Categoria: Pedagogia Artigos |
Matemática e Infância no “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil”: um olhar a part  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
ARAÚJO, Elaine Sampaio
Este artigo discute a organização do ensino de matemática presente no “Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil” - RCNEI. Na intenção de realizar uma análise crítica desse documento, na área de matemática, à luz da teoria histórico-cultural, o estudo abordou os aspectos relacionados à infância e à Matemática e aos conteúdos matemáticos. A análise permite concluir que o RCNEI, ao não considerar a criança em sua condição infantil, propõe atividades e conteúdos descontextualizados não apenas da infância, mas também da produção sócio-histórica do conhecimento matemático. Porém, para que uma proposta curricular oriente o ensino de Matemática na Educação Infantil, faz-se necessário considerar a realidade social e econômica, os diferentes níveis de formação dos professores, a dinâmica das escolas e de seus projetos pedagógicos, a natureza cultural da produção do conhecimento matemático e o movimento de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: Currículo. Matemática. Educação Infantil.
|
5526 16.12 KB Revista Zetetiké - Unicamp – v. 18, n. 33 – jan/ju http:// |
|