Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Descentralização e Políticas Públicas: o público e o privado na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
RODRIGUEZ, Vicente

Este artigo analisa o processo de descentralização da educação brasileira e as novas configurações institucionais assumidas nas relações entre o setor público e o setor privado na oferta de serviços educacionais. Nos novos contextos descentralizados da política educativa a compreensão das ações políticas empreendidas pelo setor público e pelo setor privado é que permitirá discutir os rumos das políticas públicas de educação para o país. A análise da municipalização na Região Metropolitana de Campinas e o crescimento do setor privado constituem as preocupações deste artigo.

Palavras-chave: Descentralização. Formação continuada de professores. Público e privado. Federalismo. Estado.

Downloads 753  753  Tamanho do arquivo 57.62 KB  Plataforma  Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Organização do Trabalho na Escola e a Participação dos Educandos Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a importância da participação dos estudantes na organização do trabalho na escola. Tem-se por pressuposto que a implementação da gestão democrática na escola pública necessariamente demanda considerar o papel que os educandos ocupam no processo de organização do trabalho pedagógico. O texto, apoiado em resultados obtidos a partir de pesquisa realizada em uma escola da rede estadual paulista que atende ao Ensino Fundamental (séries finais) e Ensino Médio, examina o tema da participação na gestão da escola pública; a participação dos usuários-estudantes na organização do trabalho pedagógico e os resultados de ações de profissionais com vistas à democratização da gestão escolar, especialmente no que se refere ao cumprimento do direito de acesso e permanência na escola. Argumenta-se, finalmente, sobre a importância de serem implementadas políticas consistentes que contribuam para a democratização das práticas escolares.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Participação dos estudantes. Trabalho coletivo.

Downloads 893  893  Tamanho do arquivo 131.64 KB  Plataforma  Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Políticas Públicas e Gestão Democrática: o funcionamento do conselho escolar no sistema municipal de Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
CONTI, Celso Conti; LUIZ, Maria Cecília

A profundidade das mudanças no capitalismo a partir de meados do século 20 produziu um novo modo de vida total, que abrange tanto os padrões de comportamento social quanto às relações entre o capital, o trabalho e o Estado. Organismos internacionais foram criados para orquestrar o processo de mudanças na agenda das Nações-Estado de todo o mundo, inclusive no campo da educação, que passa a ser vista como prioritária, justificando-se a necessidade de um novo pacto social, implicando na participação da sociedade como um todo. No Brasil, leis federais, estaduais e municipais consagram o princípio da “gestão democrática”. É preciso, contudo, verificar como esses princípios têm sido traduzidos na prática. Com esse propósito, o texto se propõe a analisar a atuação do conselho de escola no sistema de ensino de São Carlos/SP, com o objetivo de identificar as possibilidades de participação da comunidade na escola. Para a análise, utilizamos um conjunto de depoimentos dos conselheiros das escolas municipais e, como resultado, identificamos dois importantes obstáculos ao funcionamento democrático do conselho de escola: um relacionado à paridade e partilha do poder, outro à representatividade.

Palavras-chave: Conselho de escola. Gestão democrática. Políticas públicas. Sistema municipal de ensino.

Downloads 1289  1289  Tamanho do arquivo 56.57 KB  Plataforma  Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado enquanto mediação entre ensino, pesquisa e extensão Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
PELOZO, Rita de Cássia Borguetti

O presente trabalho procura evidenciar a importância da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado enquanto mediação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Nos dias atuais, a conciliação entre teoria e prática torna-se imprescindível na formação do futuro docente, permitindo a construção da Práxis Pedagogia.

Palavras-chave: Estágio. Teoria. Prática.

Downloads 10380  10380  Tamanho do arquivo 72.66 KB  Plataforma Revista Científica Eletrônica de Pedagogia   Site http://www.revista.inf.br/pedagogia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Análise de Ferramentas de Interação e Comunicação em Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir de Co Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
INOCENTE, David Forli; MATIAS, Alberto Borges; SCORSOLINI-COMIN, Fabio

Com a educação a distância passa-se a refletir a respeito da interação mediada por ferramentas tecnológicas em ambiente virtual. Por meio das noções de dialogismo e polifonia propostas por Bakhtin discute-se a interação a partir de recortes das ferramentas Fórum e Painel de Opiniões de um curso de pós-graduação na modalidade a distância. Pela análise, essas ferramentas podem ser compreendidas como um espaço intertextual no qual diferentes alteridades são atualizadas, proporcionando um diálogo assíncrono não apenas com a proposição inicial, mas também com os diversos posicionamentos assumidos pelos outros alunos. Dessa forma, resgatam-se e reconstroem-se vozes sociais, posicionamentos, conhecimentos e experiências profissionais no campo mediático de interação possibilitado pela educação a distância.

Palavras-chave: Interação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Intertexto.

Downloads 631  631  Tamanho do arquivo 57.63 KB  Plataforma Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Cyberbullying: uma análise comparativa com estudantes de países da América Latina: Argentina, Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
CHELEZQUER, Charo Sádaba Chalezquer; GONZÁLEZ, Diana González;
PÉREZ, Jorge del Río; SALA, Xavier Bringue

Este estudo explora a questão do cyberbullying partindo de uma perspectiva transcultural. O foco está na análise da extensão da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela apresentando experiências de adolescentes de cyberbullying, a partir do levantamento de 21.000 estudantes de 10 a 18 anos. Nesse trabalho, "cyberbullying" refere-se à intimidação via meios de comunicação eletrônicos: telefone celular / vídeo / foto / mensagem de texto, Internet / jogos / mensagens instantâneas.

Downloads 2495  2495  Tamanho do arquivo 82.06 KB  Plataforma V Congresso Internacional sobre Comunicação e Real  Site http://www.educarede.org.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Associação de Pais e Mestres: Um Pouco de História Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
BRANCO, Izabel Aurora de Souza

Este artigo tem por objetivo retomar um pouco da história do surgimento das Associações de Pais e Mestres no Brasil e os ideais de participação que a elas estava vinculado. O estudo vai limitar-se, neste primeiro momento, a fazer algumas considerações a respeito da preocupação em envolver, cada vez mais, a comunidade escolar nas questões referentes à organização e ao funcionamento das escolas.

Downloads 2687  2687  Tamanho do arquivo 313.51 KB  Plataforma Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
MELLO, Guiomar Namo de; SILVA, Rose N. da

O artigo discute o momento educacional em que vivem os países latino-americanos, nos quais a cobertura do ensino fundamental tende a se universalizar, sem que tenham sido resolvidos os crônicos problemas de qualidade, expressos pelos altos índices de repetência e evasão. Contrapondo esse quadro educacional às novas demandas da modernização tecnológica e da participação social da população, as autoras propõem uma revisão do modelo de gestão da escola, voltado para a autonomia, baseado em projeto pedagógico próprio e avaliação dos resultados, bem como uma redefinição das funções do Estado e das estruturas centralizadas dos sistemas de ensino.

Downloads 798  798  Tamanho do arquivo 2.00 MB  Plataforma SCIELO  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Aspectos Históricos sobre a Função do Pedagogo Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MARTELLI, Andréa Cristina

O presente artigo objetiva o entendimento das funções não docentes exercidas pelo Pedagogo na organização escolar , à luz da história da educação brasileira, compreendida a partir das relações entre escola e sociedade capitalista. Pois, “a escola contemporânea é uma organização complexa dentro de nosso sistema social; por isso, para entender sua dinâmica e seu funcionamento, temos que compreender a forma como foi concebida e a partir de quais pressupostos ela está desenvolvendo o processo educacional”.

Downloads 2159  2159  Tamanho do arquivo 123.58 KB  Plataforma  Educere et Educare - Revista de Educação  Site http://e-revista.unioeste.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Práticas Escolares e Diversidade Cultural: a experiência da Escola Pública Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
MOTA, Francisco Alencar
RIBEIRO, Fernanda Maria Vieira

Este trabalho consiste num estudo acerca da educação, sob as políticas educacionais no município de Sobral, CE, no que concerne ao problema da diversidade cultural a partir das práticas escolares cotidianas.A metodologia utilizada na pesquisa consistiu de observação, aplicação de questionários em meio a sujeitos envolvidos, além de participação dos autores/pesquisadores em atividades ligadas ao objeto.Como resultado final o trabalho evidenciou contradições no processo educacional sob as políticas públicas no referido município, caracterizadas por uma super ênfase na aprendizagem técnica da leitura e escrita (alfabetização) em detrimento do que estamos definindo como “aprendizagem cultural”, no que pese os valores de tolerância e respeito às diferenças.

Palavras Chave: Educação. Práticas escolares. Diferenças culturais.

Downloads 738  738  Tamanho do arquivo 119.15 KB  Plataforma V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares  Site http://www.cult.ufba.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 (9) 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »