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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Experiência de vida: um percurso para o letramento Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
TAVEIRO-SILVA, Maria da Guia

O estudo trata do letramento de uma pessoa e o seu percurso, iniciado em uma "escola" rural precária até chegar à Universidade, como aluna e depois como professora. Oportuniza refletir como o letramento se relaciona com as práticas sociais de oralidade e de escolarização e, como estas se relacionam com as condições socioeconômicas e as instituições sociais, como a família.

Palavras-chave: Letramento. História de vida. Educação no campo. Estudo de caso.

Downloads 1316  1316  Tamanho do arquivo 1.59 MB  Plataforma Universidade de Brasília  Site http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2913
Avaliação: 9.00 (2 votos)
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Análise de uma proposta de capacitação para professores em informática educacional Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GIMENES, Marcelo Carlos

As mudanças provocadas com o advento da tecnologia trazem à tona questionamentos em relação à postura de qualquer profissional e, sobretudo, do profissional da educação diante do seu compromisso frente a seus aprendizes e da sociedade a qual ele pertence, onde não basta conhecer, mas diversificar a forma de trabalho e as propostas pedagógicas, que hoje têm ligação direta com o processo tecnológico emergente. Nesse sentido, a pretensão deste trabalho é a de investigar e buscar caminhos que transformem a maneira de se apresentar os conteúdos, ligando-os com o computador, buscando diversidade e inovações na sala de aula, promovidas com o uso da tecnologia. Essa iniciativa parte da constatação de que a realidade de grande parte das escolas hoje consiste na subutilização dos laboratórios de informática no desempenho das atividades docentes, com elevada taxa de ociosidade dos computadores.

Palavras-chave: Computador. Tecnologia. Conhecimento.

Downloads 4433  4433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Palmas.  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Inserção Tecnológica na Educação Ambiental no Paraná com Base nas Praticas de Formação Docente da Co Popular Versão: PDF
Atualização:  8/3/2018
Descrição:
CONCEIÇÃO, Luiz Arthur K. G. da

Este estudo trata da temática de formação de professores em Educação Ambiental. A pergunta que norteia esta investigação é: como pode ser desenhada uma formação de professores em Educação Ambiental em EAD para rede pública de ensino do Estado do Paraná? Os objetivos da pesquisa são: analisar a Educação Ambiental e formação de professores; identificar as ações de formação de professores em Educação Ambiental realizadas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR a partir dos Projetos Parque Escola e Escola Interativa; caracterizar a formação de professores em Educação Ambiental por meio dos cursos de Educação a Distância nos projetos pesquisados e bem como indicar uma proposta de metodologia de Educação a Distância para ser aplicada na formação de professores em Educação Ambiental na SEED/PR, tendo como referência as contribuições de metodologias pedagógicas da Comunidade Europeia. A mesma justifica-se pela relevância das tais contribuições no processo de formação continuada de professores. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, tipo bibliográfica e documental. No desenvolvimento do trabalho foram utilizadas obras de autores que abordam temáticas da Educação a Distância, Educação Ambiental, formação de professores por meio da representação social e paradigmas educacionais. Foram analisadas as políticas de Educação Ambiental no contexto internacional e nacional. Como campo de pesquisa foram investigadas as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelos órgãos públicos do Paraná em que se pesquisou na totalidade ações como Parque Escola e Escola Interativa. Os dados foram coletados em documentos, como atas, textos avulsos, notícias institucionais, recorte de jornal, relatórios, projetos, cadernos de programas das Secretarias de Estado, como: da Educação, do Meio Ambiente e do Instituto Ambiental do Paraná, assim como de instituições portuguesas. Outras fontes relevantes utilizadas foram informações disponíveis por meio eletrônico (internet), nas quais foram consultadas legislações, tratados, convenções e declarações de organismos internacionais e nacional. Destaca-se que o pesquisador deste estudo também coletou dados e documentos no ambiente da Comunidade Europeia no período de intercâmbio que realizou na Universidade do Porto em Portugal, no qual concomitantemente frequentou aulas para ampliar sua compreensão teórica. Os frutos deste trabalho apontam sobre a necessidade de ser aplicada uma metodologia mais adequada ao processo de capacitação em Educação Ambiental pelo Governo do Estado do Paraná. Os resultados indicam que as metodologias de ensino precisam ser melhor adaptadas no que se refere à modalidade de Educação a Distância entre os saberes. Para tanto, conclui-se que somente a institucionalização da Educação Ambiental não garante a disseminação da conscientização socioambiental.

Palavra Chave: Educação Ambiental. Educação a Distância. Formação de Professores e Representação Social.

Downloads 1120  1120  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Uninter  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!"Eu, a casa e a escola": narrativas de adolescentes em conflito com a lei acerca de si, da casa abri Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BALDISSERA, Maria Janete Soligo

Esta dissertação tem como objetivo visibilizar como diversas narrativas operam sobre comportamentos dos Meninos da Casa Abrigo - Associação do Adolescente Nova Vida, localizada no bairro Primavera, no município de Novo Hamburgo / RS, problematizando a produção de um sujeito narrado como "Menino da Casa". A investigação se inscreve numa trajetória de inspiração etnográfica, buscando trabalhar com análise de narrativas, tendo em vista uma teia enunciativa que permite criar verdades sobre a situação e a produção desses Meninos. Para tanto, utiliza-se de aportes teóricos ligados aos Estudos Culturais em Educação e em Michel Foucault, numa perspectiva teórica pós-estruturalista. Os sujeitos internos nesta instituição são adolescentes em conflito com a lei que, por cometimento de ato infracional, por serem dependentes de substâncias psicoativas e/ou por estarem em estado de vulnerabilidade social, são enviados à mesma. O estudo analisou um conjunto de narrativas desses adolescentes acerca do que dizem sobre si próprios e sobre os lugares onde foram postos para serem corrigidos de seu estado de incorrigibilidade. Por meio das narrativas, foi possível perceber que a Casa Abrigo precisa, perante a sociedade, mostrar sua produtividade em relação à normalização desses sujeitos e, ao agir sobre suas condutas, investe em algumas estratégias, cuja interseção de discursos centra-se na espiritualidade, no trabalho e na valorização da família. Também, foi possível entender que essa mesma instituição representa uma possibilidade de terceirização de alguns serviços da cidade de origem de cada adolescente, na medida em que o poder público, na intenção de livrar-se desse Menino que representa risco para sua cidade, envia-o a uma instituição localizada em um município vizinho, como depositária desse sujeito.

Palavras-chave: Adolescente. Foucault. Instituição normalizadora. Medidas educacionais. Narrativa. Sujeito.

Downloads 3441  3441  Tamanho do arquivo 1.82 MB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O caráter coletivo do desenvolvimento de competências e possibilidades da relação de trabalho Popular Versão: 2006
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
LIMA, Marcelo Nunes de

O objetivo desta pesquisa é analisar como as mudanças do mundo do trabalho, no processo da reestruturação produtiva, interferiram nas políticas públicas para a educação, mais particularmente o que se conhece como a pedagogia das competências. Realizou-se uma pesquisa documental, em que se analisou os documentos oficiais e a legislação sobre a educação no país, e constatou-se que o discurso da educação como formação para o trabalho sempre esteve presente desde o início da década 30 do século XX com a primeira legislação educacional, até a lei n. 9.394/96 (LDB). As sucessivas mudanças na política educacional representaram momentos de avanços e recuos no que se refere à formação da classe trabalhadora, mas sempre se manteve a dualidade estrutural entre os sistemas de ensino de caráter profissionalizante, destinado à classe trabalhadora, e os de caráter propedêutico para a classe dos dirigentes. Dentro desse contexto, o estudante trabalhador é submetido ao processo de formação dentro de uma lógica do mundo do trabalho, gerando uma formação polivalente, fragmentária e alienada, tornando-o competente apenas ao mercado de trabalho e não para a sua autonomia. Investigou-se como a competência, um conceito polissêmico sujeito às diferentes interpretações, é apresentado na legislação educacional vigente, e como esta vem sendo tratada pelos diferentes pesquisadores da Educação.

Palavras-chave: Educação e trabalho. Pedagogia das competências. Politécnia. LDB. Subjetividade. Coletividade.

Downloads 7581  7581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site 
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A construção da identidade nos discursos de professoras Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
FAISTEL, Ana Luisa Klein

Este trabalho dissertativo tem como intenção contribuir para uma reflexão sobre a formação docente a partir da análise da construção de sua identidade na história. Para tanto, utilizam-se como referenciais as teorias que versam sobre as representações docentes e que permitem compreender a constituição identitária destas profissionais. Nas discussões consideram-se os dizeres das professoras e suas concepções a respeito da docência, saber, fazer, e da sua própria formação profissional. A partir da análise de fragmentos retirados das atas de Formação Continuada, o estudo aponta questões relativas à identidade e às técnicas de si que se realizam nesta prática.

Palavras-chave: Identidade. Subjetividade. Sujeito. Formação continuada. Técnicas de si.

Downloads 10776  10776  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unijuí  Site 
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A construção da cidadania na escola pública: avanços e dificuldades Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ZIZEMER, Joseida Schütt

A presente pesquisa teve como objeto analisar as vivências e as compreensões de cidadania na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa, Ernestina/RS. Inicialmente, foi feito um estudo sobre as principais compreensões de cidadania construídas desde a antiguidade até os tempos atuais, de modo especial na legislação educacional recente. A compreensão de cidadania assumida pela pesquisa é a de que o ser humano é um ser de direitos individuais, sociais e políticos, conforme Hannah Arendt e Norberto Bobbio.

Palavras-chave: Escola cidadã. Cidadania. Cotidiano escolar. Formação crítica. Pedagogia dialógica.

Downloads 119394  119394  Tamanho do arquivo 1.43 MB  Plataforma Universidade de Passo Fundo - UPF  Site 
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A construção da noção de cidadania em livros didáticos de História de 1ª a 4ª série do Ensino Fundam Popular Versão: HTML
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CAMPOS, Valeria Maria Queiroz Guimarães de

Este estudo buscou compreender como se constrói a noção de cidadania nos livros didáticos de História de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental I. A partir da leitura de estudos teóricos sobre a noção de cidadania e de estudos sobre material didático compreendemos a importância sobre a noção de cidadania construída nos livros didáticos de História. Com essa preocupação, identificamos as duas coleções didáticas mais utilizadas nas escolas da Região Oeste de Campinas, sobre as quais debruçamos nosso olhar. Centramos nossa investigação nas possibilidades e espaços existentes para abordagem de aspectos relacionados à natureza da participação. Iniciamos justificando a validade do tema, estratégico e relevante nos dias atuais, e esclarecendo os caminhos que percorremos na construção da metodologia, bem como o nosso entendimento sobre os termos que envolvem a nossa busca, a noção de cidadania e a natureza da participação. Desenvolvemos nossa reflexão respeitando as propostas temáticas apresentadas pelo material, de acordo com os PCNs, e nos remetendo aos estudos sobre a noção de cidadania para o desvendar das possibilidades. Por fim, trouxemos algumas considerações finais, com o cuidado de não esquecer que nosso caminhar envolve a leitura que fazemos, diversa de outras. Destacamos que, mesmo a passos lentos, as transformações no material didático de História se operam, e a discussão que envolve a construção da noção de cidadania, não pode se considerar acabada.

Palavras-chave: Cidadania. Cidadãos. História (Primeiro grau). Estudo e ensino. Material didático.

Downloads 3092  3092  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://www.bibliotecadigital.unicamp.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A formação do professor na graduação : análise das principais obras de metodologia do trabalho cient Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BARBOSA, Susana Mesquita

A presente dissertação de mestrado é resultado da pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa PAIDÉIA do mestrado de Educação, particularmente na linha de Epistemologia da Educação. O objetivo da pesquisa foi observar como ocorre a formação do pesquisador na graduação, a partir da análise específica de um dos componentes desta, a saber, das principais obras brasileiras de Metodologia do Trabalho Científico.

Palavras-chave: Educação. Epistemologia. Pesquisa científica. Metodologia do Trabalho Científico.

Downloads 6450  6450  Tamanho do arquivo 895.48 KB  Plataforma Unicamp  Site 
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A atuação do diretor de escola pública: determinações administrativas e pedagógicas do cotidiano esc Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
FRANCISCO, Iraci José

Este trabalho teve como objeto de estudo a atuação do diretor de escola pública do estado de São Paulo e seus objetivos específicos foram compreender e explicar sua atuação face às inúmeras necessidades que são apresentadas, bem como analisar as exigências administrativas que chegam para o diretor resolver diariamente, dificultando o seu olhar para outros campos da escola. O referencial teórico que deu suporte à pesquisa consistiu de estudos e pesquisas sobre direção de escola, destacando-se os seguintes autores: José Augusto Dias, Vitor Henrique Paro e José Carlos Libâneo.

Palavras-chave: Administração. Atuação. Diretor. Escola pública.

Downloads 37578  37578  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-SP  Site 
Avaliação: 6.00 (3 votos)
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