Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Dermeval Saviani: Notas para uma releitura da Pedagogia Histórico­ Crítica  Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
RIBEIRO, Maria de Lourdes; RODRIGUEZ, Margarita Victoria

Este artigo tem como objetivo apresentar o pensamento e as ideias de um autor consagrado no Brasil. A partir de suas ideias a educação brasileira deve ser analisada sob dois diferentes prismas: antes e depois de Dermeval Saviani, tendo em vista o alcance da pedagogia histórico-­crítica proposta por esse educador: um marco na educação brasileira. Além de sua atuação institucional como acadêmico, pesquisador e escritor, Saviani tem se apresentado como um analista e crítico das políticas educacionais brasileiras demonstrando profunda identificação com a causa educacional e persistência na defesa sistemática da escola pública e da ação pedagógica como instrumentos de libertação dos oprimidos. Com espírito de mestre e com o pensamento multiplicador, Saviani sempre ocupou o seu tempo com o ensino, articulando de forma harmoniosa ensino e pesquisa. Isso faz com que um grande número de estudiosos desperte o interesse pela análise e reflexões que esse educador faz da educação. Nessa esteira, sem a intenção de esgotar o assunto ou apresentar algo novo, pretendemos refletir sobre as ações educativas de Dermeval Saviani, trazendo à lembrança a proposta desse educador que não só repensou a educação como um caminho para a libertação dos oprimidos, como contextualizou essa proposta.

Palavras­-chaves: Pedagogia histórico­-crítica. Filosofia da Educação. Ideias Pedagógicas.

Downloads 25453  25453  Tamanho do arquivo 114.29 KB  Plataforma Universidade de Uberaba - UNIUBE  Site http://www.uniube.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Desafios da diversidade na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  3/2/2014
Descrição:
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes

Usando imagens como suporte lingüístico, o texto procura alertar professores para a necessidade de recuperar e ensinar às crianças o respeito mútuo entre os diferentes: índios, negros, mulheres, crianças, deficientes e muitos outros. Para tanto, coloca a alteridade como horizonte a ser alcançado na educação e na escola, cujo desafio está em compreender a relação ensino-aprendizagem como processo cultural, baseado na troca permanente entre diferentes.

Palavras-chave: Educação. cultura. Diversidade. Escola.

Downloads 698  698  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mediações  Site http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Descentralização e Políticas Públicas: o público e o privado na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
RODRIGUEZ, Vicente

Este artigo analisa o processo de descentralização da educação brasileira e as novas configurações institucionais assumidas nas relações entre o setor público e o setor privado na oferta de serviços educacionais. Nos novos contextos descentralizados da política educativa a compreensão das ações políticas empreendidas pelo setor público e pelo setor privado é que permitirá discutir os rumos das políticas públicas de educação para o país. A análise da municipalização na Região Metropolitana de Campinas e o crescimento do setor privado constituem as preocupações deste artigo.

Palavras-chave: Descentralização. Formação continuada de professores. Público e privado. Federalismo. Estado.

Downloads 755  755  Tamanho do arquivo 57.62 KB  Plataforma  Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento profissional de professores: prática evolucionária,reforma curricular e mudança cult Popular Versão: pdf
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SOLOMON, Joan

O artigo trata da discussão sobre a profissionalização dos professores a partir das experiências e discussões produzidas principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos. O artigo sustenta que os professores constituem o patrimônio cultural mais importante na educação de um país, e o principal patrimônio destes não é o domínio de conteúdos específicos ou pedagógicos per se, mas sim o seu status social, tanto aos olhos da comunidade como aos seus próprios olhos.

Palavras-chave: Formação de professores. Inglaterra. Estados Unidos. Status.

Downloads 674  674  Tamanho do arquivo 52.44 KB  Plataforma Educar em Revista  Site http://www.educaremrevista.ufpr.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Detecção de problemas visuais e auditivos de escolares em Ribeirão Preto: estudo comparativo por nív Popular Versão: HTML
Atualização:  20/8/2009
Descrição:
CANO, Maria Aparecida Tedeschi; SILVA, Graciette Borges da

A avaliação das funções visuais e auditivas dos alunos ingressantes na 1ª série do 1º grau é considerada uma ação básica de saúde do escolar. A criança, ao ingressar na primeira série, inicia (ou continua) o processo de alfabetização, considerado um dos mais importantes da área educacional e necessita, portanto, da visão e audição normais (ou com correção) para que esse processo seja facilitado. Neste trabalho, procuramos estudar os distúrbios visuais e auditivos dos escolares de Ribeirão Preto, de diferentes estratos sociais, nos aspectos de detecção precoce, encaminhamento dos casos e solução ou não, pela família e escola, dos problemas encontrados.

Palavras-chave: Detecção precoce. Visão. Audição. Estratificação social. Família. Professor.

Downloads 905  905  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia no Brasil: a gestão da educação como gérmen da for Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Naura Syria Carapeto

Este artigo analisa as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia estipuladas pelo Conselho Nacional de Educação. Discute algumas questões de princípio e de concepção sobre as políticas de formação de profissionais da educação nas diretrizes e a gestão da educação que se constitui o gérmen de sua formação. Toma-se como referência a tese de que a relevante e inquestionável importância da formação do profissional da educação se situa na responsabilidade e no compromisso da formação para a cidadania, como reza a Constituição da República Federativa do Brasil e a Carta Magna da Educação Brasileira. É este o compromisso da gestão da educação exercida pelo professor se fazendo em ação na sala de aula, por conter "em gérmen" o espírito e o conteúdo do projeto político e pedagógico que expressa os compromissos e o norte da escola por meio da gestão do ensino, da gestão da classe, da gestão das relações, da gestão do processo de aquisição do conhecimento, enfim, da gestão da formação para a cidadania. Tal concepção perpassa, de forma implícita e explícita, todo o texto das diretrizes.

Palavras-chave: Pedagogia. Diretrizes Curriculares de Pedagogia. Gestão da educação. Formação. Política educacional.

Downloads 854  854  Tamanho do arquivo 77.35 KB  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Disciplina, Vigilância e Pedagogia Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
RATTO, Ana Lúcio Silva

Este texto, apoiado em narrativas de livro de ocorrência utilizado em uma escola pública de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visa problematizar a dimensão de vigilância exercida pelo tipo de lógica disciplinar que neles se apóia, articulando-a com um certo tipo de tradição pedagógica, ainda fortemente localizável no cotidiano escolar. A perspectiva é a de que tal tradição, apoiada em pressupostos de infantilização das crianças – que enfatizam características universais e necessárias, acentuando traços de dependência, imaturidade e desprestígio – acabam por gerar a necessidade de constante vigilância e controle sobre elas por parte das autoridades escolares. Quanto mais há o que vigiar, mais vigilância é necessária e mais se estende o campo para as transgressões e para a produção da criança indisciplinada.

Palavras-chave: Disciplina. Comportamento. Escolas Públicas. Pedagogia.

Downloads 762  762  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos de Pesquisa  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Discursos sobre currículo em dissertações no âmbito do tema educação do campo Popular Versão: 
Atualização:  8/12/2017
Descrição:
Este trabalho busca identificar e caracterizar, frente às teorias de currículo, visões e conceitos presentes em dissertações produzidas em programas de pós-graduação no Brasil, em um recorte específico de currículos na educação do campo.

Downloads 517  517  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação a Distância: uma nova forma de aprender Popular Versão: 2007
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ROCHA, Silvana Soares Siqueira; LIMA, Raymundo de

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos significativos sobre a Educação a distância no contexto socioeconômico, as contribuições dessa modalidade de Ensino para a democratização do acesso ao ensino superior, bem como a importância da formação de profissionais que consigam atuar de forma contextualizada com as novas exigências da educação fundamental, a fim de preparar o aluno para enfrentar o processo de aprendizagem como algo que deve fazer parte de sua vida ao longo de sua história e que na sociedade atual tem sido o foco das atenções, pois o mercado de trabalho exige cada vez mais a formação de cidadãos críticos e dotados de autonomia para se adaptar a funções generalizadas e que sejam capazes de aprender, inovar, criar e buscar o conhecimento necessário para melhorar a qualidade de sua vida tanto pessoal, quanto profissional.

Palavras-chave: Mudanças na Sociedade. Educação a Distância. Aprendizagem Independente.

Downloads 15119  15119  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação CTS: Articulação entre pressupostos do Educador Paulo Freire e referenciais ligados ao Movi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio

Partindo do pressuposto de que a sociedade, como um todo, possui o direito de participar em definições que envolvem seu destino, considera-se fundamental a democratização de processos decisórios que envolvem temas vinculados à Ciência-Tecnologia (CT). Para fundamentar ações no campo da educação CTS, busca-se uma articulação entre pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS.


Palabras-chave: CTS. Paulo Freire. Articulação CTS/Freire.

Downloads 871  871  Tamanho do arquivo 143.23 KB  Plataforma Revista CTS  Site http://www.revistacts.net/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »