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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Autonomia e educação: a trajetória de um conceito Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MARTINS, Angela Maria

O conceito de autonomia tem sido construído, historicamente, no contexto de diferentes características culturais, econômicas e políticas que configuram as sociedades ao longo de seu percurso. Assim, este artigo busca desvendar, primeiramente, seu significado no âmbito do pensamento histórico, político e filosófico. A realização de um painel sobre sua construção teórica e trajetória é de fundamental importância para se discutir, em seguida, as possíveis vinculações entre o conceito e seu uso instrumental na área da educação.

Palavras-chave: Autogestão. Autonomia. Educação.

Downloads 715  715  Tamanho do arquivo 235 bytes  Plataforma Cadernos de Pesquisa  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Caminhos e Descaminhos da Educação do Campo: Um Projeto de Intervenção Político-Pedagógico no Contex Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do

Este artigo pretende abordar a problemática da educação do campo no Brasil, bem como, no estado de Goiás. As discussões e os debates que aqui se levantam iniciaram-se na década de 90 e até hoje poucas conquistas foram alcançadas pela sociedade civil organizada. O texto quer ser um instrumento de debate e de memória, a fim de problematizar os debates que vêm ocorrendo nestes últimos tempos. Sabe-se que os movimentos sociais do campo são os grandes protagonistas deste debate e que somente a partir de 2002 iniciou-se um olhar mais concreto por parte do Estado. Todas as alternativas se levantam por meio de uma luta intensa realizada pelos próprios sujeitos desse processo, a saber: os próprios lavradores e lavradoras.

Palavras-chave: Educação do campo. Pedagogia. Movimentos sociais.

Downloads 790  790  Tamanho do arquivo 171.76 KB  Plataforma Revista Práxis - Revista Eletrônica de Educação e   Site http://www.fja.edu.br/praxis/praxis_02/index.htm
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Intervenção Pedagógica e a Compreensão da Língua Escrita Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
TEBEROSKY, Ana

O artigo (em espanhol) trata do processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita, abordando questões como cópia, ditado, leitura, escrita e o papel do professor.

Palavras-chave: Prática pedagógica. Alfabetização. Cópia. Psicogênese da leitura e escrita. Atividade escolar. Professor.

Downloads 925  925  Tamanho do arquivo 94.09 KB  Plataforma Revista Lectura y Vida  Site http://www.lecturayvida.org.ar/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A avaliação na educação básica entre dois modelos Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BARRETO, Elba Siqueira de Sá

Este texto visa aprofundar a análise de alguns modelos de avaliação propostos para o ensino básico. Parte de constatações a que chegou estado da arte versando sobre artigos de periódicos acadêmicos acerca do tema no Brasil, nos anos 90, e acrescenta outras reflexões. Constata que fundamentalmente dois modelos vêm povoando o discurso sobre a avaliação no país: um que se reporta à sua potencialidade emancipadora e outro que deita raízes na função reguladora do Estado. Procura examiná-los em termos das suas matrizes teóricas e ideológicas e discute questões que deles decorrem. Conclui pela necessidade de repensar, a partir de nova ótica, as funções reguladora e emancipadora da avaliação.

Palavras-chave: Avaliação. Monitoramento. Ensino básico. Qualidade do ensino. Políticas públicas.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Profissionalização do professor e desenvolvimento de ciclos de aprendizagem  Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
PERRENOUD, Philippe

O artigo discute os problemas, impasses e possibilidades da organização da escola em ciclos de aprendizagem destacando que não basta a adesão ideológica para que ela se concretize. A sua efetivação exige novas competências, contexto em que se coloca a temática da formação e profissionalização do professor.

Palavras-chave: Administração da Educação. Formação de professores. Aprendizagem. Desenvolvimento da Educação.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria

Este trabalho, apoiado no esforço de análises de pesquisadores e intelectuais que não declinaram do pensamento utópico e, portanto, do esforço de produção de um pensamento crítico a todas as formas de olonialismo, discute a política de educação básica nos dois mandatos do Governo Fernando Henrique Cardoso. A conclusão a que chegamos é a de que a "era FHC" neste particular, também, foi um retrocesso tanto no plano institucional e organizativo quanto, e particularmente, no âmbito pedagógico. Esta conclusão se fundamenta, primeiramente, na análise do tipo de projeto social mais amplo e do projeto educativo a ele articulado, ambos associados de forma ativa, consentida e subordinada aos organismos internacionais. No plano mais específico fundamenta-se na relevância da educação básica à luz das questões mais gerais postas à educação por um mundo em transformação e às políticas educacionais em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ao Conselho Nacional de Educação, ao Plano Nacional de Educação, ao ensino fundamental e aos Parâmetros Curriculares Nacionais e à reforma do ensino médio e técnico.

Palavras-chave : Educação básica. Governo FHC. Subordinação ativa. Políticas educacionais.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! A influência e a atuação dos partidos políticos no movimento estudantil brasileiro e as semelhança Popular Versão: HTML
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SANTOS, Jordana de Souza

O objetivo deste artigo é a análise das influências da Ação Popular (AP) e das Dissidências Estudantis Comunistas no Movimento Estudantil (ME) no contexto da ditadura militar procurando identificar qual a repercussão dos ideais destas organizações nas ações dos estudantes. Estabelecemos um paralelo entre o problema da partidarização do ME nos anos 1960 e 1970 com a atualidade do ME apontando também as semelhanças quanto à atuação e formação do ME latino-americano.

Palavras-chave: Movimento estudantil. Ditadura militar. UNE.

Downloads 2773  2773  Tamanho do arquivo 129.53 KB  Plataforma III Simpósio Lutas Sociais na América Latina  Site http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/simposio_iii.html
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Contemporaneidade dos Pressupostos de Paulo Freire em tempos neoliberais Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges; SILL, Emerson Adriano

O presente artigo trata da problemática da educação brasileira na perspectiva Neoliberal. Relata algumas consequências desta ideologia, as quais perfilam: competição, exclusão, minimização do papel do Estado, com franca perda dos direitos adquiridos e o desafio da construção de uma educação humanizadora, portadora de elementos para a emancipação do homem. Para tal intento, resgata as contribuições do educador Paulo Freire, como protagonista do colorário de preceitos libertadores. Almeja a construção de uma cidadania pautada na superação da condição de subserviência dos oprimidos aos opressores num contínuo processo de conscientização que subsidie um lugar no mundo aos que vivem à margem das relações consumistas, da qual participam apenas quando conseguem vender sua força de trabalho. A metodologia freireana desenvolveu-se no âmbito da Educação não formal na educação de adultos, inclusive, pelo sucesso no combate a alfabetização em outros países como Granada e Nicarágua, mas é válida na Formal, uma vez que ambas fazem parte do mesmo processo educativo. A contemporaneidade das contribuições de Freire se valida a cada dia apesar da ingratidão e desvalorização de suas conquistas no campo educacional. Nas sociedades marcadas pelas divisões de classes rígidas e desigualdades extremas entre consumidores e miseráveis, bem como o sonho de transformações destas realidades em prol de uma sociedade mais humana, Freire sempre encontrará lugar.

Palavras-chave: Educação. Paulo Freire. Neoliberalismo.

Downloads 4817  4817  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://www.utp.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria ; RAMOS, Marise

Este artigo analisa as políticas de educação profissional do Governo Lula em seu percurso controvertido entre as lutas da sociedade, as propostas de governo e as ações e omissões no exercício do poder. Partindo-se da revogação do Decreto n. 2.208/97, principal regulamentação da educação profissional no governo anterior, cujo processo expressa a disputa por hegemonia nesse campo, analisa-se a contradição da proposta de lei para a educação profissional, ao invés de retomar o debate sobre a LDB. Posteriormente, analisam-se os programas Escola de Fábrica, Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Inclusão de Jovens (PROJOVEM). Apesar das declarações favoráveis à integração entre formação básica e formação específica, a política de educação profissional processa-se mediante programas focais e contingentes numa travessia marcada por intensos conflitos e no terreno da contradição.

Palavras-chave: Educação profissional. Ensino técnico. Educação integrada. Currículo integrado. Certificação.

Downloads 732  732  Tamanho do arquivo 110.62 KB  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.cedes.unicamp.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Competência Docente na Perspectiva de Paulo Freire Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
VASCONCELLOS, Celso dos S.

Este artigo desenvolve uma reflexão sobre a competência docente na perspectiva freireana a partir de alguns eixos temáticos particularmente significativos em sua obra: educação, conhecimento, liberdade, projeto/política, formação e amor. Contrapõe-se à visão reducionista de competência, de viés neoliberal. Procura resgatar alguns elementos nucleares da obra de Paulo Freire relacionados à temática da competência docente.

Palavras-Chave: Paulo Freire. Competência. Educação Libertadora. Amor.

Downloads 1953  1953  Tamanho do arquivo 172.77 KB  Plataforma Revista de Educação AEC  Site 
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