Categoria: Pedagogia Artigos |
Indisciplina, Incivilidade e Cidadania na Escola |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
GARCIA, Joe
Este artigo discute algumas relações entre indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. Inicialmente abordamos algumas questões sobre disciplina e educação, e exploramos a noção de indisciplina como um modo de ruptura nas relações edagógicas. A seguir discutimos a oção de incivilidade, recorrendo ao pensamento do sociólogo francês Bernard Charlot. Buscamos traçar uma relação entre incivilidade e indisciplina na escola. Também abordamos o conceito de cidadania, explorando alguns dos seus significados no cenário educacional. Ao final, analisamos a possibilidade das incivilidades estarem a comunicar algo ao projeto educacional, civilizatório das escolas, e recorremos à noção de reconhecimento, a qual nos parece promissora para avançar as noções de cidadania, respeito, civilidade, educação e disciplina nas escolas.
Palavras-chave: Educação. Indisciplina. Incivilidade. Cidadania.
|
4515 0 bytes Revista ETD - Educação Temática Digital http://www.nead.unama.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Autonomia e educação: a trajetória de um conceito |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Angela Maria
O conceito de autonomia tem sido construído, historicamente, no contexto de diferentes características culturais, econômicas e políticas que configuram as sociedades ao longo de seu percurso. Assim, este artigo busca desvendar, primeiramente, seu significado no âmbito do pensamento histórico, político e filosófico. A realização de um painel sobre sua construção teórica e trajetória é de fundamental importância para se discutir, em seguida, as possíveis vinculações entre o conceito e seu uso instrumental na área da educação.
Palavras-chave: Autogestão. Autonomia. Educação.
|
715 235 bytes Cadernos de Pesquisa http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Habilidades do Século XXI |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
DEMO, Pedro
O século XXI exige novas habilidades das pessoas e sociedades, em especial novas alfabetizações, que desbordam de muito as tradicionais, tal como manejar devida fluência tecnológica, em especial autoria. Aproveitando plataformas da web podemos promover o exercício da autoria, desde que saibamos usá-las como ferramentas de produção de texto. A isto deve sempre se acrescer a preocupação com o espírito crítico, em particular perante a inundação de informação na internet que já mais desinforma do que informa. Sendo a tecnologia uma dinâmica ambígua, pode servir para qualquer coisa; oferece, contudo, grandes oportunidades desde que não se perca o olhar questionador. É mesmo possível falar de uma nova esfera pública para o debate democrático, na visão de Habermas, embora seja a internet bem mais conhecida como lugar de plágio. Sobressai aí o debate de Benkler, sobre riqueza das redes, chamando a atenção para um “novo modo de produção” de estilo solidário (wikipedia, por exemplo): os colaboradores não se movem por dinheiro, mas por conta de um projeto coletivo motivador.
Palavras-chave: Habilidades. Competência. Novas tecnologias. Docente. Multi-alfabetização. Século XXI.
|
695 446.35 KB Boletim Técnico do Senac http://www.oei.es/pdf2/habilidades-seculo-xxi.pdf |
|