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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A formação do professor na graduação : análise das principais obras de metodologia do trabalho cient Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BARBOSA, Susana Mesquita

A presente dissertação de mestrado é resultado da pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa PAIDÉIA do mestrado de Educação, particularmente na linha de Epistemologia da Educação. O objetivo da pesquisa foi observar como ocorre a formação do pesquisador na graduação, a partir da análise específica de um dos componentes desta, a saber, das principais obras brasileiras de Metodologia do Trabalho Científico.

Palavras-chave: Educação. Epistemologia. Pesquisa científica. Metodologia do Trabalho Científico.

Downloads 6450  6450  Tamanho do arquivo 895.48 KB  Plataforma Unicamp  Site 
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A presença do bullying na mídia cinematográfica como contribuição para a educação Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SANTOS, Ana Paula Toppan dos

O presente estudo tem como proposta analisar como a mídia cinematográfica retrata o fenômeno bullying no ambiente escolar e como essa linguagem pode proporcionar aos educadores e alunos a conscientização, a reflexão e mudanças de comportamento. Para atingir nosso objetivo de caracterizar o fenômeno como uma forma de violência prejudicial a todos os envolvidos, e uma vez que as imagens fílmicas devem ser consideradas como fonte de conhecimento e transformação de atitudes, foram analisadas as imagens que destacam o bullying dos filmes "Nunca fui beijada" e "Bang, bang! Você morreu". Com o intuito de contribuir teórica e metodologicamente para um ensino humanista, respeitando as diversidades humanas e formando cidadãos críticos e conscientes de seu papel transformador na sociedade, o embasamento teórico constitui-se de obras fundamentais e para melhor comprovação do bullying. Na prática, realizamos observação participante e pesquisa-ação junto aos educadores e alunos. A pesquisa contou com a participação de educadores, gestores e alunos de uma escola pública de Marília onde constatamos que a arte cinematográfica proporciona ao educador e ao aluno a aquisição de mais uma prática pedagógica capaz de fomentar a criticidade, conduzindo-os a uma ação-transformadora comprometida com a realidade social. As imagens fílmicas mediadas por profissionais capacitados no processo educacional valorizam e enriquecem o aprendizado do aluno, tornando-o cidadão crítico capaz de respeitar as desigualdades humanas promovendo uma sociedade igualitária, livre de preconceitos e violência.

Palavras-chave: Mídia. Educação. Ficção. Bullying. Violência. Representação social. Indivíduo em formação.

Downloads 5681  5681  Tamanho do arquivo 2.16 MB  Plataforma Universidade de Marília - Unimar  Site http://www.unimar.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!"Nenhum brasileiro sem escola" : Projetos de Alfabetização e Ed de Adultos... - 1950/1963 Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SOUZA, Claudia Moraes de

Ainda é problema para os educadores populares temas como: Educação Popular, Educação de Adultos e Analfabetismo. A intenção deste trabalho é o de revisitar o problema, o que significou revisitar as relações do Estado e da sociedade civil com a Educação Popular.

Palavras-chave: Educação Popular. Educação de Jovens e Adultos. Analfabetismo. Estado Desenvolvimentista.

Downloads 5008  5008  Tamanho do arquivo 2.94 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Apropriação da hora-atividade como espaço para formação de professores em serviço: um estudo sobre a Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CZEKALSKI, Rejane Aparecida

Recentemente, a hora-atividade passou a integrar o contexto da Educação Básica desenvolvida em nosso estado, abrangendo um percentual de 20% da carga contratual docente. Segundo a lei que a institui, o estudo é uma das atividades docentes previstas para serem desenvolvidas neste espaço. Diante deste fato, esta dissertação teve como objeto de estudo investigar a hora-atividade como espaço de formação continuada em serviço dos professores de Educação Básica. Para tanto, partiu de um resgate histórico da organização do trabalho pedagógico e da hora-atividade como conquista política, refletindo sobre como a educação vem sendo concebida em função da realidade existente e suas contradições, bem como sobre o prestígio negado à figura do professor no decorrer do desenvolvimento da educação brasileira. A pesquisa focalizou o trabalho desenvolvido em duas escolas a rede pública de Telêmaco Borba-Pr, tomando-o como um recorte do universo a ser estudado, que pode contribuir para a análise e reflexão de como esta se concretiza nas escolas. Foram realizadas entrevistas com professores e membros da equipe técnica de uma escola que atua de 5a a 8a séries e outra que atua neste mesmo nível e no Ensino Médio, com o intuito de investigar como a hora-atividade se materializa em seu cotidiano e que avaliação fazem acerca da mesma. As informações coletadas foram refletidas e analisadas à luz da literatura consultada e dos documentos selecionados junto a diferentes instâncias do sistema, no intuito de compreender os movimentos e as contradições existentes neste contexto. Os resultados apontaram que os professores têm consciência da hora-atividade como fruto de uma conquista política da categoria docente, que veio amenizar a sobrecarga na realização de suas tarefas. Além disto, os docentes reconhecem a importância da formação continuada e buscam realizar estudos no espaço da hora-atividade. No entanto, alguns argumentam que este espaço ainda não é suficiente para este fim. Ao estabelecerem relação entre hora-atividade e formação continuada em serviço, os docentes, de maneira geral, enfatizam a riqueza do espaço para troca de experiências com os colegas e integração do trabalho das diferentes disciplinas, o que indica a possibilidade de que a formação em serviço a partir da hora-atividade seja possível. Contudo, esta questão não pode ser tratada isoladamente, mas sim, mediante a articulação do interesse e compromisso de todos aqueles que compõem o universo educacional, já que parece imprescindível a ampliação do tempo da hora-atividade para que nela possa se realizar todo ‘trabalho docente’ necessário à concretização de um ‘trabalho pedagógico’ de melhor qualidade.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Educação básica. Hora-atividade. Organização do trabalho pedagógico.

Downloads 4916  4916  Tamanho do arquivo 503.64 KB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.uel.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Tecnologia e Educação no Paraná: Desafios do Dia a Dia Popular Versão: 
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
MACHADO, Ana Cláudia Bastian

A presente pesquisa busca registrar a história das políticas em tecnologias educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná no período de 2003 a 2009, enfocando o trabalho da Diretoria de Tecnologias Educacionais e suas coordenações no propósito de democratizar o acesso, proporcionando infraestrutura e formação continuada dos docentes da rede estadual de ensino do Paraná, destacando algumas práticas diferenciadas de professores(as) e assessores(as) pedagógicos(as) no que tange à apropriação tecnológica e uso das tecnologias no âmbito escolar.

Palavras-chave: Tecnologias Educacionais. Educação. Prática. Portal Dia a dia Educação. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Cultura.

Downloads 4754  4754  Tamanho do arquivo 7.81 KB  Plataforma UTFPR  Site 
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A formação Histórica e política do professor leigo no Brasil: um estudo de caso sobre o Proformação Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
AGUIAR, Ranieri Roberth Silva de

O presente trabalho teve como objetivo analisar histórica e politicamente, à luz da legislação brasileira de ensino, as políticas públicas de formação docente no Brasil, verificando quais as razões da permanência de professores leigos nos quadros do magistério público, como e por que esses profissionais se tornaram uma solução-problema para o combate ao analfabetismo nas mais longíquas regiões do país, onde não há professores habilitados.

Palavras-chave: Formação de Professores. Professor leigo. Educação a distância. Valorização docente.

Downloads 4595  4595  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades EST  Site http://www.est.edu.br/biblioteca
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Análise de uma proposta de capacitação para professores em informática educacional Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GIMENES, Marcelo Carlos

As mudanças provocadas com o advento da tecnologia trazem à tona questionamentos em relação à postura de qualquer profissional e, sobretudo, do profissional da educação diante do seu compromisso frente a seus aprendizes e da sociedade a qual ele pertence, onde não basta conhecer, mas diversificar a forma de trabalho e as propostas pedagógicas, que hoje têm ligação direta com o processo tecnológico emergente. Nesse sentido, a pretensão deste trabalho é a de investigar e buscar caminhos que transformem a maneira de se apresentar os conteúdos, ligando-os com o computador, buscando diversidade e inovações na sala de aula, promovidas com o uso da tecnologia. Essa iniciativa parte da constatação de que a realidade de grande parte das escolas hoje consiste na subutilização dos laboratórios de informática no desempenho das atividades docentes, com elevada taxa de ociosidade dos computadores.

Palavras-chave: Computador. Tecnologia. Conhecimento.

Downloads 4433  4433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Palmas.  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Concepções de Educadoras de Creche sobre o Desenvolvimento da Criança na Faixa Etária de Zero a Três Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SOUZA, Nelly Narcizo de

A pesquisa investiga as concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança pequena, na faixa etária de zero a três anos. Verifica como elas concebem, planejam e acompanham o desenvolvimento infantil, bem como avaliam o seu desempenho profissional. Foram entrevistadas educadoras de um centro municipal de educação infantil, situado em uma região de comprometimento social, na cidade de Curitiba, Paraná. Após análise qualitativa dos dados observa, entre outros fatores, que as profissionais: a) possuem uma concepção de desenvolvimento unidirecional, com ênfase no ambiente e na prática profissional; b) acompanham e avaliam o desenvolvimento infantil fazendo uso da comparação entre as próprias crianças e da observação diária, estabelecendo parâmetros bem diversos entre elas quanto ao que se deve esperar de comportamentos das crianças de acordo com a faixa etária; c) tomam iniciativas próprias para lidar com as dificuldades infantis, incluindo os bebês com necessidades especiais; d) sua rotina de trabalho se baseia na resolução imediata de problemas, não havendo espaço e tempo para a reflexão e planejamento; e) revelam ter uma rotina extenuante, sentindo-se cansadas e sobrecarregadas. Propõe, entre outras medidas, a necessidade da melhoria das condições de trabalho das educadoras; a readequação dos espaços; a implantação da formação continuada sobre o desenvolvimento infantil. Propõe também a mobilização da universidade para que participe ativamente na melhoria do ensino de graduação e pós-graduação destinados à formação de professores de educação, incluindo estudos sobre bebês com e sem necessidades especiais, levando em conta o enfoque proposto na presente pesquisa.

Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil. Desenvolvimento de bebês. Creche. Educadoras de creche.

Downloads 4385  4385  Tamanho do arquivo 555.49 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppgeufpr.pr.gov.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Informando crianças para formar trabalhadores conscientes : São José dos Pinhais, 2003-2006 Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
RODRIGUES, Lineti Firmo

Esta pesquisa tem como objeto o Programa Educativo Escola do Futuro Trabalhador, um programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que foi aplicado a partir de 1997 no Paraná e em 2001 foi lançado em nível nacional. No Paraná, o Programa Educativo foi implantado inicialmente em 13 municípios, constituindo-se de um conjunto de ações educativas a respeito do mundo do trabalho, com o objetivo de levar às crianças do Ensino Fundamental, noções sobre questões relacionadas a direitos trabalhistas, segurança e saúde do trabalhador. Este estudo sobre o Programa focalizou São José dos Pinhais, importante cidade da Região Metropolitana de Curitiba. Iniciado em 2003, o Programa foi aplicado no município de São José dos Pinhais em 7 escolas municipais rurais, com alunos de 3ª e 4ª séries; em 2004 e 2005, foi aplicado também em escolas municipais da zona urbana, nos bairros da periferia; em 2006 em 4 escolas estaduais de 5ª à 8ª séries, também na periferia. O Programa foi desativado no município, em 2007. Através da pesquisa analisei quais ideias o Programa Educativo pretendia enfatizar e como professores e alunos se apropriaram do Programa em um local específico: São José dos Pinhais. O estudo do programa educacional, que pretendia informar crianças e jovens sobre o mundo do trabalho e desenvolver uma cultura de saúde e segurança nos ambientes de trabalho, foi realizado considerando a histórica da questão do trabalho, especialmente na infância, suas implicações com questões da saúde e de Educação, bem como a análise do tema na legislação brasileira. Para o estudo foram utilizados prioritariamente os Cadernos do Programa, testes de alunos, um relatório elaborado por professores, além de um questionário que foi respondido por professores e estudantes.

Palavras-chave: Educação para o Trabalho. História do Trabalho. Trabalhador. Saúde. Acidentes de trabalho.

Downloads 4096  4096  Tamanho do arquivo 13.40 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppge.ufpr.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A perspectiva de tempo futuro como um aspecto da motivação do adolescente na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
LOCATELLI, Adriana Cristine Dias

O presente estudo objetivou responder questões referentes à motivação do adolescente na escola em um momento de definição vocacional. O adolescente, ao final do ensino médio, está construindo sua identidade e a principal tarefa dessa etapa é a definição de uma carreira, ou seja, a escolha de uma meta futura. Este estudo buscou verificar se os adolescentes percebem a escolarização como preparação válida para seu futuro profissional, e se a definição quanto à vocação interfere na motivação, no uso de estratégias pessoais de estudo e na percepção de instrumentalidade. Os participantes foram 206 adolescentes do 3º ano do Ensino Médio, de duas escolas de Londrina, sendo uma da rede pública de ensino e outra da rede particular. O instrumento utilizado foi um Questionário de Escolha Vocacional (Locatelli e Bzuneck, 2003), com escala Likert, e os dados obtidos foram submetidos à análise estatística. Entre o número total de participantes, apenas 65 encontraram-se definidos quanto à vocação. Os resultados indicaram relação entre a definição vocacional e a motivação, o uso de estratégias pessoais de estudo e a percepção de instrumentalidade, em grau positivo e significativo. A perspectiva de tempo futuro, como um aspecto da motivação do adolescente, influenciou diretamente a motivação para os estudos, a forma como os alunos organizam seu tempo para cumprir as tarefas acadêmicas, bem como a valorização dada aos estudos no presente como meio para alcançar as metas colocadas no futuro. Os resultados do estudo são discutidos em termos das implicações para o trabalho dos professores com adolescentes, no sentido de auxiliarem no estabelecimento de metas futuras, na percepção da existência de vinculação entre tais metas com as de curto prazo, ou seja, a relação entre as ações do cotidiano da escola e o alcance dos objetivos vocacionais colocados no futuro.

Palavras-chave: Adolescente e a escolha vocacional. Motivação intrínseca e a extrínseca. Perspectiva de tempo futuro e o ensino superior.

Downloads 3977  3977  Tamanho do arquivo 924.69 KB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.uel.br
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