Categoria: Pedagogia Artigos |
Reuven Feuerstein: “Experiência de Aprendizagem Mediada: Um salto para modificabilidade cognitiva es |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
TURRAL, Neide Catarina
O objetivo, neste artigo, é demonstrar a contribuição de Reuven Feuerstein para a Experiência de Aprendizagem Mediada – EAM – a qual contribui para que sujeitos mediados se tornem capazes de superar limites na apreensão e na resolução de problemas, frente às demandas da contemporaneidade. A EAM, por meio dos critérios de mediação adotados – intencionalidade/reciprocidade, significado e transcendência – possibilita flexibilização para a mudança. Esses critérios apresentam características de mediação que possibilitam potencializar, nos sujeitos mediados, o desenvolvimento de modificabilidade estrutural cognitiva que se constitui na capacidade potencial do ser humano de transformar e de transformar-se, de ressignificar conhecimentos, conceitos, habilidades e atitudes.
Palavras-chave: Experiência de Aprendizagem Mediada. Modificabilidade. Intencionalidade. Significado.
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1197 1.44 MB Educere et Educare - Revista de Educação http://e-revista.unioeste.br/index.php |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Políticas Públicas e Gestão Democrática: o funcionamento do conselho escolar no sistema municipal de |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
CONTI, Celso Conti; LUIZ, Maria Cecília
A profundidade das mudanças no capitalismo a partir de meados do século 20 produziu um novo modo de vida total, que abrange tanto os padrões de comportamento social quanto às relações entre o capital, o trabalho e o Estado. Organismos internacionais foram criados para orquestrar o processo de mudanças na agenda das Nações-Estado de todo o mundo, inclusive no campo da educação, que passa a ser vista como prioritária, justificando-se a necessidade de um novo pacto social, implicando na participação da sociedade como um todo. No Brasil, leis federais, estaduais e municipais consagram o princípio da “gestão democrática”. É preciso, contudo, verificar como esses princípios têm sido traduzidos na prática. Com esse propósito, o texto se propõe a analisar a atuação do conselho de escola no sistema de ensino de São Carlos/SP, com o objetivo de identificar as possibilidades de participação da comunidade na escola. Para a análise, utilizamos um conjunto de depoimentos dos conselheiros das escolas municipais e, como resultado, identificamos dois importantes obstáculos ao funcionamento democrático do conselho de escola: um relacionado à paridade e partilha do poder, outro à representatividade.
Palavras-chave: Conselho de escola. Gestão democrática. Políticas públicas. Sistema municipal de ensino.
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1282 56.57 KB Revista Educação: Teoria e Prática http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
LIBÂNEO, José Carlos Um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por consequência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica, conforme expressão de Beillerot. Nesses termos, minhas considerações neste artigo procuraram mostrar que a Pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação brasileira, particularmente nesse momento de implantação da nova LDB.
Palavras-chave: Pedagogia. Prática social. Formação de professores. LDB.
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2410 63.62 KB Educar em Revista http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Pedagogia e Tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
CATAPAN, Araci Hack; FIALHO, Francisco Antonio Pereira
A proeminência das tecnologias de comunicação e informação na vida cotidiana das pessoas tem despertado o interesse singular dos profissionais da educação no sentido de construir e utilizar a potencialidade desses recursos no trabalho pedagógico. Esse desafio tem gerado inúmeros projetos e produtos e as mais diversificadas formas de aplicação. Propor a exploração da TACD, particularmente como mediação no processo pedagógico, implica entendê-la não apenas numa relação bilateral, aluno/computador, mas no sentido de uma relação multidimensional, em que os sujeitos geram, nos processos de interação mediados pela Tecnologia Avançada de Comunicação Digital, um outro lugar, uma rede de representações que ao se constituir subverte os padrões de aprendizagem preestabelecidos nos modelos tradicionais. As novas formas de comunicação colocam um novo modo do saber, um novo processo de construção do conhecimento. O propósito deste estudo é verificar a interrelação entre tecnologia e pedagogia, e na dinâmica de suas implicações construir indicadores pedagógicos de caráter geral para mediação em TACD no processo pedagógico.
Palavras-chaves: Cibercultura. Pedagogia. Tecnologia. Comunicação digital.
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1343 91.36 KB VIII Congresso Internacional de Educação a Distânc http://www.abed.org.br/congresso2001/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O Pensamento na arte e o insight na ciência: subjetividades na educação científica |
Versão: Impressa Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira; ZANON, Ângela Maria
Sugerimos, nesse artigo, uma reflexão sobre as relações existentes entre o uso de dados objetivos e de elementos subjetivos tanto no fazer científico, como no trabalho de sala de aula. A ideia vem de um objetivo maior, que é promover um debate sobre a objetividade requerida pela maioria dos cientistas, as especificidades do ser humano, e a educação científica transposta à sala de aula. Para essa reflexão fazemos uso de conceitos sugeridos pela psicanálise (livre associação, atenção flutuante), pela fenomenologia de Gaston Bachelard (intuição do instante), além do conceito de Complexo Científico, definido no texto. Apontamos para a importância de um espaço, em planos de ensino, que valoriza o uso da criatividade, pelo aluno, como importante estratégia para o trabalho do professor, tanto para o desenvolvimento do pensamento lógico inerente às ciências, como para produção do potencial para criação de visões alternativas que se constituem como novas soluções para velhos problemas.
Palavras-chave: Criatividade. Insight na ciência. Educação.
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1377 0 bytes A Construção do Conhecimento Docente no Contexto A http:// |
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