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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação a Distância: uma nova forma de aprender Popular Versão: 2007
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ROCHA, Silvana Soares Siqueira; LIMA, Raymundo de

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos significativos sobre a Educação a distância no contexto socioeconômico, as contribuições dessa modalidade de Ensino para a democratização do acesso ao ensino superior, bem como a importância da formação de profissionais que consigam atuar de forma contextualizada com as novas exigências da educação fundamental, a fim de preparar o aluno para enfrentar o processo de aprendizagem como algo que deve fazer parte de sua vida ao longo de sua história e que na sociedade atual tem sido o foco das atenções, pois o mercado de trabalho exige cada vez mais a formação de cidadãos críticos e dotados de autonomia para se adaptar a funções generalizadas e que sejam capazes de aprender, inovar, criar e buscar o conhecimento necessário para melhorar a qualidade de sua vida tanto pessoal, quanto profissional.

Palavras-chave: Mudanças na Sociedade. Educação a Distância. Aprendizagem Independente.

Downloads 14993  14993  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Andragogias novas possibilidades no ensino do terceiro grau Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
GIANCATERINO, Roberto

Os trabalhadores, conscientes do valor da educação para a construção de uma cidadania ativa e para uma formação contemporânea, "tomam" o ensino superior como lugar de desenvolvimento humano e profissional. A rigor, uma vez e quando superadas as funções de reparação e de equalização, estas iniciativas deverão encontrar seu mais marcante perfil: a função qualificadora. Diante da emergência do novo paradigma, voltado para a totalidade dos fenômenos da atualidade (ciência e tecnologia) muito se tem a fazer para que a didática atenda às exigências de educação no terceiro milênio. Dessa forma, o presente artigo objetiva descrever a andragogia como nova possibilidade de ensino no terceiro grau. Os resultados apontam que, para tanto, deve-se considerar o cotidiano e a vivência do aluno adulto.

Palavras-chave: Andragogia. Adulto. Ensino Superior. Didática.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!As contradições expressas nos discursos sobre inclusão/exclusão Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ARAUJO, Débora Cristina de

O presente artigo pretende discutir como práticas contraditórias são encontradas em discursos informais de uma turma de pós-graduação, cujo tema de estudo era inclusão e exclusão. A defesa pelo estudo crítico de tal assunto, embora permeasse as pesquisas de todos os membros da turma analisada, não se apresentou condizente com a postura destes frente ao Outro, ao diferente. O artigo estrutura-se em três partes: a primeira trata de conceitos contraditórios acerca das desigualdades raciais no Brasil, demonstrando que o discurso sobre igualdade, diisseminado pelo mito da democracia racial, sofreu “atualizações” por meio, sobretudo, dos estudos acadêmicos, que associam constantemente a desigualdade estrutural do país ao conflito de classes e não ao racial. A segunda parte trata das falácias argumentativas em que ora a inclusão é defendida e ora veementemente combatida, sem a explicitação dos critérios. A terceira parte, dividida em dois sub-tópicos, apresenta o perfil da turma analisada, o diálogo apontado neste artigo como preconceituoso e sua micro-análise discursiva. No primeiro subtópico discute-se sobre alguns aspectos evidenciados na postura dos participantes: a crítica feita ao “politicamente correto” como sendo uma “polícia do pensamento” e não uma forma de reconhecimento de que a linguagem reproduz preconceitos e, portanto, precisa ser combatida; a atitude de alguns dos presentes no evento que se incomodaram com a manifestação preconceituosa, mas preferiram ou aguardar uma tomada de atitude de outrem ou resignar-se em seus estigmas. O segundo sub-tópico, embasado nos estudos de van Dijk (2000; 2008), analisa que o racismo manifestado por meio do discurso obedece a estruturas rígidas que também são evidenciadas no diálogo em questão. Deste modo, a conclusão aponta para a necessidade constante de se estudar tais discursos como forma de combate ao racismo, sobretudo porque o campo da educação pode ser o responsável pela reprodução ou superação de práticas discriminatórias.

Palavras-chave: Discurso. Inclusão/exclusão. Racismo. Desigualdade.

Downloads 3806  3806  Tamanho do arquivo 79.98 KB  Plataforma VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/158_268.pdf
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A construção social da infância: uma outra história Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
ARAUJO, Débora Cristina de

Este artigo pretende discutir sobre diferentes concepções de infância e criança que permeiam o ambiente escolar. Para tanto, indícios de que a desigualdade social está intimamente relacionada com a origem étnica são apresentados como mote para a análise de que a agenda política brasileira pouco tem feito para o término desse círculo vicioso. Somado a este contexto, a postura pedagógica de educadoras e educadores, bem como da própria escola, vem contribuindo para perpetuar diferenciações hierarquizantes entre crianças. Utilizando depoimentos de professoras da educação infantil a respeito das relações raciais, o artigo discorre sobre critérios de segregação vigentes na escola, um espaço considerado como uma espécie de laboratório do racismo/preconceito/discriminação, e seus membros e recursos materiais (profissionais da educação, estudantes, livros didáticos, livros paradidáticos) como elementos balizadores para propagação de manifestações silenciosas (outras nem tanto) destes sentimentos ou atitudes. Por fim, aponta para possíveis caminhos por meio do reconhecimento da criança como atuante de sua própria história, ou seja, como protagonista de uma trama que insiste em relegá-la a coadjuvante, ignorando que este enredo diz respeito ao estabelecimento e garantia de direitos independentemente de sua origem étnica. Dessa forma, apresenta o conceito de “alfabetização da diáspora” como recurso para a revisão da postura pedagógica e como um novo olhar sobre a história do país, da população e da própria criança que compõe o grupo que origina essa infância bem diferente da idílica.

Palavras-chave: Construção social da infância. Escola. Racismo.

Downloads 11025  11025  Tamanho do arquivo 66.46 KB  Plataforma VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/158_931.pdf
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A TV Multimídia na Sala de Aula Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MELLO, Rosângela Menta

Apresentamos a nossa experiência sobre o uso da TV Multimídia na sala de aula, durante as atividades de Estágio Supervisionado e na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico no Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Wolff Klabin, Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional, durante o primeiro semestre de 2009, em Telêmaco Borba, Estado do Paraná. Destacamos a importância de o Professor planejar as atividades que realizará durante o período letivo, selecionando os recursos de imagem, vídeo e som adequados a turma, ao tempo disponível e ao programa da aula, escolhendo diversas metodologias para a sua apresentação e discussão, variando os recursos disponíveis e integrando-os aos temas e disciplinas da série. Desenvolvemos várias aulas utilizando a TV Multimídia como recurso pedagógico, com auxílio de pen-drive. No final do 1o semestre de 2009, avaliamos as atividades realizadas junto aos estudantes e colegas, cujos resultados são apresentados neste artigo. Consideramos que os recursos oferecidos pela TV Multimídia têm uma ótima aceitação por parte dos estudantes, facilitam a aprendizagem e a contextualização dos temas das aulas.

Palavras-chave: TV Multimídia . Aprendizagem . Metodologia de ensino .

Downloads 9839  9839  Tamanho do arquivo 536.02 KB  Plataforma III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade -   Site http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
LIBÂNEO, José Carlos

Um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por consequência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica, conforme expressão de Beillerot. Nesses termos, minhas considerações neste artigo procuraram mostrar que a Pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação brasileira, particularmente nesse momento de implantação da nova LDB.

Palavras-chave: Pedagogia. Prática social. Formação de professores. LDB.

Downloads 2293  2293  Tamanho do arquivo 63.62 KB  Plataforma Educar em Revista  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A avaliação na educação básica entre dois modelos Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BARRETO, Elba Siqueira de Sá

Este texto visa aprofundar a análise de alguns modelos de avaliação propostos para o ensino básico. Parte de constatações a que chegou estado da arte versando sobre artigos de periódicos acadêmicos acerca do tema no Brasil, nos anos 90, e acrescenta outras reflexões. Constata que fundamentalmente dois modelos vêm povoando o discurso sobre a avaliação no país: um que se reporta à sua potencialidade emancipadora e outro que deita raízes na função reguladora do Estado. Procura examiná-los em termos das suas matrizes teóricas e ideológicas e discute questões que deles decorrem. Conclui pela necessidade de repensar, a partir de nova ótica, as funções reguladora e emancipadora da avaliação.

Palavras-chave: Avaliação. Monitoramento. Ensino básico. Qualidade do ensino. Políticas públicas.

Downloads 5916  5916  Tamanho do arquivo 59.37 KB  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A noção de liberdade no Emílio de Rousseau Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva

A educação natural de Rousseau é uma tentativa de mostrar como as paixões, se liberadas da deformação provocada pela opinião social, podem ser moralmente corretas. Se o Emílio, afirma Rousseau, é um tratado sobre a bondade natural do homem, esta bondade está fundada sobre a liberdade, e, sobretudo, sobre a liberdade das paixões.

Palavras-chave: Educação. Bondade natural. Liberdade.

Downloads 2768  2768  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Freud, Politzer, Merleau-Ponty Popular Versão: 
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
FURLAN, Reinaldo

O objetivo deste artigo é introduzir os primeiros contrapontos da filosofia de Merleau-Ponty com a psicanálise freudiana, ao lado da apresentação da "Crítica dos fundamentos da psicologia" (G. Politzer). Politzer critica o postulado freudiano da divisão psíquica e o postulado da semântica da linguagem convencional na determinação de todo sentido vivido. Merleau-Ponty faz uso dessas críticas para uma teoria da expressão e da existência humanas.

Palavras-chave: Maurice Merleau-Ponty. Georges Politzer. Sigmund Freud. Psicanálise. Fenomenologia.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
SEVERINO, Antônio Joaquim

O trabalho desenvolve uma reflexão sobre a educação entendida como processo de formação humana, buscando ver quais os sentidos que essa formação recebeu ao longo de nossa tradição filosófica e na contemporaneidade, uma vez que ocorreram mudanças nas concepções que os homens fizeram do ideal de sua humanização. Sob tal perspectiva, recoloca em discussão as relações entre as diversas dimensões da educabilidade humana, destacando as dimensões ética e política que, até o atual momento, prevaleceram como fundamentos da compreensão da própria natureza da educação e concluindo que hoje a formação humana, visada pela educação, compreende-se como formação cultural. Essa ideia dá à educação uma finalidade intrínseca de cunho mais antropológico do que ético ou político. Essa reflexão sobre a natureza da educação implica igualmente explicitar o lugar e o papel da Filosofia da Educação, como esforço hermenêutico de desvelamento da prática educacional, tal como ela precisa se desenrolar nas mudadas condições histórico-culturais da atualidade. A discussão permite, assim, não apenas interpelar momentos significativos da expressão histórica da Filosofia da Educação na cultura ocidental, mas também debater conteúdos teóricos fundamentais do debate filosófico sobre o sentido da educação, debate que se impõe com renovada força para os educadores no enfrentamento dos desafios que estão sendo colocados pelas novas condições da pós-modernidade, responsável por um profundo questionamento das referências filosóficas da tradição cultural do ocidente.

Palavras-chave: Filosofia da Educação. Ética. Política. Formação cultural.

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