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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
MELLO, Guiomar Namo de; SILVA, Rose N. da

O artigo discute o momento educacional em que vivem os países latino-americanos, nos quais a cobertura do ensino fundamental tende a se universalizar, sem que tenham sido resolvidos os crônicos problemas de qualidade, expressos pelos altos índices de repetência e evasão. Contrapondo esse quadro educacional às novas demandas da modernização tecnológica e da participação social da população, as autoras propõem uma revisão do modelo de gestão da escola, voltado para a autonomia, baseado em projeto pedagógico próprio e avaliação dos resultados, bem como uma redefinição das funções do Estado e das estruturas centralizadas dos sistemas de ensino.

Downloads 798  798  Tamanho do arquivo 2.00 MB  Plataforma SCIELO  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A identidade do Pedagogo e as novas Diretrizes Curriculares de Pedagogia  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
SILVA, Fabiana dos Santos Franco da

Este artigo tem por objetivo abordar o processo de construção da identidade do pedagogo, fazendo um resgate histórico do professor/pedagogo no Brasil e trazer algumas concepções teóricas sobre a atuação do pedagogo. A história da educação traz importantes contribuições para uma compreensão mais profunda sobre esse processo de constituição da identidade do professor/pedagogo. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia trouxeram algumas mudanças com relação à identidade do pedagogo –principalmente quando coloca a docência como base para a profissão –, o que torna relevante uma reflexão sobre suas interferências para o mercado de trabalho. Podemos perceber que as Diretrizes vêm de um longo processo de lutas para o seu estabelecimento, pois são muitos os questionamentos sobre o curso de Pedagogia, no sentido de estar ou não a serviço da lógica do mercado. Mas isso também gera uma nova dúvida: a Pedagogia deve ou não acompanhar as mudanças do mercado de trabalho? A atuação docente sempre esteve diante de lutas e entraves para sua profissionalização, buscando uma identidade própria. E quando enfim é regulamentada as Diretrizes para o curso de Pedagogia, ainda existem inúmeras controvérsias por parte dos teóricos quanto a identidade do pedagogo. Por isso é necessário trazer alguns autores, tais como Aguiar et al (2006), Evangelista (2008), Gadotti (1983), Garcia (1995), Libâneo (2006) e Saviani (2007), para esta discussão, pois estes pesquisadores, com certeza, têm grandes contribuições para a formação de professores/pedagogos. Este artigo não esgota esta discussão, pois este não é o objetivo, mas o que pretendemos é trazer uma reflexão bem fundamentada acerca das Diretrizes de Pedagogia, assim como pesquisas que tem em foco o papel do pedagogo.

Palavras-chave: Identidade do pedagogo. Diretrizes curriculares. Mercado de trabalho.

Downloads 17788  17788  Tamanho do arquivo 65.37 KB  Plataforma PUC - EDUCERE 2008  Site http://www.pucpr.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A multimídia, a didática e o saber escolar na formação do professor: um desafio acadêmico Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
ARNONI, Maria Eliza Brefere; DOTTI, Amanda Foganholi; FARIA, Lívia Carolina Miranda; KOIKE, Luiz Tomaz; BREFORE, Marcelo

A fim de divulgar os trabalhos resultantes da disciplina de Didática, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, Campus de São José do Rio Preto, para professores e futuros professores, propôs-se a elaboração do site: http://www.ibilce.unesp.br/departamentos/edu/didatica/index.htm , tendo em vista a importância do olhar crítico para o livro didático e o desenvolvimento do conteúdo de ensino em sala de aula, assuntos tratados nos trabalhos. A parceria com os docentes da rede pública proporcionou, pelo contato entre formação inicial e continuada, a troca de experiências e discussões relevantes sobre a educação.

Palavras-chave: Educação. Formação inicial. Formação continuada. Site de didática.

Downloads 2253  2253  Tamanho do arquivo 185.41 KB  Plataforma Universidade Estadual Paulista - Unesp  Site http://www.unesp.br/prograd/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Pedagogia Social na Educação Infantil: possibilidades de trabalho com a comunidade Popular Versão: DOC
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges

Este artigo discorre sobre as dificuldades de trabalho em Centros de Educação Infantil pública, como a falta de recursos materiais e humanos, onde muitos profissionais têm que assumir funções avessas às suas formações, seja pela gravidade de muitas situações ou falta de profissionais específicos, quando não das duas juntas. Na figura do diretor que precisa fazer visitas, fazer o trabalho pedagógico, encaminhamentos e tantos outros que perpassam o cotidiano destes centros de modo a comprometer seu trabalho. As consequências destas mazelas recaem no atendimento as crianças e suas famílias, que embora possuam direitos na letra da lei, encaram a conquista à vaga como uma benesse dos poderes públicos. Neste âmbito se faz um paralelo com alguns países da Europa como Espanha e Itália, onde a formação em Pedagogia Social prepara o educador social para articular o trabalho com os desfavorecidos. Uma profissão reconhecida, com carga horária e formação específica que contribui para a superação de dificuldades concernentes à realidade brasileira. No Brasil algumas universidades já trabalham com a formação em Pedagogia Social e os autores consultados para este estudo são Machado, Caliman e Freire.

Palavras-chave: Educação infantil. Pedagogia social. Famílias.

Downloads 9362  9362  Tamanho do arquivo 62.00 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://www.webartigos.com
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Tecnologia do computador como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
VICENZI, Rosiana Aparecida de Assis; SILVA, Henrique O.

Este artigo busca fazer um breve histórico a respeito do uso da tecnologia computacional como forma de promoção do ensino e estimulador da aprendizagem e como isso se torna cada vez mais presente no dia a dia da sala de aula. Procura abordar a história da tecnologia desde a escrita na época de Platão até os dias atuais com a digitalização e a internet e como isso pode beneficiar ou não o aluno na escola.

Palavras-Chave: Conhecimento. Informática. Educação. Cultura. Ciência e Tecnologia.

Downloads 698  698  Tamanho do arquivo 91.80 KB  Plataforma Revista Synergismus Scyentifica UTFPR Pato Branco  Site http://http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/view/433
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Tecnologia e a Educação Tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
LIMA FILHO, Domingos Leite; QUELUZ, Gilson Leandro

O objetivo principal do presente texto é construir elementos que possam contribuir para uma sistematização conceitual sobre a tecnologia e sua relação com a educação tecnológica. Apresentamos inicialmente os pressupostos filosóficos fundamentais que orientam nossa análise desta temática, na qual se relacionam as categorias trabalho, educação, ciência e ecnologia. A seguir, a partir da explicitação de que a tecnologia assume papel central na sociabilidade, ou seja, na produção da realidade e do imaginário (universo real e simbólico), buscamos evidenciar que tal centralidade se dá marcada predominantemente por elementos de descontextualização conceitual, narrativas e determinismos tecnológicos, discutindo a origem destes e suas implicações. Analisamos tais efeitos, tratando, em particular, de verificar as bases do processo de racionalização e hierarquização de práticas, saberes e conhecimentos que permeia determinadas concepções de tecnologia. Na sequência, com base nos pressupostos, análises e críticas desenvolvidas nos tópicos anteriores, buscamos delinear o que entendemos como ponto de partida para a construção de matrizes conceituais acerca da tecnologia, destacando fundamentalmente duas concepções: (i) a matriz relacional, que compreende a tecnologia como construção, aplicação e apropriação das práticas, saberes e conhecimentos;(ii) a matriz instrumental, que compreende a tecnologia como técnica, isto é, como aplicação prática de saberes e conhecimentos. Ainda tratando de elementos conceituais, buscamos, no tópico seguinte, sintetizar as formulações do conceito de tecnologia como ciência do trabalho produtivo, propostas por Rui Gama, evidenciando a atualidade deste conceito e a contextualização da educação tecnológica frente às possibilidades e limites deste conceito complexo. Por fim, apresentamos um conjunto de considerações que, antes que a pretensão de uma conclusão, constituem-se em um convite ao prosseguimento do debate.

Downloads 1138  1138  Tamanho do arquivo 69.21 KB  Plataforma Revista Educação & Tecnologia  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A violência escolar e a crise da autoridade docente Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
AQUINO, Júlio Groppa

O presente artigo discute a relação entre os conceitos de violência e autoridade no contexto escolar e, particularmente, na relação professor-aluno. Para tanto, contrapõe uma leitura de cunho institucional da violência escolar às abordagens clássicas da temática, demonstrando a tese de que há um quantum de violência “produtiva” embutido na ação pedagógica.

Palavras-chave : Violência escolar. Relação professor-aluno. Autoridade docente. Instituição escola.

Downloads 1205  1205  Tamanho do arquivo 37.70 KB  Plataforma Cadernos Cedes  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Rural no Brasil na Perspectiva das Relações Campo-Cidade e de Gênero Popular Versão: 2012
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
FERRARO, A. R.

O artigo começa analisando a trajetória da taxa de alfabetização no Brasil através das sucessivas gerações presentes nos censos 2000 e 1950, buscando colocar em evidência tanto o estado e como a dinâmica das desigualdades quanto à alfabetização na perspectiva de sua relação cruzada com campo-cidade e gênero. Busca, então, elementos teóricos de inteligibilidade dessas desigualdades. Os resultados obtidos são: o latifúndio é o principal determinante estrutural do analfabetismo no campo; o analfabetismo está tornando-se numericamente um problema predominantemente urbano; a histórica superioridade masculina quanto à alfabetização e escolarização está cedendo lugar a uma crescente superioridade feminina, tanto no campo como na cidade.

Palavras-chave: Alfabetização. Escolarização. Campo-Cidade. Gênero. Brasil.

Downloads 533  533  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização visual para a produção de objetos educacionais Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
GRANDO, Anita; KONRATH, Mary Lúcia Pedroso; TAROUCO, Liane

Este artigo descreve alguns princípios para a produção de objetos educacionais ergonômicos, os quais possibilitam a maximização da aprendizagem com redução da sobrecarga cognitiva.

Palavras-chave: Objetos educacionais. Projeto gráfico. Carga cognitiva.

Downloads 676  676  Tamanho do arquivo 193.07 KB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.cinted.ufrgs.br/renote/set2003/artigos/artigo_anita.pdf
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!As contradições expressas nos discursos sobre inclusão/exclusão Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ARAUJO, Débora Cristina de

O presente artigo pretende discutir como práticas contraditórias são encontradas em discursos informais de uma turma de pós-graduação, cujo tema de estudo era inclusão e exclusão. A defesa pelo estudo crítico de tal assunto, embora permeasse as pesquisas de todos os membros da turma analisada, não se apresentou condizente com a postura destes frente ao Outro, ao diferente. O artigo estrutura-se em três partes: a primeira trata de conceitos contraditórios acerca das desigualdades raciais no Brasil, demonstrando que o discurso sobre igualdade, diisseminado pelo mito da democracia racial, sofreu “atualizações” por meio, sobretudo, dos estudos acadêmicos, que associam constantemente a desigualdade estrutural do país ao conflito de classes e não ao racial. A segunda parte trata das falácias argumentativas em que ora a inclusão é defendida e ora veementemente combatida, sem a explicitação dos critérios. A terceira parte, dividida em dois sub-tópicos, apresenta o perfil da turma analisada, o diálogo apontado neste artigo como preconceituoso e sua micro-análise discursiva. No primeiro subtópico discute-se sobre alguns aspectos evidenciados na postura dos participantes: a crítica feita ao “politicamente correto” como sendo uma “polícia do pensamento” e não uma forma de reconhecimento de que a linguagem reproduz preconceitos e, portanto, precisa ser combatida; a atitude de alguns dos presentes no evento que se incomodaram com a manifestação preconceituosa, mas preferiram ou aguardar uma tomada de atitude de outrem ou resignar-se em seus estigmas. O segundo sub-tópico, embasado nos estudos de van Dijk (2000; 2008), analisa que o racismo manifestado por meio do discurso obedece a estruturas rígidas que também são evidenciadas no diálogo em questão. Deste modo, a conclusão aponta para a necessidade constante de se estudar tais discursos como forma de combate ao racismo, sobretudo porque o campo da educação pode ser o responsável pela reprodução ou superação de práticas discriminatórias.

Palavras-chave: Discurso. Inclusão/exclusão. Racismo. Desigualdade.

Downloads 4035  4035  Tamanho do arquivo 79.98 KB  Plataforma VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/158_268.pdf
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