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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Eu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar ... Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FERNANDES, Cinthia Votto

Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa cuja proposta foi investigar como as crianças, em suas interações, produzem significados em relação ao seu pertencimento a um grupo etário e com outro grupo de idade na instituição escolar, com o objetivo de evidenciar o que as crianças pensam e como são as suas relações nas escolas graduadas por idade, bem como as relações entre os grupos de crianças.

Palavras-chave: Cultura . Criança. Escola . Educação infantil . Ensino Fundamental.

Downloads 1630  1630  Tamanho do arquivo 1.12 MB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Experiência de vida: um percurso para o letramento Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
TAVEIRO-SILVA, Maria da Guia

O estudo trata do letramento de uma pessoa e o seu percurso, iniciado em uma "escola" rural precária até chegar à Universidade, como aluna e depois como professora. Oportuniza refletir como o letramento se relaciona com as práticas sociais de oralidade e de escolarização e, como estas se relacionam com as condições socioeconômicas e as instituições sociais, como a família.

Palavras-chave: Letramento. História de vida. Educação no campo. Estudo de caso.

Downloads 1327  1327  Tamanho do arquivo 1.59 MB  Plataforma Universidade de Brasília  Site http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2913
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Formação de professores nos cursos de pedagogia no Brasil : as repercursões das políticas educaciona Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SANTOS, Silvia Alves dos

Propomos-nos, nessa dissertação analisar as repercussões das políticas educacionais nos cursos de Pedagogia pós 1990, buscando entender os discursos que ficaram implícitos pelos órgãos oficiais da educação, influenciados por organismos internacionais e que proporcionaram a introdução de novos espaços de formação de professores paralelos à universidade pública. Entendemos que esta pesquisa tem relevância no cenário educacional brasileiro, uma vez que a formação de professores nos cursos de Pedagogia pós 1990 tem sido um dos cursos mais afetados pelo aligeiramento dessa etapa. Tentamos sistematizar nosso problema de pesquisa por meio de duas questões que se complementam, buscando entender em que medida a formação de professores em cursos de Pedagogia tem vinculações com políticas nacionais e internacionais destinadas à educação em geral e à formação docente em específico e de que maneira está relacionada a processos e políticas que resultaram em ampla e profunda reforma da educação no Brasil a partir da década de 1990. No primeiro capítulo destacamos as interferências do Banco Mundial e da UNESCO para a formação de professores. Num segundo momento tratamos das políticas educacionais em âmbito nacional mostrando como a formação de professores foi espaço de embates políticos entre os interesses da classe dominante no país desde a redefinição do papel do Estado à propagação da estratégia política do neoliberalismo na educação superior. Entendendo as dinâmicas em que se insere nosso objeto, no terceiro capítulo levantamos as consonâncias das políticas nacionais e internacionais para a formação de professores. Mostramos como o movimento dos educadores, representados pela ANFOPE, iniciou sua trajetória na luta pela valorização e reconhecimento dos profissionais da educação. Expomos sobre o movimento em torno das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia como um espaço onde se privilegiou a histórica disputa ideológica a orientar a formação de professores bem como as implicações das políticas educacionais para os novos contornos da formação de professores em nível superior. Nas considerações finais desta pesquisa mostramos a necessidade contínua de aprofundamento teórico no sentido de compreender a formação de professores inserida num contexto político, econômico e social em que repercute políticas educacionais que nem sempre são apropriadas para a realidade brasileira.

Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Formação de professores. Política educacional.

Downloads 924  924  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.bibliotecadigital.uel.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Gestão Democrática na Escola e a Organização do Trabalho Pedagógico Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MORASTONI, Josemary

A dissertação analisa a organização do trabalho pedagógico na escola pública em relação aos princípios de gestão democrática. Tomando por base a autonomia da escola e a participação dos diversos segmentos (internos e externos) na gestão da escola, evidenciou-se a importância da formação do gestor. O estudo evidencia a necessidade de um maior aprofundamento e conhecimento por parte da comunidade escolar na organização e gestão do trabalho pedagógico; da consolidação dos princípios da gestão democrática; da construção realmente coletiva do projeto político-pedagógico; da formação pedagógica do gestor escolar comprometido com a qualidade da educação e com as transformações sociais.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Autonomia da Escola. Projeto Político-Pedagógigo. Participação. Formação do gestor. Educação Superior.

Downloads 9100  9100  Tamanho do arquivo 492.19 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Inclusão digital de sujeitos com deficiência física através do uso da tecnologia assistiva  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
HERNANDEZ FERRADA, Romy Britt

Este trabalho se propõe a fazer o recorte de uma investigação realizada no âmbito da Informática na Educação Especial em prol da inclusão digital e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Tal estudo teve como objetivo a adaptação e apropriação da Tecnologia Assistiva (TA) em sujeitos com necessidades educacionais especiais, procurando responder: Como ocorre o processo de adaptação e apropriação dos recursos da Tecnologia Assistiva dos sujeitos com deficiência física na interação com ambientes virtuais/digitais de aprendizagem, com vistas à sua inclusão sociodigital? O referencial desta pesquisa baseou-se na teoria Socio-Histórica de Vygotsky, que evidencia o desenvolvimento humano por meio da interação e apropriação de instrumentos de mediação. Nessa perspectiva, ofereceu aos sujeitos com necessidades educacionais especiais (NEEs) adaptações como a Tecnologia Assistiva, com o intuito de tornar acessível sua interação nos ambientes virtuais/digitais. Para analisar o processo de adaptação e apropriação da Tecnologia Assistiva de pessoas com deficiência física em ambientes virtuais/digitais de aprendizagem, optou-se pela metodologia qualitativa, e para coleta de análise de dados, o estudo de caso, focando-se em três sujeitos com deficiência física, através de observações diretas e interações com esses sujeitos. O transcurso deste processo ocorreu no Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram para uma bem-sucedida adaptação da tecnologia, pois os sujeitos passaram a fazer melhor uso das ferramentas após a inserção de alternativas que supriam as suas necessidades. Além disso, percebemos que a TA possibilitou melhorias em termos de tempo e precisão de uso, o que corroborou para torná-los independentes e com mais autonomia em suas interações nos ambientes virtuais/digitais de aprendizagem.

Palavras-chave: Deficiente físico. Educação especial. Inclusão digital. Informática na educação.

Downloads 2750  2750  Tamanho do arquivo 5.12 MB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Inclusão Escolar: um olhar na especificidade da aprendizagem do aluno com deficiência mental incluso Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
GOMES, Walquiria Onete

Este trabalho analisa as condições que caracterizam o processo de inclusão escolar de crianças em situação de deficiência mental em escolas, da rede pública estadual e municipal de ensino do Estado do Paraná. Foram identificadas as contradições entre proclamações discursivas e a realidade escolar, na qual se defrontam professores, alunos e ausência de formação de recursos adequados. Ao longo das interpretações, algumas questões assumiram relevância, destacando-se a implementação do processo inclusivo na contra-mão da legislação vigente. Pode-se antecipar que a criança em situação de deficiência mental está sendo lesada em seus direitos educacionais, no que tange ao apoio especializado, previsto legalmente. O mérito da pesquisa reside na geração de inúmeros outros temas, alavancadores de um processo de inclusão, democratizador da prática pedagógica desenvolvida pelas escolas regulares.

Palavras-chave: Deficiência Mental. Inclusão. Adaptações Curriculares.

Downloads 3696  3696  Tamanho do arquivo 1.54 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ufpr.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SILVA, Daisy Clecia Vasconcelos da

O compromisso dessa pesquisa volta-se para a compreensão das práticas pedagógicas desenvolvidas na alfabetização de jovens e adultos, bem como se propõe a construir caminhos na busca de práticas que levem em conta as especificidades dos alunos dessa modalidade de ensino. Os dados construídos e analisados nos apontam caminhos pelos quais torna-se possível realizarmos um trabalho de alfabetização que, efetivamente, contribua na construção do conhecimento pelo aluno jovem e adulto, respeitando suas especificidades e anseios.

Palavras-chave: Educação. Jovens e adultos. Letramento. Práticas pedagógicas. Professor.

Downloads 3427  3427  Tamanho do arquivo 1.37 MB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN  Site www.ufrn.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Adolescências - diferentes contextos, diferentes histórias Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
TORRES, Sheila Zimermann de Morais

No presente trabalho, a adolescência é vista como uma continuidade do desenvolvimento humano; entende-se que o repertório comportamental do adolescente é influenciado pelas suas histórias onto e filogenéticas, pelo ambiente e cultura em que vive. É a história de vida que proporciona instrumentos para que o indivíduo enfrente as transformações sociais e biológicas que marcam a adolescência. O objetivo deste trabalho é identificar as relações existentes entre o ambiente que o adolescente vive (estrutura e relacionamento familiar, situação socioeconômica, oportunidades de acesso a educação e religiosidade) e suas percepções acerca de seu relacionamento com a família e amigos, suas concepções sobre religião, trabalho, suas expectativas de futuro, a organização do seu tempo, suas atitudes e autoestima. Participaram da pesquisa 255 adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, de três grupos distintos, localizados na grande Curitiba. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário compostos por 400 itens, sendo alguns abertos e outros fechados; a significância estatística entre variáveis foi verificada por meio do teste Qui-quadrado. Os principais resultados encontrados foram: forte influência do relacionamento entre pais e filhos sobre a forma que o adolescente vivencia este momento de sua vida; para o adolescente o significado de participar de uma religião está mais relacionado à espiritualidade do que à religiosidade; o adolescente, principalmente aquele que já trabalha, aprova e legitima o trabalho nessa época de sua vida; os participantes possuem sonhos e expectativas, principalmente no que tange à formação acadêmica e a realização pessoal e profissional; os adolescentes dos três grupos tendem a procurar as mesmas pessoas quando possuem um problema, sendo que a mãe é procurada com maior frequência; mesmo vivendo em diferentes contextos, os adolescentes costumam realizar as mesmas atividades, contudo, com intensidade diferente e com adaptações próprias à sua realidade. Os resultados mostram que a maioria dos adolescentes aprecia esse momento de sua vida e possui grandes expectativas quanto ao seu futuro. Estas expectativas e sonhos são fundamentais na adolescência, pois é neste momento de vida que muitos passos práticos são necessários para que as expectativas tornem-se realidade, esta é a razão por que é muito importante que a família e educadores se envolvam nesse processo. O presente trabalho pretende contribuir com as propostas de prevenção e intervenção de profissionais que trabalham com adolescentes.

Palavras-chave: Adolescência. Comportamento. Relacionamento pais e filhos. Religiosidade. Família. Amigos. Trabalho.

Downloads 2351  2351  Tamanho do arquivo 513.18 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppgeufpr.pr.gov.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Análise da Política Educacional para as Pessoas com Deficiência Pós LDB 9.394/96:A Questão do Acess Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CARVALHO, José Roberto

Este trabalho tem como objeto de análise o acesso das pessoas com deficiência à rede pública de ensino no marco da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei: 9.394/96), quando se marca o fato, até então inédito, da proposta de oferta de educação formal a essas pessoas preferencialmente na rede estatal de ensino. O trabalho aponta como pressuposto para a necessidade dessa política não se encerrar nos limites do Estado mínimo, considerado que essa política tende a se posicionar na contramão da redução dos gastos estatais. Essa dissertação, como fundamento da análise, estabelece uma contextualização dos fatores econômicos e políticos que determinaram as políticas educacionais voltadas às pessoas com deficiência no Brasil, nos diferentes momentos históricos. Apresenta-se, também, uma sucinta descrição dos paradigmas de "inclusão responsável" e a entendida "inclusão radical", apontando insuficiências presente nas duas versões. A partir desse quadro, analisam-se os dados de matrícula na educação especial, estabelecendo uma comparação no até então predominante atendimento isolado e no modelo de acesso à rede estatal de ensino. Essa investigação identifica, apesar dos muitos vieses ideológicos e limites percebidos nessa política, importantes avanços em termos de cobertura escolar.


Palavras-chave: Ecolarização de pessoas com deficiência. Segregação. Inclusão. Educação Especial.

Downloads 1759  1759  Tamanho do arquivo 1.31 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppgeufpr.pr.gov.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A invenção cotidiana do aluno: relações de poder, experiências escolares e possibilidades de existên Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ENGELBERG, Marcel Francis D'Angio

O aluno é uma invenção. Nem sempre existiu na história essa categoria que entendemos por aluno. A partir apenas do final do século XIX é que se pode falar em sua emergência. Assim, é também a partir daí que se inicia o processo de produção de uma nova subjetividade das crianças e dos jovens. A escola, instituição responsável por acolhê-los, é o principal agente dessa produção. Fabricar alunos torna-se sua especialização. O presente trabalho procurou discutir, ao mesmo tempo, dois aspectos dessa questão: a) a invenção do aluno como algo não acabado e definitivo, sendo produzida diariamente no cotidiano escolar; b) a associação da invenção do aluno não ao poder possuído pela escola, mas às relações de poder exercidas no seu interior. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo no intuito de observar práticas e discursos escolares que tomavam o aluno como questão. Uma escola pública estadual de ensino médio foi escolhida e o trabalho de campo realizado no decorrer dos anos de 2008 e 2009. Conversas com os alunos foram registradas no final de cada um dos anos e completaram o material de pesquisa. Inspirada na concepção de relações de poder do pensador francês Michel Foucault (1926-1984), elaborou-se uma análise que pretendeu explorar algumas das possibilidades e dos efeitos das relações de poder estabelecidas no interior da escola em termos de uma invenção cotidiana do aluno. Uma das ideias que pôde ser extraída daí é que a invenção do aluno não necessita de práticas e discursos fixos e específicos para sua realização, mas pode ser pensada como inúmeras invenções que seriam possíveis a partir de jogos, disputas, imprevisibilidades e possibilidades de inversão, abertas pelas relações escolares de poder. Ademais, procurou-se experimentar um olhar e uma escrita aberta ao acaso, ao singular, ao imprevisto, ao variado e ao repetido, multiplicados pela concepção de poder que foi assumida.

Palavras-chave: Aluno no ensino médio. Cotidiano escolar. Invenção do aluno. Michel Foucault. Práticas/experiências escolares. Relações de poder.

Downloads 1128  1128  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/teses
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