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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Um projeto arquitetural para sistemas neuropedagógicos integrados Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Paula Andréa Prata

O desenvolvimento cognitivo é condição sine qua non para o desenvolvimento pleno do ser humano. O indivíduo cumpre seu ideal de desenvolvimento cognitivo mediante a uma série de condições endógenas e exógenas. Dessa forma, é importante fornecer mecanismos de acesso ao desenvolvimento cognitivo de forma ampla e democrática. O presente trabalho apresenta um modelo arquitetural para a realização de jogos neuropedagógicos e de sistemas integrados de plataformas para atendimento a crianças de diferentes grupos de risco.

Palavras-chave: Arquitetura de sistemas. Sistemas neuropedagógicos. Sistemas integrados. Jogos. Metacognição. Cognição. Neuropedagogia. Neuropedagógicos.

Downloads 2877  2877  Tamanho do arquivo 5.69 MB  Plataforma Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  Site http://www.ufrj.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Os Conselhos Escolares e o processo de democratização: história, avanços e limitações Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Janaina Aparecida de Mattos

Esta proposta de estudo tomou como objeto de estudo os conselhos escolares na rede estadual de ensino paranaense. A análise parte da proposição dos trabalhadores em educação desde a década de 80, no processo de redemocratização do país. Analisou-se criticamente a política de implantação e o modo de funcionamento dos conselhos escolares na rede estadual paranaense referente ao período de 1991-2006. Seu intento foi contribuir para a compreensão de quanto esse órgão colegiado no estado do Paraná possibilitou de fato a constituição de uma gestão escolar baseada na perspectiva da democratização das relações de poder e de conhecimento no interior da escola, com a participação da comunidade escolar no processo de decisão das questões nucleares da escola. Procurou-se compreender as orientações e os desdobramentos da gerência empresarial na gestão da escola e as implicações sofridas na escola pública paranaense em relação ao Conselho Escolar e a Associação de Pais e Mestres, principalmente na segunda metade da década de 90, em que há uma “reconfiguraçao” desses em consonância com as novas determinações do capital. Buscou-se levantar e discutir, em linhas gerais, as orientações e os encaminhamentos presentes nas diretrizes das políticas educacionais nos atuais governos em nível federal e em nível estadual em relação ao Conselho Escolar e à Associação de Pais e Mestres.

Palavras chave: Conselhos escolares. Gestão democrática. Administração colegiada na escola pública. Participação da comunidade na escola.

Downloads 2833  2833  Tamanho do arquivo 2.07 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ufpr.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Implicações da Formação Docente do professor-autor para sua participação no Portal Educacional Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
SCHREIBER, Monica Bernardes De Castro

Trata­-se de pesquisa qualitativa e exploratória, apoiada pela metodologia de História de Vida. O objeto da pesquisa foi identificar aspectos da formação docente que intercederam pela participação de um grupo de professores em um portal educacional — o Portal Dia­ a­ dia Educação — mantido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR), por meio de uma de suas entidades — o Centro de Tecnologia do Paraná (Cetepar). Com a pesquisa desejou­-se descobrir principalmente que características e aspectos relevantes da formação docente favorecem a participação de professores­/autores em um dos ambientes disponibilizados pelo Portal — o Ambiente Pedagógico Colaborativo. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico no qual foram explorados, entre outros aspectos, a identidade e a formação do professor — sustentando-­se sobretudo nos autores Nóvoa (1997, 2002) Tardif (1991, 2002) e Shön (1997,2002) — bem como os ambientes virtuais de aprendizagem — apoiando-­se, entre outros, em Sthal (2006) e Campos (2005). Também foi realizada uma pesquisa de campo, na qual foram aplicados questionários e entrevistas junto a 13 professores que apresentaram contribuições efetivas ao Portal entre os anos de 2003 e 2005, levantando-­se uma síntese de suas biografias para ampliar a compreensão sobre suas características, o seu processo formativo e a sua participação. De um modo geral, os resultados obtidos revelam que os antecedentes dos professores — as experiências que permearam sua vida pessoal e profissional antes e depois de se tornarem docentes — foi de importância significativa para que se tornassem profissionais mais dinâmicos e participativos. Com isso, entre outros aspectos, foi possível desenhar o perfil formativo do educador que decide participar de iniciativas como a do Portal Dia­-a-­Dia Educação.

Palavras-chave: Informática na Educação. Portais Educacionais. Portal Dia­ a Dia Educação. Ambiente Pedagógico Colaborativo. Formação Docente.

Downloads 2814  2814  Tamanho do arquivo 3.05 MB  Plataforma Pontifícia Universidade Católica - PUC-PR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Inclusão digital de sujeitos com deficiência física através do uso da tecnologia assistiva  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
HERNANDEZ FERRADA, Romy Britt

Este trabalho se propõe a fazer o recorte de uma investigação realizada no âmbito da Informática na Educação Especial em prol da inclusão digital e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Tal estudo teve como objetivo a adaptação e apropriação da Tecnologia Assistiva (TA) em sujeitos com necessidades educacionais especiais, procurando responder: Como ocorre o processo de adaptação e apropriação dos recursos da Tecnologia Assistiva dos sujeitos com deficiência física na interação com ambientes virtuais/digitais de aprendizagem, com vistas à sua inclusão sociodigital? O referencial desta pesquisa baseou-se na teoria Socio-Histórica de Vygotsky, que evidencia o desenvolvimento humano por meio da interação e apropriação de instrumentos de mediação. Nessa perspectiva, ofereceu aos sujeitos com necessidades educacionais especiais (NEEs) adaptações como a Tecnologia Assistiva, com o intuito de tornar acessível sua interação nos ambientes virtuais/digitais. Para analisar o processo de adaptação e apropriação da Tecnologia Assistiva de pessoas com deficiência física em ambientes virtuais/digitais de aprendizagem, optou-se pela metodologia qualitativa, e para coleta de análise de dados, o estudo de caso, focando-se em três sujeitos com deficiência física, através de observações diretas e interações com esses sujeitos. O transcurso deste processo ocorreu no Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram para uma bem-sucedida adaptação da tecnologia, pois os sujeitos passaram a fazer melhor uso das ferramentas após a inserção de alternativas que supriam as suas necessidades. Além disso, percebemos que a TA possibilitou melhorias em termos de tempo e precisão de uso, o que corroborou para torná-los independentes e com mais autonomia em suas interações nos ambientes virtuais/digitais de aprendizagem.

Palavras-chave: Deficiente físico. Educação especial. Inclusão digital. Informática na educação.

Downloads 2750  2750  Tamanho do arquivo 5.12 MB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora! A formação de professores para o uso da informática no processo de ensino e aprendizagem de alunos  Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
UMMEL, Eromi Izabel

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no sistema regular de ensino, bem como a informática educativa vêm sendo alvo de muitos estudos e discussões no cenário educacional nacional. Tais discussões envolvem diversas instâncias desde legislação, formação de professores, recursos adaptados, como também atitudes e práticas pedagógicas dos profissionais da área de educação. Diante dessa questão, a presente pesquisa objetivou investigar a formação adquirida pelos professores atuantes nas séries iniciais, durante o processo de vida acadêmica e profissional no que tange à utilização do computador como ferramenta de apoio pedagógico junto aos alunos com NEE em sala de aula, mas também a forma como utilizam o referido recurso tecnológico com vistas a organizar diretrizes para aprimorar a sua formação em serviço. Foram participantes desta pesquisa 13 (treze) professoras do sistema regular de ensino que pertenciam à rede municipal na cidade de Londrina-Pr e eram experientes no atendimento dos alunos com NEE, que necessitavam utilizar o computador em sala de aula para realizar as atividades acadêmicas. Consideramos que este estudo atingiu os objetivos propostos, visto que possibilitou identificar as necessidades e dificuldades enfrentadas pelos professores no atendimento aos alunos que apresentam NEE e utilizam o computador em sala de aula comum, quanto levantar de sugestões para melhorar tal atendimento e a formação dos professores em relação a esta questão.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Formação de professores. Recurso computacional.

Downloads 2739  2739  Tamanho do arquivo 1.32 MB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.uel.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Duas escolas, duas expressões do Iluminismo. Rousseau e Condorcet: o futuro que o passado ousou proj Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CALÇA, Robson Pereira

Nossa pesquisa situa a sua investigação em um período decisivo, seja para a História da Filosofia Moderna e Contemporânea, seja para a História Política do Ocidente. Trata-se do período em que vigorou o Iluminismo Francês, que, com dois de seus mais eminentes representantes, Rousseau e Condorcet, deixou para a posteridade dois projetos de escola pública, acompanhados de reflexões fundamentais para compreender os autores, por essa parte de suas obras, e esta parte de suas obras por meio das concepções gerais de ambos os autores. Em um período aproximado de apenas vinte anos (de 1770 a 1791), Rousseau traçou em linhas gerais uma escola pública para a Polônia e Condorcet formula um plano completo de instrução pública destinado à França. Analisamos estas duas formulações de instituição escolar, com especial atenção nos conceitos de público e de Estado nelas expressos, pois constituem também eventos extraordinários, que ocorrem nesse período, em primeiro lugar, a recorrência e a intensidade com que é atribuído ao Estado o papel de intermediador da relação que o homem, no âmbito coletivo, travará com o conhecimento e com a virtude; e, em segundo lugar, a própria relação entre a Filosofia e as questões ligadas à coisa pública, tanto na esfera teórica, quanto em suas incursões na vida política europeia do século XVIII. Julgamos que, com a pesquisa que ora propomos, poderemos colaborar com a compreensão das concepções de igualdade, liberdade e justiça, defendidas por ambos os autores, bem como do posicionamento de ambos frente a questões como o direito do homem ao conhecimento e o dever do Estado, assim como seu interesse, em fomentá-lo.

Palavras-chave: Educação. Estado. Iluminismo. Instrução. Público.

Downloads 2702  2702  Tamanho do arquivo 897 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação formativa: re-signficando a prova no cotidiano escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORAES, Dirce Aparecida Foletto de

Este trabalho teve por objetivo delinear e analisar as possibilidades das provas serem implementadas na perspectiva de uma avaliação formativa. Visando não só coletar dados, mas também buscar alternativas que pudessem colaborar na tarefa de re-significar esta ferramenta avaliativa, a pesquisa focou a re-construção da prova tanto no discurso docente, como na prática pedagógica. Os resultados apontaram que a falta de conhecimento e de preparo do professor contribuem para que a prova, na quase totalidade das vezes, continue sendo utilizada como instrumento burocrático e classificatório. Porém, após a consubstanciação dos dados coletados, ficou constatado que se houver uma mudança considerável na compreensão e utilização deste instrumento, o caráter formativo da prova ficará evidente. Esta nova perspectiva, consequentemente, contribui para diminuir o fracasso escolar, uma vez que, se o professor utilizar a prova como ferramenta formativa, o aluno poderá construir sua aprendizagem de forma mais significativa.

Palavras-chave: Educação - Avaliação formativa. Prova - Avaliação formativa. Avaliação educacional.

Downloads 2694  2694  Tamanho do arquivo 711.27 KB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www2.uel.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Cartografias daTransexualidade: a experiência escolar e outras tramas  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos

A presente pesquisa teve como objeto de análise as experiências transexuais na escola. A partir dessa perspectiva foi construído o problema de pesquisa, isto é, as narrativas produzidas por travestis e transexuais sobre seu processo de escolarização formal. A metodologia utilizada foi a cartografia, com o objetivo de elaborar um desenho, no sentido cartográfico, dos territórios subjetivos da transexualidade na escola. Essa carta-cartográfica foi produzida por meio de uma imersão nas teorizações de Michel Foucault, Thomas Laqueur, Gilles Deleuze, Judith Butler, Berenice Bento e Maria Rita de Assis César, entre outras/os. Também se propôs uma discussão bibliográfica sobre a construção da sociedade sexuada e generificada através de um referencial binário e heteronormativo; a respeito da performatividade dos gêneros; sobre a patologização da experiência transexual; sobre a escola; e sobre as narrativas elaboradas pelos sujeitos. As narrativas foram obtidas pela realização de seis entrevistas com mulheres transexuais, uma com um homem transexual de Curitiba e também por meio de um grupo de discussão com lideranças do Movimento Social de Travestis e Transexuais da Região Sul do Brasil. Para a análise dessas narrativas, fez-se necessário um estudo sobre as memórias e os processos de rememoração, esquecimento e silenciamento articulados para essa produção, além de uma aproximação das teorizações sobre memórias traumáticas. A partir das narrativas foram observados e analisados três atos performativos: Corpo e Identidade; A experiência escolar; Profissionalização. Em síntese, pode-se pensar que as experiências transexuais e travestis na escola são múltiplas e singulares e que as narrativas são produzidas performaticamente, isto é, por meio de atos performativos das memórias dos sujeitos. Com isso, pode-se compreender que qualquer generalização que relacione transexualidade e escolarização formal pode ser perigosa.

Palavras-chave: Experiência transexual. Escola. Controle. Corpo. Cartografia.

Downloads 2653  2653  Tamanho do arquivo 1.11 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A correção de fluxo no estado do Paraná: história e resultados (1997 - 2002) Popular Versão: 2007
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GARBÚGGIO, Jefferson

Na década de 1980, a América Latina sofreu com uma crise mundial que trouxe reflexos para a educação. Assim, na década de 90 a educação passou a ser assunto de "pauta". O Brasil notou que gastava muito com a repetência escolar e investiu em projetos educacionais para resolver o problema. Os estados brasileiros que apareceram na vanguarda educacional" foram os de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Todos esses Estados tinham por objetivo acabar com a repetência e evasão escolar. Promoveram, então, programas que aceleravam a educação de seus alunos multirrepetentes. No estado do Paraná, o PAIS-CF (Programa Adequação Idade Série Correção de Fluxo) teve início em 1997 e perdurou até 2002. Durante esses anos a educação no Paraná cumpriu, "no papel", as metas desejadas pelo BIRD que há muito estava cobrando o andamento da reforma educacional na América Latina. Alguns programas, como o "Correção de Fluxo" já estavam previstos no Plano Decenal de Educação para Todos, que já era uma meta federal e não estadual. O objetivo desta pesquisa é resgatar a história do Programa Correção de Fluxo no estado do Paraná analisando seus reais objetivos e resultados. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica e de campo. Os documentos (Leis, Portarias, Decretos, Ofícios) foram lidos e analisados, bem como artigos de jornais, revistas, Internet, livros específicos sobre o assunto, materiais do CENPEC (São Paulo e Paraná), relatórios das instituições estaduais da Educação Básica e outras bibliografias sobre o assunto. A pesquisa de campo consistiu em entrevista com professores que atuaram no programa, como multiplicadores e professores em sala e alunos que se formaram por este programa, além de pesquisas em Instituições de Educação Básica e Superior (pública e particular) sobre os relatórios finais, dos anos de 1997 a 2002.

Palavras-chave: Educação. Política educacional. Adequação idade série. Aceleração escolar. Correção de fluxo. História da educação.

Downloads 2636  2636  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM/Educação  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Título: Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua: letramento literário no ensino fundamental Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
VALCANOVER, Camila Augusta
Este trabalho, traz por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, a análise do processo de letramento literário em três turmas de 6o ano de uma escola pública de Curitiba. Os resultados apontam para a eficácia da sequência didática expandida como metodologia para construção e consolidação do letramento literário na escola, para a importância da
partilha de leituras entre estudantes como forma de incentivo à formação do leitor. Apontam também que, além do incentivo à criatividade, é necessário ensinar ao aluno-autor modos para explorar a construção do ethos discursivo.
Palavras-chave: Aluno-autor. Ensino fundamental. Letramento literário. Sequência didática expandida.

Downloads 2578  2578  Tamanho do arquivo 6.76 KB  Plataforma UFPR  Site http://
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