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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A Pedagogia da migração do software proprietário para o livre: uma perspectiva freiriana Popular Versão: 2007
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ALENCAR, Anderson Fernandes de

Esta dissertação é resultado do trabalho de pesquisa no intuito de refletir acerca de uma proposta de migração do software proprietário para o software livre que contemple elementos do pensamento do filósofo Álvaro Vieira Pinto e do educador Paulo Freire.

Palavras-chave: Migração. GNU/LINUX. Software livre. Paulo Freire. Pedagogia.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: Representações de Professores PDE Popular Versão: PDF
Atualização:  24/5/2017
Descrição:
SIQUEIRA, Ana Paula de Moraes de

Esta dissertação tem como foco a formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Considerando a história recente da formação de professores, destacamos que estes processos vêm sofrendo uma significativa reconfiguração para atender as indicações de organismos internacionais. Influindo sobre maneira no desenvolvimento profissional docente. Frente a esse cenário, tomamos como referência a proposta de formação continuada Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR) iniciativa do Estado do Paraná, para redimensionar as práticas docentes. O PDE se baseia na relação teoria-prática partindo do pressuposto de reconhecimento dos docentes enquanto produtores de conhecimento. Em pesquisa já realizada constatamos que os professores muitas vezes priorizam o PDE como avanço na carreira (SIQUEIRA, 2014). Nesse sentido, propomos como pergunta de pesquisa: Quais as representações sociais de professores PDE/2013, sobre formação continuada e sua relação com o desenvolvimento profissional docente? Nos apropriamos dos estudos sobre a Teoria das Representações Sociais, com foco na Teoria do Núcleo Central, apoiando-se nas pesquisas de Moscovici (2003, 2012), Jodelet (2001, 2011), Abric (1994, 2001), entre outros. A pesquisa qualitativa surgiu como metodologia apropriada. Bogdan, Biklen (1994) e Franco (2008), foram os principais aportes. Marcelo García (1999), Marcelo (2009), Roldão (2009); Imbernón (2009), foram referencias importantes para a discussão sobre desenvolvimento profissional. Realizamos o teste de evocação de palavras, o questionário sobre o PDE e de perfil. Participaram do estudo 38 professores, a maioria mulheres com mais de 46 anos e pelo menos 10 anos de contribuição ao Estado. Investigando a proposta do PDE, buscamos nos resumos dos artigos, proposta de finalização do PDE, os principais termos empregados. Destaca-se “aluno”, “educação”, “trabalho”, indicando que as propostas se focam nas dificuldades e nos desafios enfrentados pelos professores em seu trabalho docente. Analisando os termos evocados as palavras “conhecimento”, “estudo” e “experiência”, aparecem enquanto provável núcleo central das representações sobre formação continuada. Inferimos que os professores concebem a formação enquanto espaço de estudo para a construção de conhecimento, este respaldado pela experiência. Considerando essa formação ao longo do desenvolvimento profissional. Para reafirmar o provável núcleo central utilizamos o software Iramuteq para a análise de similitude. Nelas podemos destacar que “conhecimento” e “estudo”, se corporificam em dois blocos com alto grau de conexidade, reafirmando o provável núcleo central. As respostas obtidas pelo questionário sobre o PDE, foram processados pelo Método de Classificação hierárquica descendente (CHD). Seis classes foram formadas, essas classes serviram de base para a construção de cinco categorias de análise tendo em vista as características pontuadas por Marcelo (2009), para o desenvolvimento profissional docente: “prático-reflexivo”, “Universidade ? Escola”, “processo colaborativo”, “ser professor PDE” e “SEED” Observamos que as questões que apareceram no provável núcleo central são trabalhadas quando os professores falam sobre o PDE. Refletimos que a proposta de formação do PDE, traz elementos que podemos considerar que contribuem para o desenvolvimento profissional docente. Contudo, nas representações algumas questões aparecem, como a não oportunidade da formação para todos os professores, a questão do empoderamento do professor, categorizando sentimentos performativos no espaço escolar.

Palavras-chave: PDE. Formação continuada. Desenvolvimento profissional docente.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O supervisor que virou pedagogo: uma análise da significação do supervisor de ensino no estado do PR Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Silvana Barbosa de

Houve mudança na atuação do supervisor de ensino, com a imposição da Lei Complementar 103/2004, que o transformou em professor pedagogo no estado do Paraná? Ao proceder a tal investigação, assumi uma postura reflexiva sobre minha própria prática, trazendo elementos reais e concretos para dar sentido à teoria explicitada. Outra preocupação é caracterizar a identidade do supervisor de ensino, especialista em educação, transformado em professor pedagogo, na atual gestão do governo do estado do Paraná. Estruturalmente, o presente trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro, faço uma explanação histórica para contextualizar o curso de Pedagogia no Brasil e o supervisor de ensino em cada época. No segundo, faço uma análise da nova configuração desse especialista no estado do Paraná. Analiso o novo pedagogo e a questão da docência como base para sua formação. Analiso as influências das orientações do Banco Mundial nas políticas educacionais, as quais refletem uma política neoliberal, estabelecida pela reorganização do capitalismo na atual fase do processo de globalização. Estudo a possibilidade de ser o Projeto Político Pedagógico um instrumento-base para a ação do novo pedagogo. No terceiro, analiso os dados coletados na pesquisa de campo, a partir do entendimento dos próprios supervisores de ensino sobre a questão da mudança. Com este planejamento, o objetivo geral do trabalho é investigar, através do processo histórico, as implicações teóricas e políticas que refletem na prática do supervisor de ensino. A pesquisa de campo aponta para o perfil do pedagogo do NRE Londrina, além das concepções de mudanças ocorridas no interior da escola, como amostra do que ocorre no estado do Paraná.

Palavras-chave: Educação. Supervisão de ensino - Educação.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Desenvolvimento Pessoal para o Exercício do Papel do Educador na Escola do Futuro Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GUERRA, Marcelo Karam

Este trabalho insere-se na linha atual de preocupações advindas de uma sociedade pós-moderna em constante transformação e mudanças de paradigma. A educação não poderia ficar de fora destas transformações e, portanto, está passando por um período de crise. Esta ocorre devido às profundas alterações a partir da segunda metade do século XX, na vida social e cultural que afetaram diretamente a educação e o papel do educador, seja em seu senso estrito, como profissional da educação, professor, coordenador educacional, orientador pedagógico, gestor escolar. Preparar-se para a mudança significa uma tomada contínua de consciência que implica em aprender, desaprender e reaprender, identificando e desenvolvendo recursos e potencialidades. Quanto mais conscientes as pessoas estiverem de quem elas são, de como elas pensam e agem, quais são seus medos e angústias, suas crenças e valores, forças e fraquezas, mais fácil será este processo de mudança, da ação mediante o conhecimento e da aprendizagem através da vivência. A educação necessita redefinir-se para atender às novas exigências, e no seu interior o professor é a peça-chave para que estas alterações sejam concretizadas de maneira segura e eficiente. Nesse contexto, o professor necessita desenvolver novas competências, porque estas influenciarão a sua forma de ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. A pesquisa de campo foi feita com professores do Curso Normal Superior com Mídias Interativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A busca de referencial teórico para fundamentar a pesquisa sobre as mudanças de contexto que estão interferindo no papel do professor foi realizada com pesquisa bibliográfica que implicou consultas a bibliotecas, revistas técnicas, internet. Para o levantamento de dados optou-se pela linha de pesquisa quantitativa, cujo instrumento de coleta foi um questionário estruturado. Os processo de mudança de cultura exige revisão de crenças pessoais de seus dirigentes e colaboradores servindo de estímulo à reflexão sobre tais mudanças no contexto educacional, foi proposto um treinamento para desenvolver estas competências.

Palavras-Chave: Competências. Mudança. Paradigma Sistêmico.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A ação comunicativa na práxis pedagógica : um estudo a partir de Habermas Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
RUIZ, Maria José Ferreira

Esta pesquisa busca analisar as contribuições da ação comunicativa habermasiana ao ambiente escolar. Parte da crítica à racionalidade moderna e enfatiza a forma como a racionalidade instrumental reflete na educação. Considera que desenvolver uma proposta educacional pautada na ação comunicativa é um desafio, já que a escola é ainda bastante permeada pela razão instrumental. Nesse locus, por vezes, os fins acabam por justificar os meios, valorizando-se mais os resultados estatísticos do que o processo em si mesmo. A escola, dessa forma, passa a ser “colonizada” pelo mundo sistêmico. A pesquisa discute como alguns estudiosos da educação veem a possibilidade de aproximação das ideias da razão comunicativa à escola, como contraponto à racionalidade instrumental que reifica o homem, assim como a natureza. Nesse prisma, defende que essa aproximação traria suporte para uma gestão escolar democrática na qual a comunicação entre todos os atores envolvidos no processo estaria presente de forma institucional, tornando-se uma possibilidade de melhoria nos conflitos que assolam esse meio. Apresenta alguns princípios da “Teoria da ação comunicativa” e da “Teoria dos atos de fala” buscando empreender uma discussão de como essas podem subsidiar uma proposta de educação moral. Faz apontamentos sobre a educação moral em teóricos que deram sustentáculo a Habermas para a construção de sua “ética discursiva”. Estabelece, também, um confronto entre a dialogicidade a as possibilidades de formação moral na escola. Discute, ainda, alguns pressupostos da democracia e como estes poderiam estar presentes no interior da escola, estimulando a racionalidade comunicativa. Apresenta uma proposta prática: as assembleias escolares. Vê esta como possibilidade de empreender na escola a ação comunicativa. Finaliza compreendendo que, embora muitas críticas se façam à “Teoria da Ação Comunicativa”, a mesma tem muito a oferecer à práxis pedagógica na formação de pessoas comunicativamente competentes.

Palavras-chave: Educação moral - Filosofia. Ética discursiva - Educação. Razão comunicativa - Filosofia. Ação comunicativa - Pedagogia.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do rac Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
TADDEI, Renzo Romano

O objetivo é analisar as implicações da teorização pós-estruturalista para o pensamento educacional, especialmente no que se refere ao relativismo decorrente desta teorização, assunto que ganhou destaque nas discussões acadêmicas não só apenas de Filosofia da Educação, como também nas relacionadas à filosofia da ciência e do pensamento social.

Palavras-chave: Derrida. Educação. Estruturalismo. Filosofia. Lyotard. Pós-estruturalismo. Relativismo. Rothleder. Wittgenstein.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Análise da Política Educacional para as Pessoas com Deficiência Pós LDB 9.394/96:A Questão do Acess Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CARVALHO, José Roberto

Este trabalho tem como objeto de análise o acesso das pessoas com deficiência à rede pública de ensino no marco da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei: 9.394/96), quando se marca o fato, até então inédito, da proposta de oferta de educação formal a essas pessoas preferencialmente na rede estatal de ensino. O trabalho aponta como pressuposto para a necessidade dessa política não se encerrar nos limites do Estado mínimo, considerado que essa política tende a se posicionar na contramão da redução dos gastos estatais. Essa dissertação, como fundamento da análise, estabelece uma contextualização dos fatores econômicos e políticos que determinaram as políticas educacionais voltadas às pessoas com deficiência no Brasil, nos diferentes momentos históricos. Apresenta-se, também, uma sucinta descrição dos paradigmas de "inclusão responsável" e a entendida "inclusão radical", apontando insuficiências presente nas duas versões. A partir desse quadro, analisam-se os dados de matrícula na educação especial, estabelecendo uma comparação no até então predominante atendimento isolado e no modelo de acesso à rede estatal de ensino. Essa investigação identifica, apesar dos muitos vieses ideológicos e limites percebidos nessa política, importantes avanços em termos de cobertura escolar.


Palavras-chave: Ecolarização de pessoas com deficiência. Segregação. Inclusão. Educação Especial.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação da Aprendizagem: concepções e práticas de formadores de professores Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
NEVES, Isabel Cristina

Este trabalho de pesquisa tem como tema as concepções e práticas de avaliação de formadores de professores dos cursos de licenciatura. Seus objetivos são: a) identificar, descrever e analisar concepções e práticas avaliativas dos formadores de professores; b) enfocar a avaliação crítico-formativa como possibilidade de aplicação no ensino superior; c) contribuir para as discussões sobre as práticas de avaliação utilizadas nos cursos de licenciatura e suas consequências na formação dos futuros professores. Neste trabalho, resgata-se a história da escola, da avaliação e do trabalho do professor; analisa-se comparativamente a avaliação tradicional e a crítica, sob o contexto capitalista, cujos interesses velados influenciam as ações pedagógicas. Busca-se, também, entender o processo que envolve a formação do professor nos espaços dos cursos de licenciatura. Enfatiza-se a avaliação crítico-formativa por valorizar a reflexão e se aproximar da perspectiva da reconstrução social. Os resultados dessa pesquisa apontam para a necessidade de um trabalho contínuo de formação entre os formadores, que questione suas representações de avaliação e de aprendizagem, visando à tomada de consciência de suas práticas e propondo alternativas de mudanças nas estratégias de avaliação da aprendizagem no ensino superior.

Palavras-chave: Avaliação. Ensino-aprendizagem. Ensino superior. Licenciaturas. Formação de professores.

Downloads 1663  1663  Tamanho do arquivo 1.25 MB  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG  Site http://www.uepg.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Eu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar ... Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FERNANDES, Cinthia Votto

Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa cuja proposta foi investigar como as crianças, em suas interações, produzem significados em relação ao seu pertencimento a um grupo etário e com outro grupo de idade na instituição escolar, com o objetivo de evidenciar o que as crianças pensam e como são as suas relações nas escolas graduadas por idade, bem como as relações entre os grupos de crianças.

Palavras-chave: Cultura . Criança. Escola . Educação infantil . Ensino Fundamental.

Downloads 1631  1631  Tamanho do arquivo 1.12 MB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A democratização do Ensino Fundamental no Município de Guaratuba Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
JAMMAL, Rosana de Fatima Silveira

A dissertação trata da democratização do Ensino Fundamental no município de Guaratuba, especificamente da 1ª fase. É uma avaliação da política em seu operando, a partir do cruzamento das variáveis financiamento, condições de qualidade e resultado de desempenho.

Palavras-chave: Educação. Políticas Educacionais. Qualidade na educação.

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