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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A UNE e a Reforma Universitária no governo Lula Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRANCO, Juliana Oshima

A partir de uma reflexão histórica sobre a Reforma Universitária (RU) no Brasil realizamos uma análise sobre o posicionamento da União Nacional dos Estudantes (UNE) em relação ao tema durante o governo Lula, buscando identificar como suas diretorias majoritárias vêm conduzindo os debates em torno da reestruturação do sistema de ensino superior em curso no país. Ainda que classifique a política econômica do governo atual como neoliberal e critique a privatização e mercantilização da educação, a UNE tornou-se umas das maiores articuladoras das políticas para educação superior de Lula, contribuindo para a dissimulação da RU idealizada pelos estudantes na década de 1960, sob o argumento de estar disputando propostas dentro das leis e programas governamentais.

Palavras-chave: Reforma Universitária. Movimento estudantil. UNE. Comunicação nos movimentos sociais.

Downloads 502  502  Tamanho do arquivo 163.47 KB  Plataforma III Simpósio Lutas Sociais na América Latina  Site http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A TV Multimídia na Sala de Aula Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MELLO, Rosângela Menta

Apresentamos a nossa experiência sobre o uso da TV Multimídia na sala de aula, durante as atividades de Estágio Supervisionado e na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico no Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Wolff Klabin, Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional, durante o primeiro semestre de 2009, em Telêmaco Borba, Estado do Paraná. Destacamos a importância de o Professor planejar as atividades que realizará durante o período letivo, selecionando os recursos de imagem, vídeo e som adequados a turma, ao tempo disponível e ao programa da aula, escolhendo diversas metodologias para a sua apresentação e discussão, variando os recursos disponíveis e integrando-os aos temas e disciplinas da série. Desenvolvemos várias aulas utilizando a TV Multimídia como recurso pedagógico, com auxílio de pen-drive. No final do 1o semestre de 2009, avaliamos as atividades realizadas junto aos estudantes e colegas, cujos resultados são apresentados neste artigo. Consideramos que os recursos oferecidos pela TV Multimídia têm uma ótima aceitação por parte dos estudantes, facilitam a aprendizagem e a contextualização dos temas das aulas.

Palavras-chave: TV Multimídia . Aprendizagem . Metodologia de ensino .

Downloads 9933  9933  Tamanho do arquivo 536.02 KB  Plataforma III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade -   Site http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Reforma da escola e o trabalho como especificidade humana Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges

O presente artigo procura desmistificar o espaço escolar como redentor das mazelas sociais ao mesmo tempo em que analisa a hegemonia da classe dominante que faz uso não só da sociedade política, mas da sociedade civil para disseminar sua ideologia. Analisa, de modo sintético, a educação no Brasil no que concerne à escola para as classes trabalhadoras demonstrando que a dicotomia escola de ricos e de pobres é fruto de uma sociedade divida em classes que desumaniza o trabalhador, arrebatando-lhe das mãos aquilo que o diferencia dos animais: o trabalho, a capacidade de planejar e prever resultados, justificando tal assertiva pela meritocracia. Uma vez que a classe detentora dos meios de produção subjuga o trabalhador, se apropriando do conhecimento, domínio e produto de seu trabalho, todavia, não lhe é capaz de tomar a capacidade de resistir, se opor ao domínio capitalista. Converter os mesmos meios que favorecem a classe dominante o exercício de sua hegemonia a favor da classe trabalhadora é possível, e a reforma da escola deve começar pela organicidade dos intelectuais envolvidos nesta peleja. Entre os autores consultados ressaltam-se os pressuposto de Gramsci.

Palavras-chaves: Educação. Escola. Trabalho.

Downloads 2172  2172  Tamanho do arquivo 60.00 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://www.utp.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Análise de Ferramentas de Interação e Comunicação em Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir de Co Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
INOCENTE, David Forli; MATIAS, Alberto Borges; SCORSOLINI-COMIN, Fabio

Com a educação a distância passa-se a refletir a respeito da interação mediada por ferramentas tecnológicas em ambiente virtual. Por meio das noções de dialogismo e polifonia propostas por Bakhtin discute-se a interação a partir de recortes das ferramentas Fórum e Painel de Opiniões de um curso de pós-graduação na modalidade a distância. Pela análise, essas ferramentas podem ser compreendidas como um espaço intertextual no qual diferentes alteridades são atualizadas, proporcionando um diálogo assíncrono não apenas com a proposição inicial, mas também com os diversos posicionamentos assumidos pelos outros alunos. Dessa forma, resgatam-se e reconstroem-se vozes sociais, posicionamentos, conhecimentos e experiências profissionais no campo mediático de interação possibilitado pela educação a distância.

Palavras-chave: Interação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Intertexto.

Downloads 632  632  Tamanho do arquivo 57.63 KB  Plataforma Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Custo Aluno–Qualidade Inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  18/12/2012
Descrição:
CARREIRA, Denise; REZENDE PINTO, José Marcelino

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, articulação política de organizações,movimentos e redes da sociedade civil brasileira, oferece uma contribuição ao desafio previsto na legislação do País quanto à definição de referenciais de custo aluno-qualidade (CAQ) para a educação básica. Referenciais que devem orientar a construção de uma política de financiamento da educação básica comprometida efetivamente com a garantia do direito à educação de qualidade para todas as pessoas.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Custo aluno-qualidade. Financiamento da educação.

Downloads 1178  1178  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Campanha Nacional pelo Direito à Educação  Site http://www.campanhaeducacao.org.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  18/12/2012
Descrição:
SAVIANI, Dermeval

A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres (Duarte, 1986, p. 65-66). Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular. É daí que deriva o processo de criação de Escolas Normais como instituições encarregadas de preparar professores.

Palavras-chave: Formação docente. Políticas educacionais. Escolas Normais.

Downloads 545  545  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Impasses Éticos na Educação Hoje Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
LASTÓRIA, Luiz A. Calmon Nabuco

O presente artigo trata da consciência filosófica expressa nas formulações de T. W. Adorno quanto ao desvanecimento da ética como possibilidade inerente ao ato educativo. Tendo em vista compreender o significado do termo “doutrina da vida reta” que, nas palavras de Adorno, teria caído em esquecimento na atualidade, o presente texto revisita o pensamento ético de Aristóteles, procurando elucidar o seu sentido imanente à educação. Por fim, extrairemos desse percurso algumas preocupações referentes ao problema da educação contemporânea sob a ótica das formulações de Adorno.

Palavras-chave: Ética. Educação. Aristóteles. Adorno. Família.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ética e Educação Clássica: Virtude e Felicidade no Justo Meio Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
BOTO, C.

O presente estudo debruça-se sobre a interface do problema educativo com a problemática da ética, compreendendo a pedago-gia com a arte/ciência voltada para a busca do bem educar/instruir/formar. Para tanto, o texto mobilizará conceitos da concepção ética daAristóteles; e, na atmosfera mental da Grécia clássica, recorre-se ao termo específico grego e transdisciplinar na origem: paideia. A seguir, este ensaio procura pontuar alguns aspectos da concepção iluminista a pro- pósito do tema, valendo-se da noção kantiana de imperativo categórico, a qual teria sido precedida pelo parecer de Rousseau, segundo o qual a vontade – e não a razão – seria a marca distintiva do gênero humano no ambiente natural. A idéia de Piaget de uma ética da reciprocidade também é aqui mobilizada. Abordando diacronicamente a temática, serão analisados conceitos de autores clássicos no debate da relação entre educação e ética, com destaque para o sentido conferido por Hanna Arendt para a autoridade como critério distintivo da relação assimétrica entre o educador (as gerações adultas de maneira geral) e os estudantes (ou as novas gerações). Arendt defende, como conceito e pressuposto operatório,a dimensão necessariamente conservadora do ato educativo: compete ao educador preservar do mundo as novas gerações e preservar o mundo das novas gerações – para que estas não destruam o suporte e o acervo cultural acumulados.

Palavras-chave: Educação. Ética. Filosofia da Educação. Pedagogia.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O racional e o razoável: Aristóteles e o trabalho hoje Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto

As mudanças por que passam o trabalho e as formas de administrá-lo têm evidenciado um divórcio entre a literatura técnica sobre o tema e a esfera real da economia e das organizações. Neste artigo, procuramos construir uma ponte entre o racionalismo do mundo acadêmico e o realismo do mundo efetivo das organizações, mediante a recuperação de três temas aristotélicos: o da sabedoria prática, o do conhecimento como fonte de poder e o da valorização do propósito do trabalho em detrimento do seu processo.

Palavras-chave: Trabalho. Racionalidade. Administração. Aristóteles.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Tecnologia, trabalho e formação na reforma curricular do ensino médio Popular Versão: 
Atualização:  4/4/2013
Descrição:
SILVA, Monica Ribeiro da

O trabalho investiga o modo pelo qual as proposições relativas a tecnologia, trabalho e formação, na reforma curricular do ensino médio, foram incorporadas pelas escolas. O estudo dos documentos oficiais, em especial das Diretrizes e Parâmetros Curriculares para esse nível de ensino, indicou como proposições principais a associação entre saberes e suas tecnologias e a organização do currículo com base na prescrição de competências. Foi encaminhado às escolas de ensino médio da cidade de Curitiba (PR) um instrumento para obter informações sobre quais dessas proposições as escolas tomaram como referência, que alterações buscaram fazer em resposta a elas e de que forma incorporaram os dispositivos normativos em suas propostas pedagógicas. A análise das respostas confirma a hipótese que a apropriação da política curricular oficial não é linear evidenciando distintos processos de incorporação que conferem à reforma um alcance relativo.

Palavras-chave; Tecnologia. Trabalho. Ensino Médio. Reforma do Ensino.

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