Categoria: Pedagogia Artigos |
Autonomia e educação: a trajetória de um conceito |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Angela Maria
O conceito de autonomia tem sido construído, historicamente, no contexto de diferentes características culturais, econômicas e políticas que configuram as sociedades ao longo de seu percurso. Assim, este artigo busca desvendar, primeiramente, seu significado no âmbito do pensamento histórico, político e filosófico. A realização de um painel sobre sua construção teórica e trajetória é de fundamental importância para se discutir, em seguida, as possíveis vinculações entre o conceito e seu uso instrumental na área da educação.
Palavras-chave: Autogestão. Autonomia. Educação.
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715 235 bytes Cadernos de Pesquisa http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria
Este trabalho, apoiado no esforço de análises de pesquisadores e intelectuais que não declinaram do pensamento utópico e, portanto, do esforço de produção de um pensamento crítico a todas as formas de olonialismo, discute a política de educação básica nos dois mandatos do Governo Fernando Henrique Cardoso. A conclusão a que chegamos é a de que a "era FHC" neste particular, também, foi um retrocesso tanto no plano institucional e organizativo quanto, e particularmente, no âmbito pedagógico. Esta conclusão se fundamenta, primeiramente, na análise do tipo de projeto social mais amplo e do projeto educativo a ele articulado, ambos associados de forma ativa, consentida e subordinada aos organismos internacionais. No plano mais específico fundamenta-se na relevância da educação básica à luz das questões mais gerais postas à educação por um mundo em transformação e às políticas educacionais em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ao Conselho Nacional de Educação, ao Plano Nacional de Educação, ao ensino fundamental e aos Parâmetros Curriculares Nacionais e à reforma do ensino médio e técnico.
Palavras-chave : Educação básica. Governo FHC. Subordinação ativa. Políticas educacionais.
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1707 0 bytes Revista Educação & Sociedade http://www.cedes.unicamp.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A Contemporaneidade dos Pressupostos de Paulo Freire em tempos neoliberais |
Versão: DOC Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges; SILL, Emerson Adriano
O presente artigo trata da problemática da educação brasileira na perspectiva Neoliberal. Relata algumas consequências desta ideologia, as quais perfilam: competição, exclusão, minimização do papel do Estado, com franca perda dos direitos adquiridos e o desafio da construção de uma educação humanizadora, portadora de elementos para a emancipação do homem. Para tal intento, resgata as contribuições do educador Paulo Freire, como protagonista do colorário de preceitos libertadores. Almeja a construção de uma cidadania pautada na superação da condição de subserviência dos oprimidos aos opressores num contínuo processo de conscientização que subsidie um lugar no mundo aos que vivem à margem das relações consumistas, da qual participam apenas quando conseguem vender sua força de trabalho. A metodologia freireana desenvolveu-se no âmbito da Educação não formal na educação de adultos, inclusive, pelo sucesso no combate a alfabetização em outros países como Granada e Nicarágua, mas é válida na Formal, uma vez que ambas fazem parte do mesmo processo educativo. A contemporaneidade das contribuições de Freire se valida a cada dia apesar da ingratidão e desvalorização de suas conquistas no campo educacional. Nas sociedades marcadas pelas divisões de classes rígidas e desigualdades extremas entre consumidores e miseráveis, bem como o sonho de transformações destas realidades em prol de uma sociedade mais humana, Freire sempre encontrará lugar.
Palavras-chave: Educação. Paulo Freire. Neoliberalismo.
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4817 0 bytes Universidade Tuiuti do Paraná - UTP http://www.utp.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria ; RAMOS, Marise
Este artigo analisa as políticas de educação profissional do Governo Lula em seu percurso controvertido entre as lutas da sociedade, as propostas de governo e as ações e omissões no exercício do poder. Partindo-se da revogação do Decreto n. 2.208/97, principal regulamentação da educação profissional no governo anterior, cujo processo expressa a disputa por hegemonia nesse campo, analisa-se a contradição da proposta de lei para a educação profissional, ao invés de retomar o debate sobre a LDB. Posteriormente, analisam-se os programas Escola de Fábrica, Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Inclusão de Jovens (PROJOVEM). Apesar das declarações favoráveis à integração entre formação básica e formação específica, a política de educação profissional processa-se mediante programas focais e contingentes numa travessia marcada por intensos conflitos e no terreno da contradição.
Palavras-chave: Educação profissional. Ensino técnico. Educação integrada. Currículo integrado. Certificação.
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732 110.62 KB Revista Educação & Sociedade http://www.cedes.unicamp.br |
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