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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Um Panorama da Capacitação de Professores em Processos de Formação Continuada: O caso do Curso de Co Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
LOBO, Márcia Eunice

Os baixos índices de rendimento escolar, a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação, aliadas à emergência de um mercado, marcado pela competitividade e exigindo níveis mais elevados de formação profissional, propõem mudanças nas organizações e nos modelos educacionais. As melhorias propostas para a Educação Básica, sugerem desafios à formação dos professores. Na sociedade contemporânea, o papel do professor formado na escola tradicional tem sido questionado. Observa-se que, somadas à discutida má formação para a carreira docente e conseqüente desvalorização da mesma, está a falta de qualificação profissional, que contribui à acentuada deficiência na qualidade educacional. A busca de alternativas, que proporcionem condições de estudo aos professores e políticas que favoreçam a constituição de um corpo docente mais qualificado, traz a educação a distância como uma possibilidade de formação continuada, devido às sua características. A educação a distância vem se destacando como alternativa de atualização, capacitação e formação profissional, em todos os níveis e áreas do conhecimento. Este trabalho trata inicialmente de aspectos relacionados a formação continuada de professores, inferindo na educação continuada no ambiente empresarial, analisando a utilização da educação a distância nas ações de ensino e na melhoria da qualidade da educação. É apresentado como estudo de caso o Curso de Complementação para Licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia, implementado no Estado da Bahia, por um convênio entre a Secretaria de Educação do referido estado e a Universidade Federal de Santa Catarina.

Palavras Chave: Educação Continuada. Formação docente. Educação a Distância.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A invasão dos ciborgues: A influência do ciberespaço nas representações de gênero dos adolescentes Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SCHWARTZ, Juliana

A Internet está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, principalmente na vivência dos adolescentes. Ela possibilita a criação de um mundo paralelo e virtual chamado ciberespaço, onde é possível vivenciar experiências que só eram imaginadas em histórias de ficção científica. Dessa forma, podem ocorrer alterações nas relações sociais, culturais e, principalmente, na identidade dos sujeitos. Sendo as representações de gênero um dos fatores que constituem essa identidade, é importante que sejam verificadas se existem mudanças na maneira como os adolescentes, que têm acesso à Internet, observam as questões referentes ao masculino e ao feminino. Baseada na teoria de Haraway, esta pesquisa teve como objetivo investigar se o ciberespaço pode ser o elemento alavancador para a superação das questões de gênero, possibilitando o surgimento do ciborgue, principalmente pelos adolescentes que utilizam a Internet, e permitindo assim que papéis sejam assumidos sem a relevância do sexo do indivíduo. Para encontrar possíveis respostas, foi utilizado um questionário misto, disponibilizado na Internet. Fizeram parte da pesquisa adolescentes com idades entre 10 e 19 anos, faixa etária determinada de acordo com a OMS. Os resultados obtidos apontam que os adolescentes pesquisados se sentem confortáveis em utilizar a Internet, usando-a principalmente para conversar, jogar e realizar pesquisas de interesse pessoal. Foi possível observar, também, que as questões de gênero parecem estar sendo superadas, no que diz respeito ao trabalho.

Palavras-chave: Ciborgue. Identidade. Gênero. Ciberespaço.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental em  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
NEGRÃO DE LIMA, Roseli Cristina

A proposta deste trabalho é investigar a produção escrita de 50 alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Paraná na Prova de Questões Abertas de Matemática – AVA 2002. Para tanto, buscou-se verificar como os alunos lidam com as informações contidas no enunciado e a utilização que fazem delas ao resolver as questões; inventariar os erros e os acertos mais frequentes e sua natureza; identificar as estratégias/procedimentos mais utilizados; identificar os possíveis fatores intervenientes. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo que utiliza a análise de conteúdo como ferramenta para compreender as informações obtidas. Considerando-se a semelhança entre as produções, as provas foram agrupadas conforme o desempenho dos participantes e por bloco de resoluções a partir do acerto/erro. Com isso foi possível identificar algumas características da produção dos alunos, alguns dos saberes relativos aos conteúdos envolvidos nas questões. Esta investigação mostra que é possível utilizar a avaliação como prática de investigação a fim de identificar e superar dificuldades tanto dos alunos como dos professores nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação matemática; Avaliação da aprendizagem em Matemática; Produção escrita em Matemática; Acerto e erro; Ensino e aprendizagem.

Downloads 596  596  Tamanho do arquivo 3.05 MB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.uel.br/pos/mestredu/index.php/dissertacoes-defendidas/
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A Indisciplina Escolar na Perspectiva de Alunos Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GOLBA, Mônica Aparecida de Macedo

Esta dissertação apresenta uma investigação qualitativa sobre indisciplina escolar, na perspectiva de um grupo de alunos, da oitava série, do Ensino fundamental, de uma escola da Rede Pública Estadual, situada no município de Cândido de Abreu, Estado do Paraná. Os estudos sobre a indisciplina, na perspectiva de alunos, representam uma vertente fundamental a ser explorada, bem como um avanço necessário na pesquisa do tema. Na composição do referencial teórico, analisamos uma variedade de entendimentos conceituais sobre indisciplina escolar, destacando a perspectiva de alunos. Percorremos textos de pesquisas, realizadas tanto por teóricos brasileiros quanto por teóricos portugueses, considerando não só as distinções culturais, mas também a similaridade entre aqueles contextos escolares e o que apresentamos aqui. Em complemento à fundamentação teórica, realizamos investigação de campo, recorrendo ao método de pesquisa do tipo etnográfico. Ao longo da etapa de levantamento de dados, realizamos observações do cotidiano de sala de aula, na escola indicada, diálogos com professores, e entrevistas com o grupo de alunos, selecionados através de estratégia de amostragem intencional, por variação máxima. Entre os resultados obtidos, destacamos a perspectiva, entre os alunos, de que a indisciplina escolar seria expressão legítima, e que os significados atribuídos a ela seriam de natureza pedagógica. Haveria, pois, uma indisciplina legítima, diante de práticas inadequadas. Além disso, os alunos entrevistados atribuem sentidos distintos à indisciplina, em função do espaço onde ocorre. Em sala, a indisciplina teria o sentido de interromper o processo aula e de afrontar o professor, sinalizando a necessidade de se repensar o processo. A indisciplina fora da sala de aula refletiria conflitos e disputas entre alunos e turmas, assumindo o sentido de romper com a ordem e de gerar conflitos. Finalmente, observamos que a perspectiva dos alunos sobre indisciplina apresenta distinções em relação à perspectiva dos professores. Enquanto estes tendem a relacionar a indisciplina mais às suas causas, aqueles atribuem também sentidos à indisciplina, relacionados à fragilidade das práticas pedagógicas, exercidas pelos professores.

Palavras-chave: Educação, Práticas pedagógicas, Indisciplina escolar, Perspectiva de alunos.

Downloads 2552  2552  Tamanho do arquivo 506.19 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná  Site http://tede.utp.br/
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Criança e Mídia - O acesso ao computador e seus reflexos nos saberes da criança de Educação Infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MOTA, Anelise Bertuzzi

O trabalho propôs-se a investigar a criança que a escola de educação infantil recebe nos tempos atuais, vivendo com acesso às novas tecnologias. A primeira parte apresentou aportes conceituais sobre o estudo da tecnologia e meios de comunicação de massa na educação bem como o estudo da criança a partir da visão sócio-interacionista representada por Lev Vygotsky. A parte empírica fundamentou-se na pesquisa etnográfica, que possibilitou focalizar e interpretar as interações entre a pesquisadora, familiares, crianças da faixa etária de 4 a 6 anos de idade de uma escola privada, revelando dificuldades e perspectivas a partir dos pressupostos apresentados na interface tecnologia, família e educação. As intervenções da pesquisadora ao cruzar os dados do diálogo com as crianças, juntamente com a observação e a participação dos pais, propiciaram a explicação do mundo empírico desta realidade das crianças com as novas tecnologias, mais especificamente, o computador, contemplando os interesses infantis e revelando seus novos saberes.

Palavras chaves: Novas Tecnologias. Computador. Criança. Educação Infantil. Família.

Downloads 1196  1196  Tamanho do arquivo 514.00 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppge.ufpr.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Tecnologia e a construção do conhecimento na sociedade da informação Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MENDES, Flávio Ramos

Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada com o objetivo de analisar e refletir sobre a tecnologia da informática, enfatizando seu emprego na educação. Nosso trabalho também almeja discutir acerca da construção do conhecimento na sociedade da informação, procurando esclarecer que sociedade é essa. Começando por uma reflexão sobre a racionalidade moderna, por encontrar nesta a base inicial da racionalidade tecnológica que temos hoje, passamos por uma análise do conceito de tecnologia, apresentando diversos pontos de vista atuais. No segundo capítulo desenvolvemos o tema da construção do conhecimento na sociedade da informação, mostrando a origem dessa sociedade e os desafios e possibilidades de construção de conhecimento, assim como procuramos apresentar alguns conceitos de conhecimento. No terceiro capítulo trabalhamos a utilização da informática na educação, enfatizando os desafios e a nova função do professor nessa sociedade tecnologizada.

Palavras-chave: Informação - Informática. Inovações tecnológicas - Educação. Sociedade da informação - Construção do conhecimento. Tecnologia educacional.

Downloads 24691  24691  Tamanho do arquivo 333.63 KB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.uel.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A ação comunicativa na práxis pedagógica : um estudo a partir de Habermas Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
RUIZ, Maria José Ferreira

Esta pesquisa busca analisar as contribuições da ação comunicativa habermasiana ao ambiente escolar. Parte da crítica à racionalidade moderna e enfatiza a forma como a racionalidade instrumental reflete na educação. Considera que desenvolver uma proposta educacional pautada na ação comunicativa é um desafio, já que a escola é ainda bastante permeada pela razão instrumental. Nesse locus, por vezes, os fins acabam por justificar os meios, valorizando-se mais os resultados estatísticos do que o processo em si mesmo. A escola, dessa forma, passa a ser “colonizada” pelo mundo sistêmico. A pesquisa discute como alguns estudiosos da educação veem a possibilidade de aproximação das ideias da razão comunicativa à escola, como contraponto à racionalidade instrumental que reifica o homem, assim como a natureza. Nesse prisma, defende que essa aproximação traria suporte para uma gestão escolar democrática na qual a comunicação entre todos os atores envolvidos no processo estaria presente de forma institucional, tornando-se uma possibilidade de melhoria nos conflitos que assolam esse meio. Apresenta alguns princípios da “Teoria da ação comunicativa” e da “Teoria dos atos de fala” buscando empreender uma discussão de como essas podem subsidiar uma proposta de educação moral. Faz apontamentos sobre a educação moral em teóricos que deram sustentáculo a Habermas para a construção de sua “ética discursiva”. Estabelece, também, um confronto entre a dialogicidade a as possibilidades de formação moral na escola. Discute, ainda, alguns pressupostos da democracia e como estes poderiam estar presentes no interior da escola, estimulando a racionalidade comunicativa. Apresenta uma proposta prática: as assembleias escolares. Vê esta como possibilidade de empreender na escola a ação comunicativa. Finaliza compreendendo que, embora muitas críticas se façam à “Teoria da Ação Comunicativa”, a mesma tem muito a oferecer à práxis pedagógica na formação de pessoas comunicativamente competentes.

Palavras-chave: Educação moral - Filosofia. Ética discursiva - Educação. Razão comunicativa - Filosofia. Ação comunicativa - Pedagogia.

Downloads 1804  1804  Tamanho do arquivo 463.47 KB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.uel.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Adolescências - diferentes contextos, diferentes histórias Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
TORRES, Sheila Zimermann de Morais

No presente trabalho, a adolescência é vista como uma continuidade do desenvolvimento humano; entende-se que o repertório comportamental do adolescente é influenciado pelas suas histórias onto e filogenéticas, pelo ambiente e cultura em que vive. É a história de vida que proporciona instrumentos para que o indivíduo enfrente as transformações sociais e biológicas que marcam a adolescência. O objetivo deste trabalho é identificar as relações existentes entre o ambiente que o adolescente vive (estrutura e relacionamento familiar, situação socioeconômica, oportunidades de acesso a educação e religiosidade) e suas percepções acerca de seu relacionamento com a família e amigos, suas concepções sobre religião, trabalho, suas expectativas de futuro, a organização do seu tempo, suas atitudes e autoestima. Participaram da pesquisa 255 adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, de três grupos distintos, localizados na grande Curitiba. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário compostos por 400 itens, sendo alguns abertos e outros fechados; a significância estatística entre variáveis foi verificada por meio do teste Qui-quadrado. Os principais resultados encontrados foram: forte influência do relacionamento entre pais e filhos sobre a forma que o adolescente vivencia este momento de sua vida; para o adolescente o significado de participar de uma religião está mais relacionado à espiritualidade do que à religiosidade; o adolescente, principalmente aquele que já trabalha, aprova e legitima o trabalho nessa época de sua vida; os participantes possuem sonhos e expectativas, principalmente no que tange à formação acadêmica e a realização pessoal e profissional; os adolescentes dos três grupos tendem a procurar as mesmas pessoas quando possuem um problema, sendo que a mãe é procurada com maior frequência; mesmo vivendo em diferentes contextos, os adolescentes costumam realizar as mesmas atividades, contudo, com intensidade diferente e com adaptações próprias à sua realidade. Os resultados mostram que a maioria dos adolescentes aprecia esse momento de sua vida e possui grandes expectativas quanto ao seu futuro. Estas expectativas e sonhos são fundamentais na adolescência, pois é neste momento de vida que muitos passos práticos são necessários para que as expectativas tornem-se realidade, esta é a razão por que é muito importante que a família e educadores se envolvam nesse processo. O presente trabalho pretende contribuir com as propostas de prevenção e intervenção de profissionais que trabalham com adolescentes.

Palavras-chave: Adolescência. Comportamento. Relacionamento pais e filhos. Religiosidade. Família. Amigos. Trabalho.

Downloads 2351  2351  Tamanho do arquivo 513.18 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppgeufpr.pr.gov.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Concepções de Educadoras de Creche sobre o Desenvolvimento da Criança na Faixa Etária de Zero a Três Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SOUZA, Nelly Narcizo de

A pesquisa investiga as concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança pequena, na faixa etária de zero a três anos. Verifica como elas concebem, planejam e acompanham o desenvolvimento infantil, bem como avaliam o seu desempenho profissional. Foram entrevistadas educadoras de um centro municipal de educação infantil, situado em uma região de comprometimento social, na cidade de Curitiba, Paraná. Após análise qualitativa dos dados observa, entre outros fatores, que as profissionais: a) possuem uma concepção de desenvolvimento unidirecional, com ênfase no ambiente e na prática profissional; b) acompanham e avaliam o desenvolvimento infantil fazendo uso da comparação entre as próprias crianças e da observação diária, estabelecendo parâmetros bem diversos entre elas quanto ao que se deve esperar de comportamentos das crianças de acordo com a faixa etária; c) tomam iniciativas próprias para lidar com as dificuldades infantis, incluindo os bebês com necessidades especiais; d) sua rotina de trabalho se baseia na resolução imediata de problemas, não havendo espaço e tempo para a reflexão e planejamento; e) revelam ter uma rotina extenuante, sentindo-se cansadas e sobrecarregadas. Propõe, entre outras medidas, a necessidade da melhoria das condições de trabalho das educadoras; a readequação dos espaços; a implantação da formação continuada sobre o desenvolvimento infantil. Propõe também a mobilização da universidade para que participe ativamente na melhoria do ensino de graduação e pós-graduação destinados à formação de professores de educação, incluindo estudos sobre bebês com e sem necessidades especiais, levando em conta o enfoque proposto na presente pesquisa.

Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil. Desenvolvimento de bebês. Creche. Educadoras de creche.

Downloads 4390  4390  Tamanho do arquivo 555.49 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppgeufpr.pr.gov.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Análise da Política Educacional para as Pessoas com Deficiência Pós LDB 9.394/96:A Questão do Acess Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CARVALHO, José Roberto

Este trabalho tem como objeto de análise o acesso das pessoas com deficiência à rede pública de ensino no marco da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei: 9.394/96), quando se marca o fato, até então inédito, da proposta de oferta de educação formal a essas pessoas preferencialmente na rede estatal de ensino. O trabalho aponta como pressuposto para a necessidade dessa política não se encerrar nos limites do Estado mínimo, considerado que essa política tende a se posicionar na contramão da redução dos gastos estatais. Essa dissertação, como fundamento da análise, estabelece uma contextualização dos fatores econômicos e políticos que determinaram as políticas educacionais voltadas às pessoas com deficiência no Brasil, nos diferentes momentos históricos. Apresenta-se, também, uma sucinta descrição dos paradigmas de "inclusão responsável" e a entendida "inclusão radical", apontando insuficiências presente nas duas versões. A partir desse quadro, analisam-se os dados de matrícula na educação especial, estabelecendo uma comparação no até então predominante atendimento isolado e no modelo de acesso à rede estatal de ensino. Essa investigação identifica, apesar dos muitos vieses ideológicos e limites percebidos nessa política, importantes avanços em termos de cobertura escolar.


Palavras-chave: Ecolarização de pessoas com deficiência. Segregação. Inclusão. Educação Especial.

Downloads 1760  1760  Tamanho do arquivo 1.31 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppgeufpr.pr.gov.br
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