, alavancadores de um processo de inclusão, democratizador da prática pedagógica desenvolvida pelas escolas regulares.

Palavras-chave: Deficiência Mental. Inclusão. Adaptações Curriculares.

Downloads 3692  3692  Tamanho do arquivo 1.54 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ufpr.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O papel da escola : obstáculos e desafios para uma educação transformadora Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Márcia Silvana Silveira

O trabalho tem como objetivo abordar o papel da escola e a temática da educação. Tendo presente a situação do ensino no Brasil, reforço a ideia que aponta a escola como um espaço privilegiado de luta, mesmo no seio de um sistema antisolidário e excludente; mas, considero que é de fundamental importância reconhecer os mecanismos que dão sustentação ao fazer escolar nas práticas cotidianas, buscando identificar os instrumentos reprodutores e segregadores da educação brasileira.
Este trabalho é um recorte da realidade educacional do Brasil e uma tentativa de entender os obstáculos e os desafios da prática escolar. A partir dessas informações, procuro compreender as contradições e os conflitos pertinentes à prática educativa, no intuito de buscar o entendimento do papel da Escola e a compreensão do ideário dos sujeitos a respeito de conhecimento/educação/ política/mercado/ trabalho.

Palavras-chave: Colégio Nossa Senhora da Glória - Porto Alegre -Rio Grande do Sul . Democratização do ensino . Pedagogia . Educação transformadora . Prática pedagógica . Professor .

Downloads 3542  3542  Tamanho do arquivo 1.12 MB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br
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