Categoria: Pedagogia Artigos |
Políticas Públicas e Gestão Democrática: o funcionamento do conselho escolar no sistema municipal de |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
CONTI, Celso Conti; LUIZ, Maria Cecília
A profundidade das mudanças no capitalismo a partir de meados do século 20 produziu um novo modo de vida total, que abrange tanto os padrões de comportamento social quanto às relações entre o capital, o trabalho e o Estado. Organismos internacionais foram criados para orquestrar o processo de mudanças na agenda das Nações-Estado de todo o mundo, inclusive no campo da educação, que passa a ser vista como prioritária, justificando-se a necessidade de um novo pacto social, implicando na participação da sociedade como um todo. No Brasil, leis federais, estaduais e municipais consagram o princípio da “gestão democrática”. É preciso, contudo, verificar como esses princípios têm sido traduzidos na prática. Com esse propósito, o texto se propõe a analisar a atuação do conselho de escola no sistema de ensino de São Carlos/SP, com o objetivo de identificar as possibilidades de participação da comunidade na escola. Para a análise, utilizamos um conjunto de depoimentos dos conselheiros das escolas municipais e, como resultado, identificamos dois importantes obstáculos ao funcionamento democrático do conselho de escola: um relacionado à paridade e partilha do poder, outro à representatividade.
Palavras-chave: Conselho de escola. Gestão democrática. Políticas públicas. Sistema municipal de ensino.
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1289 56.57 KB Revista Educação: Teoria e Prática http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Cyberbullying: uma análise comparativa com estudantes de países da América Latina: Argentina, Brasil |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
CHELEZQUER, Charo Sádaba Chalezquer; GONZÁLEZ, Diana González; PÉREZ, Jorge del Río; SALA, Xavier Bringue
Este estudo explora a questão do cyberbullying partindo de uma perspectiva transcultural. O foco está na análise da extensão da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela apresentando experiências de adolescentes de cyberbullying, a partir do levantamento de 21.000 estudantes de 10 a 18 anos. Nesse trabalho, "cyberbullying" refere-se à intimidação via meios de comunicação eletrônicos: telefone celular / vídeo / foto / mensagem de texto, Internet / jogos / mensagens instantâneas.
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